Parlamentar vai acionar Infraero para explicar desativação do Aeroporto “Eduardinho”

Em pronunciamento na manhã de ontem (5), o deputado Adjuto Afonso (PDT) questionou a desativação do Aeroporto “Eduardinho”, que deve acontecer até o dia 01 de agosto de 2017, conforme informação de permissionários das empresas aéreas que operam no terminal. O parlamentar vai entrar com requerimento na Mesa Diretora solicitando em caráter de urgência a presença de representantes da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), para explicar tal decisão, e os deputados tentarem reverter a situação. “Fui informado que a Infraero quer fechar o terminal Eduardinho, já comunicou, inclusive, aos permissionários, alegando que este terminal dá prejuízo. Imagine que esse terminal foi recém-construído com muito dinheiro público gasto, e hoje a Infraero descobre que dá prejuízo?”, ressaltou o parlamentar. Segundo o comunicado da Infraero, o motivo da desativação seria por questões econômicas. “Eu não admito que a Infraero só pense em lucro. Se tem lucro no grande terminal de passageiros, no Eduardo Gomes, isso tem cobrir, o que não pode é a população do interior não ter uma opção de transporte. Nós somos um Estado diferente e queremos incentivar a aviação regional, mas como é que vamos incentivar se não temos um aeroporto para essas empresas regionais?”, questionou o deputado Adjuto Afonso. O parlamentar sugere que a reunião com a Infraero seja nos próximos dias, antes do recesso na Casa Legislativa. O caso é sério!

 

Respeito ao eleitor

A ex-deputada federal Rebecca Garcia (PP) fez uma visita ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), na manhã de ontem (5). Na conversa com o presidente (TRE-AM), desembargador Yedo Simões, Rebecca Garcia externou sua preocupação com a instabilidade política, institucional e jurídica que o Amazonas está vivendo. “Vamos confiar na Justiça brasileira, claro, permanecendo vigilantes e esperando que ela seja não apenas fiel ao direito dos amazonenses de decidirem sobre seu próprio destino, como célere”, afirmou. De acordo com Rebecca Garcia, ela saiu da reunião segura de que o TRE-AM está cumprindo exemplarmente o papel que lhe cabe nesse processo, ao afirmar que: “Pude garantir ao presidente que, como candidata, seguirei todas as regras que se aplicam à disputa eleitoral, nesse período de suspensão. Para mim, isso significa antes de tudo, respeito ao eleitor”.

 

Tio Fernando

O Chef Fernando Souza, da Alquimia Arte Culinária, será Tio Fernando nesse período de férias escolares do meio do ano. A sua escola de gastronomia está com inscrições abertas para cursos de Culinária Kids, que serão realizados a partir do dia 11 próximo, de terça a sexta-feira, em quatro módulos, nos horários da manhã e tarde.  As matriculas podem ser feitas pelo e-mail [email protected], pelo telefone 991939064 ou na própria Alquimia, à rua. Rio Purus, 21A,1º andar, Vieiralves.  O cursos serão realizados de 9h30 às 12:30, e de 15h as 18h. Nas aulas os alunos, a partir de 7 anos, colocam a mão na massa e produzem os pratos, que depois de prontos serão degustados pelos alunos e pelos pais.

 

Coca-Cola Anime Jungle

O Centro de Convenções Manaus Plaza recebe nos dias 15 e 16, das 13h30 às 20h, mais uma edição do maior evento de cultura pop e japonesa do Norte do País, o Coca-Cola Anime Jungle. Os otakus amazonenses fãs de games, animes e mangás poderão assistir a diversas atrações, além de cosplayers, campeonatos e muito mais. Realizado em parceria com a Coca-Cola, a expectativa é receber 8 mil pessoas. No primeiro dia do Coca-Cola Anime Jungle, às 17h, o youtuber Cauê Bueno, do canal Baixa Memória, subirá ao palco para a alegria de quem curte o jogo MineCraft.  Ainda no sábado (15), às 18h, tem Ricardo Lisita no Coca-Cola Anime Jungle. Ele é o responsável pelo Ambuplay, canal focado em gameplays do segmento de terror. Desde 2011 no ar, o canal já tem mais de 2 milhões de inscritos.

 

Referência em Unity no Brasil

O SIDIA – Samsung Instituto de Desenvolvimento de Informática para Amazônia, instalado em Manaus, tornou-se a empresa brasileira com maior número de funcionários certificados em Unity. A ferramenta é o principal software do mundo para desenvolvimento de jogos e aplicativos em realidade virtual. Ao todo, 30 profissionais passaram pelo treinamento e obtiveram a certificação, pela empresa Studica, representante no Brasil da marca Unity. A certificação funciona como um selo de qualidade para os jogos e aplicativos desenvolvidos no instituto.

 

SOS Santa Casa

Representantes de órgãos do Governo do Estado que deverão atuar no trabalho emergencial para contenção da deterioração da Santa Casa de Misericórdia de Manaus reuniram-se, ontem, na sede da Secretaria de Cultura, para definir estratégias para a ação, a ser realizada ao longo dos próximos dias. Na reunião, os participantes discutiram a situação conhecida até o momento sobre a Santa Casa para definir as ações preliminares necessárias para o trabalho emergencial.  A iniciativa da Secretaria de Cultura atende a determinação judicial dirigida ao Governo do Estado, estipulando intervenção emergencial no edifício da Santa Casa de Misericórdia de Manaus e anexos, para evitar a continuidade da deterioração do edifício. Por outro lado, o Governo esclarece que a decisão judicial não determina a restauração do imóvel por parte do Estado. Ainda vem muita bronca por aí!

 

Resultado positivo

Considerado o maior dos últimos anos, o Festival Folclórico de Parintins 2017 foi avaliado de forma positiva pelos turistas que vieram à Ilha Tupinambarana nos dias 30 de julho, 01 e 02 de julho para prestigiar as apresentações dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido na arena do Bumbódromo. Conforme pesquisa da Ouvidoria Geral do Sistema de Segurança Pública do Estado, o índice de satisfação dos turistas com a festa folclórica chegou à casa dos 97%. No total, foram ouvidas 8 mil pessoas. Outro dado que revela o sucesso do Festival diz respeito ao número de turistas que visitaram Parintins nesse período. Segundo a Amazonastur, em 2017, mais de 70 mil turistas dirigiram-se a Parintins de 30 de junho a 02 de julho. Ainda segundo a empresa de turismo do Estado do Amazonas, a festa injetou mais de R$ 100 milhões na economia local, gerando empregos diretos e indiretos. O prefeito do município, Bi Garcia, foi um dos principais articuladores para o sucesso da festa. Parabéns!

 

Lançamento da Virada Sustentável

A terceira edição da Virada Sustentável Manaus, que ocorre nos dias 29 e 30 de julho, será lançada nesta quinta-feira, com programação especial para a imprensa e para o público. A partir das 10h, no Parque do Mindu, a coordenação do evento e mais de 40 organizações que integram o Conselho Criativo aguardam a press para uma coletiva, onde serão apresentadas as novidades desta edição. No local, também será realizada uma intervenção artística pelo biólogo e artista visual, Emerson Munduruku, que utilizará maquiagem, figurino e movimentos corporais da dança contemporânea para expressar os signos das populações tradicionais e da biodiversidade da Amazônia. A partir das 20h30, o Largo São Sebastião será palco do espetáculo de dança contemporânea “Apoena: Aquele que Vê Longe”, da companhia Contem Dança. Logo depois, o público poderá assistir a shows musicais de artistas locais.

 

ZFM é debatida em evento da Escola Superior de Guerra

A importância estratégica do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) para a Amazônia foi um dos temas debatidos pelo Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (Caepe) da Escola Superior de Guerra (ESG). O superintendente adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Regional da Suframa, Marcelo Pereira, representou a autarquia no painel com o tema “Desenvolvimento Sustentável da Amazônia: desafios e perspectivas”. A mesa-redonda ocorreu na última terça-feira (04), no auditório Arisvaldo Silveira Fontes, do Serviço Nacional da Indústria (Senai), no Distrito Industrial. A palestra do superintendente adjunto ocorreu por ocasião da visita a Manaus da comitiva de cerca de 200 estagiários da turma do Caepe/ESG 2017. Dentre os integrantes do curso, estavam presentes representantes civis e militares das Escola do Comando Maior do Exército, Escola do Comando Maior da Aeronáutica, Escola de Guerra Naval, e oriundos de países como Paquistão e Argentina. Fica o registro!

 

Passarela

Osman Nasser, Rebecca Ohana e Nilson Rocha, figuram na lista dos felizes aniversariantes desta quinta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna.

O governador David Almeida assinou, à tarde de ontem (5), ordem de serviço para a pavimentação de ramais, vicinais e recuperação do sistema viário do Rio Preto da Eva, Os investimentos no município somam R$ 31,5 milhões. È desta forma que o Amazonas segue gerando emprego e renda, além de fomentar mais qualidade de vida para cada cidadão que aqui vive. Aplausos!

O shopping Manaus ViaNorte, em parceria com a Fundação Amazonas Sustentável, promovem, neste domingo (8), das 10h às 22h, um esquenta do que vai acontecer na Virada Sustentável 2017, que acontece nos dias 29 e 30 deste mês em toda a cidade. Durante todo o dia, o público terá a oportunidade de curtir e vivenciar uma programação artística e cultural gratuita nos diversos espaços do centro de compras, localizado no bairro da Nova Cidade.

A Sporte Promotion e Rumo Produções já estão com as inscrições abertas até 9 de agosto para a terceira edição da Pátio Gourmet Run – 2017. A corrida terá duas provas pedestres, com distância de 5 km e 10 km, com saída marcada para, às 7h, do dia 13 de Agosto, nas avenidas Djalma Batista e Constantino Nery. Os atletas podem se inscrever no site www.ticketagora,com.br

Melody Dj irá agitar o hall da Galeria Cristal nesta quinta-feira de 20h30 às 23h. Para inovar a sequência de shows acústicos na Galeria, os clientes dos restaurantes do espaço- Umê Bar N’ Food, Moquém do Banzeiro e Suplicy Cafés Especiais- recebem dessa vez um som mais animado e moderno, com músicas internacionais e nacionais. A Galeria Cristal está localizada no interior do Edifício Cristal Tower, à av. Paraíba, ao lado do Manauara Shopping.

Conhecida pela variedade de bebidas e acessórios, a Top Internacional inicia o mês de julho com novidades na carta de vinhos. Rótulos do Chile e da Argentina estão inseridos na temporada sale da importadora.  Destaque para Viña Los Boldos, uma vinícola com legado europeu e raízes chilenas. O rótulo argentino Bodegas Callia também faz parte da renomada cartas de vinhos da Top Internacional. Confira!

Após apresentação no Festival de Parintins, o levantador oficial do boi-bumbá Caprichoso, David Assayag, e do boi-bumbá Garantido, Sebastião Júnior, além do Grupo Carrapicho, farão shows na festa “Delícias na Roça “, que acontecerá entre os dias 14 e 16 de julho, no estacionamento G8 do Manauara Shopping. A entrada para o evento será um quilo de alimento não perecível, que será entregue ao GAAC – AM.

O Manauara Shopping, sediará o workshop gratuito da marca Maybelline NY, com a nova maquiadora oficial da marca, Juliana Rakoza. O evento vai acontecer às 17h desta sexta-feira (7), no Piso Castanheiras, em frente à entrada da avenida Mário Ypiranga. Todos que se interessam um pouquinho sobre make-up estão convidados.

Após um mês de férias, a Amazonas Filarmônica e a Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA) voltam com tudo ao Teatro Amazonas, e desta vez, para a edição de 2017 da Série Encontro das Águas. Com o tema A Sétima Arte, as duas orquestras irão revisitar trilhas sonoras de sucessos do cinema e até dos animes em quatro imperdíveis concertos no Teatro Amazonas. A programação inicia no dia 20, quinta-feira, e os ingressos estarão à venda a partir de sexta-feira (7) na bilheteria do Teatro e no site www.bestseat.com.br.

Paro por aqui, lembrando que; a exposição “Duo”, que reúne obras dos artistas Buy Chaves e Helen Rossy, encerra nesta quinta-feira, no Millennium Shopping. O casal reside no município de Novo Airão (a 115 km de Manaus) e possui trabalhos artísticos distintos, que ficarão disponível para visitação na loja 2013/202, ao lado dos Correios. Até amanhã. SEGURANÇA JÁ!

 

GALERIA

 

Sempre simpático e atencioso, Maurício Landi, diretor de comunicação da Brahma, recebeu efusivamente os convidados no badalado do camarote da empresa no bumbódromo de Parintins
Parintinense de raça, a arquiteta Érika Cardoso Baranda foi a responsável pela ambientação e abastecimento do Camarote Brahma, no Festival de Parintins
A jornalista Chris Reis responsável pelo credenciamento do camarote Brahma e Álbia Neves, assessora de marketing do Boi Garantido. Contrárias do bem
Carinho de Rita Bacuri para a amiga Zezé Pio de Souza, uma das figuras mais queridas de Manaus
Os artistas plásticos Helen Rossi e Bui Chaves encerram nesta quinta-feira, no Millennium Shopping, sua mostra Duo. O casal reside no município de Novo Airão
Ângela Bastos e Claudia Bernardino, amigas queridas que o Pará nos presenteou
A jornalista amazonense, Romyne Novoa Silva, vive momentos extraordinários em Santiago de Compostela. onde mora e trabalha
O terminal de passageiros Eduardinho, que atende municípios do interior, vive momentos de expectativa com seu possível fechamento a partir do próximo dia 01 de agosto (Reprodução)

 

1 comentário em “Parlamentar vai acionar Infraero para explicar desativação do Aeroporto “Eduardinho””

Comentários estão fechados.