Vem aí a 3ª Virada Sustentável Manaus

Na sexta-feira (30), encerra o prazo para quem deseja propor uma atividade para fazer parte da terceira edição da Virada Sustentável Manaus, que será realizada entre os dias 29 e 30 de julho, em todas as zonas da capital.  As inscrições podem ser realizadas no site www.viradasustentavel.org.br/manaus. O objetivo do evento é aumentar o engajamento da população em relação à sustentabilidade por meio de programação gratuita composta por shows, atrações culturais, atividades “zen” e esportivas, palestras e debates acerca do assunto. Para coordenar um projeto social ou cultural na Virada Sustentável Manaus, é necessário preencher o edital. As inscrições são voltadas para artistas, oficineiros, palestrantes, organizações, fundações, movimentos, coletivos, escolas, faculdades e equipamentos culturais. Além da capital amazonense, a Virada Sustentável tem edições em São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Valinhos (SP). A programação completa será divulgada em breve no site e redes sociais do evento.

 

Pioneirismo

O Governo do Estado, por meio do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), inaugura nesta quarta-feira, às 9h, no Juruá Estaleiros e Navegação, na estrada do Brito, distrito do Cacau-Pirera, em Iranduba, a primeira Unidade Básica Fluvial de Fiscalização Metrológica do Brasil. A UBFF será referência no país por ser uma unidade equipada para realizar as atividades de fiscalização metrológica e da avaliação da conformidade por meio fluvial. Dentre os serviços oferecidos estão fiscalizações em bombas de combustíveis, balanças comerciais, capacetes, preservativos, brinquedos, extintor de incêndio, entre outros. De acordo com o diretor-presidente do Ipem-AM, engenheiro Márcio André Brito, as primeiras atividades da UBFF serão desenvolvidas no dia 30 de junho, no município de Parintins e depois deverão percorrer todo o Estado.

 

Sem apoio da máquina

Em entrevista ao Portal do Holanda, ontem (27), a candidata ao governo do Amazonas pela coligação “11-Coragem para Renovar”, ex-deputada federal Rebecca Garcia (PP), afirmou que não tem apoio da máquina do governo do Estado, mas sim do governador David Almeida. Rebecca Garcia explicou que “Conto com o apoio de um homem, que lhe foi tirado o direito de ser candidato à reeleição”. A candidata disse que é uma alternativa à maneira antiga de fazer política, onde as candidaturas já nasciam fortes, com a maioria dos partidos, mais tempo na TV e rádio, em decorrência do poder que o governo exercia. “Não conto com o apoio de máquina nem de governo nenhum”, acrescentou. A candidata do PP reiterou suas prioridades à saúde, educação, segurança e a disposição de iniciar a construção, com o fortalecimento do conhecimento na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), de um polo de inteligência em parceria com a indústria de Manaus, além de valorizar o servidor público do Estado, prestigiando-o inclusive com cargos na administração estadual, à semelhança do que fez na Suframa, de onde foi superintendente.

 

Temática LGBT em cena

Estreia na quinta-feira (29), às 20h, no Les Artistes Café Teatro o espetáculo “Não aceitamos cores abomináveis”, com entrada gratuita. A peça é realizada pelos formandos do curso de Teatro da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e conta com o apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). “Não aceitamos cores abomináveis” tem duração de 40 minutos e foi elaborada para a conclusão do curso dos alunos e tem como enredo uma reflexão sobre questões relacionadas à homofobia vivida pela comunidade LGBT. O espetáculo será apresentado em quadros, com a revelação da homossexualidade de um jovem até a parte de uma alta aceitação da sociedade. O elenco é formado por Diego Leonardo, Maik Mota, Manuel Fagache, Matheus Sabbá e Giese Santos.

 

Menção Honrosa

O superintendente da Suframa, Appio Tolentino recebeu, ontem na segunda-feira (26), em reunião na sede da autarquia, convite oficial da diretoria do Conselho de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM) para representar a instituição na cerimônia de abertura da 74ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (Soea), no dia 8 de agosto, em Belém (PA). No evento, a autarquia será homenageada na categoria “Menção Honrosa” por ocasião do seu 50º aniversário.  O presidente do Crea-AM, Cláudio Guenka, ressaltou que a Suframa será a primeira entidade a receber a honraria, uma vez que a Menção Honrosa foi criada neste ano. As outras duas modalidades já existentes são Medalha do Mérito e Livro Láurea ao Mérito. “A autarquia foi selecionada, entre outras razões, pelo êxito alcançado através do Modelo Zona Franca de Manaus em virtude não apenas do sucesso socioeconômico e ambiental, mas principalmente pelo comprovado incentivo à geração de emprego e renda e formação de capital intelectual nas áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea”, frisou Guenka.

 

Pedofilia

Entrou em tramitação na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher (Cmulher), na Câmara Federal, o projeto de Lei Complementar (PLP 243/16), de autoria da deputada Conceição Sampaio (PP-AM), que altera a Lei de Inelegibilidades (lei complementar 64/1990) e torna inelegível por oito anos para cargo político condenados pelo crime de pedofilia. A legislação atual prevê que condenados por crimes contra a vida e a dignidade sexual não podem se candidatar a cargos políticos por oito anos, contados a partir do cumprimento da pena. Mas, na visão da deputada Conceição Sampaio, é importante clarear o texto da lei sobre crimes constantes do Estatuto da Criança e do Adolescente.  Segundo a parlamentar, a intenção é reescrever e trazer justamente a questão da criança e do adolescente para essa pauta. “Queremos tornar a legislação mais clara para evitar abusos contra crianças e adolescentes. Colocar justamente no rol desses crimes a questão da pedofilia”, frisou, Conceição Sampaio, lembrando ainda que recentemente vários políticos foram acusados de crimes dessa natureza. É por aí!

 

Cozinha Secreta

A Associação Zagaia Amazônia, com foco em economia criativa, e a Alquimia Arte Culinária, firmaram parceria para desenvolver projeto ecológico-social-econômico-turístico na comunidade Tumbira, localizada a duas horas de barco de Manaus, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) no Rio Negro. A ideia do chef Fernando Souza e do gestor da Zagaia, Ricardo Tavares, é levar grupos de turistas para trabalhar uma ação denominada “Cozinha Secreta”. A escola de gastronomia, que promove cursos de Culinária Amazônica, dará bolsa integral para cozinheiros que atuam na cozinha da pousada do Tumbira, onde são aprimoradas técnicas de manuseio de alimentos, respeitando a cultura cabocla.  O lançamento do projeto já tem data agendada para dia 10 de julho, próximo, em local ainda a ser definido.

 

A Bela e a Fera

Os ingressos para conferir a única apresentação de “A Bela e a Fera – O Espetáculo Musical” no Studio 5 Centro de Convenções, dia 1º de julho, às 19h30, continuam à venda. A empresa responsável pela produção local é a Ponto Com Eventos, e o público de Manaus poderá assistir a encenação na íntegra, ou seja, com todos os grandiosos cenários e surpreendentes figurinos que foram levados para outros grandes centros. Os ingressos podem ser adquiridos por meio do site www.aloingresso.com.br e na bilheteria do Studio 5 (avenida General Rodrigo Otávio, 3.373, Crespo), com a vantagem de ser parcelados em até três vezes nos cartões de crédito. Para mais informações sobre a apresentação de “A Bela e a Fera – O Espetáculo Musical”, a Ponto com Eventos coloca à disposição os telefones (92) 99278-0626 e 3216-3518.Muito bom!

 

Passarela

Lúcia Vianez Nasser, Simone Abrahim, Ana Ausier (no Rio), Cinthia Fonseca, Lala Santiago (em Belém-PA) eVanessa Viana, figuram na lista dos felizes aniversariantes desta quarta-feira. Personalíssimas e muito estimadas por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. Parabéns, meninas!

Em continuidade ao trabalho de valorização dos símbolos e da história da cidade, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, apresenta nesta quarta-feira, às 11h, na Casa Militar, na Compensa, zona Oeste, o estudo que resgata a fiel representação do Brasão Municipal. O trabalho foi coordenado pela Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) e envolveu pesquisadores e designers.

A Associação de Delegados de Polícia do Estado do Amazonas (Adepol-Am), por meio do coordenador do projeto, delegado Afonso Lobo apresentou, na segunda-feira (26) junto ao secretário de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP), Sérgio Fontes, projeto de pesquisa que retrata a realidade na segurança pública no interior do Estado. O estudo visa cooperar com um problema crônico nas delegacias do interior, com dados levantados desde 2013 a 2016, referente ao encarceramento ilegal e irregular dos presos de justiça nos distritos policiais e a retirada de presos do interior do Estado, a curto e médio prazo.

O Arraial do Amazonas Shopping encerra nesta quarta-feira, com apresentação da Quadrilha Explosão na Folia e show de forró do Trio Xote com Pimenta. Além disso, os visitantes poderão experimentar as comidas típicas da época, preparadas pelos restaurantes do centro de compras. O Arraial do Amazonas Shopping acontece na Praça do Eventos, a partir das 19h.

Vamos malhar? Essa é a proposta do TIM Fitness by BTFIT, aplicativo fruto de uma parceria entre a TIM e Bodytech que traz uma nova opção para quem quer ficar em forma e não ter desculpas na hora do exercício. O app já está disponível para download em smartphones iOS e Android e oferece atividades personalizadas para praticar em qualquer lugar, com vídeos de aulas diárias inéditas e assessoria de especialistas da Bodytech. Todos os clientes TIM podem contratar o serviço enviando um SMS com a palavra FIT para o número 7000.

Quem foi ao Parque Cidade da Criança neste sábado, 24/6, viu uma grande Festa Junina voltada ao público infantil. Aproximadamente 1,5 mil pessoas acompanharam o Concurso Rei e Rainha Caipira, a encenação teatral de Casamento Caipira, Brincadeiras Infantis, a Quadrilha do Parque Cidade da Criança e a Pintura Facial Junina. Foi tudo de bom!

No próximo dia 06 de agosto, ás 18h, MC Kevinho o  ‘rei da sarrada’  volta a cidade trazendo seus hits: “Olha a Explosão” e “O Grave Bater”. Nessa mesma noite, George Silva, o “Japa”, Ricardinho Cedraz e os músicos do Forró Ideal também sobem ao palco para gravar o mais novo DVD da banda, o 5º da carreira. O registro ao vivo comemora cinco anos de trajetória e o sucesso da turnê que passou por diversas cidades do Norte do país.

O mesatenista beneficiário do Bolsa Atleta Municipal, Siddharta Almeida, 18, conquistou duas medalhas pelo Pan-Americano Juvenil de Tênis de Mesa, neste fim de semana, em Buenos Aires, na Argentina. O amazonense conquistou a medalha de prata nas disputas por equipes, com a seleção brasileira, e ouro pelas duplas mistas, ao lado de Bruna Takahashi. Parabéns!

Para quem curte pop rock e procura um lugar interessante com boa música, a pedida é o show de Renan Benigno que abre mais um espaço para os amantes do Rock em Manaus. A primeira apresentação da temporada de ‘Rock Bebê’ começa na quinta-feira (29), com as melhores dos anos 90. O Butiquim Petiscaria, está localizado à rua Ramos Ferreira, 102, Aparecida. Mais informações  (92) 99118-2267. A partir às 21h.

Paro por aqui, lembrando que; a partir do dia 1° de julho, o Shopping Ponta Negra receberá uma atração inédita na cidade, a Casa Lego. A brincadeira é gratuita e ficará disponível no centro de compras até dia 30, das 10h às 21h de segunda a sábado e, das 12h às 21h, no domingo. A Casa Lego estará localizada na praça de eventos, no primeiro piso (L1) do mall, com uma programação voltada para crianças de 18 meses a 12 anos. Fiquem na paz e até amanhã. SEGURANÇA JÁ!

 

GALERIA

 

A presidente da Amazonastur, Oreni Braga e Lene Medeiros Cunha, grandes amigas
Empresários vitoriosos do segmento gastronômico de Manaus, Zito e Lilian Guedes, circulando nos salões da cidade
Na sede da Adepol, o secretário de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP), Sérgio Fontes e o delegado Afonso Lobo, coordenador do projeto de retirada de presos do interior
Naum e Janete Falcão também passaram pelos cursos de culinária básica da Alquimia Gastronomia
Isabel Távora toda chique e poderosa nos iluminados salões de Manaus
Os irmãos Geraldo e Cláudia Pio de Souza, felizes das vida com a matriarca, dona Zezé, uma das personalidades mais queridas da Grande Manaus
Toda linda, Bruna Paes Barreto enfeita a coluna de hoje
A terceira Virada Sustentável de Manaus vem para aumentar o engajamento da população em relação à sustentabilidade (Divulgação)