Associação Comercial do Amazonas é homenageada na Ale-AM

A Associação Comercial do Amazonas (ACA) recebeu, ontem (22), uma homenagem da Assembleia Legislativa do Amazonas (Ale-AM), a partir de uma iniciativa dos deputados Adjuto Afonso (PDT) e Alessandra Campelo (PMDB), pela passagem de 146 anos de existência da entidade. A Sessão Especial foi presidida pelo deputado Belarmino Lins (Pros) e contou com a presença de ex-diretores e funcionários da ACA, além de autoridades locais. Em seu discurso, o deputado Adjuto Afonso destacou o avanço do trabalho da ACA junto ao comércio desde a sua criação, em 1871, destacando o número de empregos que o segmento gera atualmente.O presidente da ACA, Ataliba David Antônio Filho, agradeceu ao parlamento pela homenagem e contextualizou a história da ACA no Amazonas. “Gostaria de externar meus sinceros agradecimentos à homenagem recebida nesta Casa do povo, com distinção ao deputado Adjuto, à deputada Alessandra Campêlo, pelo reconhecimento desse trabalho desenvolvido há 146 anos em defesa da economia do Amazonas. Durante a Sessão Especial, foram homenageados empresários que contribuem ou que já contribuíram para o crescimento da entidade e o avanço do comércio local. São eles: Aron Hakimi, Jurandyr de Britto Souza, Milton de Magalhães Cordeiro (in memoriam); Nílio de Lima Portella, Pedro Mendonça, Roberto Simão Bulbol, Rui Félix dos Santos e Urias Sérgio de Freitas.

 

Missa de Alcaçuz

Composta em 1996 por Danilo Guanais, a Missa de Alcaçuz é considerada uma das missas com o maior recheio brasileiro possível. A peça, escrita originalmente para coral, orquestra de cordas, percussão e violão, teve sua estrutura revisada no início deste ano, ganhando uma instrumentação para piano e percussão, que foi apresentada no Carnegie Hall, em Nova York, no último mês de maio. É essa versão da Missa de Alcaçuz que o Coral do Amazonas apresenta nesta sexta-feira (23), domingo (25) e terça-feira (27), em horários alternativos, no Teatro Amazonas, com entrada franca. O espetáculo, com direção musical e regência do maestro Zacarias Fernandes e Hilo Carriel ao piano, traz os solos da soprano Tamar Freitas e do barítono Moisés Rodrigues, além da participação do Balé Folclórico do Amazonas.

 

Parintins 2017

A Prefeitura Municipal de Parintins deu início, ontem (22), aos trabalhos de pintura nas praças e passeios públicos de toda a cidade. O serviço começou pela praça localizada ao lado do Idam, na Avenida Nações Unidas. O serviço é de responsabilidade da Secretaria de Obras e Serviços Públicos e executado por equipes de trabalhadores temporários. De acordo com o secretario Mateus Assayag, a orientação do prefeito Bi Garcia é de que, ao todo, 16 locais sejam recebam a melhoria, além do trabalho de limpeza, capina e pintura, que é realizado em diversos pontos da cidade. Também já foi definida a programação de apoio aos eventos relacionados ao Festival Folclórico de Parintins 2017. São pelo menos 11 atividades iniciadas 14 de junho até última noite de disputa no Bumbódromo, dia 02 de julho. Na programação consta coberturas aos palcos alternativos, ensaios técnicos no Bumbódromo, festival de quadrilhas, danças e bois mirins, festa dos visitantes, entre outros eventos.

 

 

Inscrições prorrogadas

As inscrições para atrações artísticas e propostas de atividades que integrarão a programação da Virada Sustentável Manaus 2017 foram prorrogadas até o dia 30 de junho. Os interessados em participar devem preencher formulário no site www.viradasustentavel.org.br/manaus. Os editais são voltados para artistas de diferentes modalidades como teatro, cinema, música, fotografia e artes plásticas. Além de oficineiros, palestrantes, organizações, fundações, movimentos, coletivos, escolas, faculdades e equipamentos culturais que tenham projetos relacionados a um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Cada proponente, tanto pessoa jurídica como pessoa física, pode se inscrever individualmente ou como representante de um grupo e apresentar um ou mais projetos. O grupo deverá ser representado por apenas uma pessoa.

 

Mistérios do Antigo Egito e Terra Santa

Os amantes da cultura egípcia terão programação certa neste final de semana. A ‘Mistérios do Antigo Egito e Terra Santa’ fica em cartaz até este domingo (25), no Sumaúma Park Shopping, localizado na Avenida Noel Nutels, Cidade Nova). Na mostra, que é paga, o público poderá conferir peças originais, incluindo um Deus cananeu de aproximadamente 2000 a.C., além de candeias de 2000 a.C. até 700 d.C., vasos e moedas. O projeto foi idealizado e dirigido pelo proprietário do acervo, Maisur Musa, que desde 1995 percorre o Brasil com grande sucesso. Vale a pena conferir. Fui.gostei e recomendo!

 

61° Festival Folclórico do Amazonas

Encerra nesta sexta-feira, o prazo para a entrega de propostas do Edital nº 07/2017, lançado pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). O edital visa à contratação de uma empresa especializada em feiras gastronômicas que irá gerir as 30 barracas de comidas e bebidas durante a realização do 61° Festival Folclórico do Amazonas, que este ano será realizado no anfiteatro da Ponta Negra, e 21 de julho a 2 de agosto. Os interessados deverão entregar suas propostas no Protocolo da Manauscult, à avenida André Araújo, 2767, Aleixo, das 8h às 17h. Os documentos que devem constar nas propostas estão especificados no item 4.2 do edital, disponível também no portal Viva Manaus, no link vivamanaus,com/editais. Só poderão participar pessoas jurídicas.

 

Vem aí o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social

A Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Amazonas (Ademi-AM) e o Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Amazonas (Sinduscon-AM) criarão o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Cidade de Manaus. O órgão será formado por câmaras técnicas em todas as áreas do desenvolvimento urbano municipal, como saúde, educação, Zona Franca de Manaus, carga tributária, mobilidade, dentre outros. Cada câmara irá criar um projeto para a sua área, servindo de metas para a gestão municipal. A criação deste conselho foi acordada durante o encontro “O Futuro da Minha Cidade de Manaus”,que aconteceu entre os dias 19 e 21 na Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM). De acordo com o presidente  da ADEMI-AM, Romero Reis. com ele, as primeiras reuniões para a criação do conselho, escolha de presidente e das câmaras acontecerá já nas próximas semanas.

 

Feira de Troca de Livros e Gibis

Para quem curte livros, gibis e tem interesse em adquirir novas obras por meio de uma simples troca, uma ótima opção é a Feira de Troca de Livros e Gibis da Biblioteca Pública Estadual do Amazonas, que acontece no próximo domingo (25), das 9h às 13h, na sede do espaço, à rua Barroso, 57, Centro. A feira, que está em sua 11ª edição, é realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura. Sempre realizada no último domingo do mês, a iniciativa atrai pessoas de todas as idades, interessadas em fazer um intercâmbio cultural por meio de livros e gibis. Para participar, elas devem oferecer para troca uma ou mais obras em perfeito estado de conservação das categorias: literatura geral; literatura brasileira; literatura da Amazônia; literatura infantojuvenil; gibis, HQs e mangás; livros relacionados à Amazônia; biografia e/ou artes. Os participantes recebem um cupom a cada obra ou gibi oferecido para troca, que lhes permitirá resgatar outra obra ou gibi correspondente. Gibis também podem ser trocados por livros de literatura infantil, e vice-versa.

 

Passarela

Irene Albuquerque, Rossy Amoedo (em Parintins), Sandra Leite, deputado José Ricardo Wendling, Fátima Durães, Luiz Antonio do Nascimento, Zélia Dantas e Gene Barbosa (em Genebra-Suiça), figuram na lista dos estrelados aniversariantes desta sexta-feira. Personalíssimos por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. Parabéns!

O Serviço Social da Indústria (SESI Amazonas) realiza, amanhã (24), a partir das 8h, o 1º Festival Sesi de Natação com a participação de 362 atletas inscritos com idades entre 3 e 70 anos na Modalidade Crawl (nado livre). A competição será realizada no parque aquático do Clube do Trabalhador, localizado na Alameda Cosme Ferreira, São José.

Considerado o maior festival do Brasil em prol da sustentabilidade, a Virada Sustentável Manaus será realizada nos dias 29 e 30 de julho, com atividades gratuitas e abertas ao público em todas as zonas da cidade. Além da capital amazonense, o evento tem edições em São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Valinhos (SP). A programação completa será divulgada em breve no site e redes sociais do evento.

O Arena Pub, no bairro Dom Pedro, será palco neste fim de semana de uma grande festa de São João. Trata-se do Arraiá do Moose Lounge, que acontece nesta sexta , a partir das 21h, com artistas locais, decoração temática e prêmio para o melhor traje caipira da noite. Homens e mulheres terão acesso livre até 23h. Após esse horário, será cortado o ingresso. 

Para os amantes do gênero musical, a boa pedida é curtir a roda de samba “Meia Noite Acaba” (Avenida Nilton Lins, Parque das Laranjeiras, em frente ao Posto Shell) que acontece neste sábado (24), a partir das 19h. A festa inicia com Uendel Pinheiro, Jamblacks e participação do grupo Cacildis promete uma noite de alegria e muito samba para o público presente. A roda de samba também recebe o cantor Ítalo Santiago fazendo o lançamento do seu EP.

Aqueles que querem dar adeus à calvície podem aproveitar a oportunidade única para se consultar nos dias 24,25 e 26 de junho com o melhor especialista em transplante capilar do Brasil, o médico cirurgião plástico Márcio Crisóstomo. Ele atenderá pacientes agendados esses dias na Clínica Dra. Montaha utilizando o robô Artas. Quem se habilita?

A Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Amazonas (ADEMI-AM) lançará às 16h desta sexta-feira, no Studio 5, o “Feirão da Caixa 2017”. Estarão presentes, executivos da construção civil, autoridades e representantes da Caixa Econômica Federal, que irão falar da expectativa de vendas durante o evento, da flexibilidade de negociações e do cenário do mercado imobiliário no Amazonas.

Realizado em 22 cidades brasileiras, o “Festival Dia da Música” apresenta, amanhã (24), no Les Artistes Café Teatro, o “Palco Noites do Norte”, com shows de bandas que vão do Brega ao Rock n’ Roll,  Os shows iniciarão às 14h e a entrada é gratuita. O evento conta com o apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

A um mês do início do 61º Festival Folclórico do Amazonas, a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), em conjunto com os representantes das associações e grupos folclóricos do Amazonas, definiu a ordem de apresentação de todas as noites do evento. Este ano, o festival acontece de 21 de julho a 2 de agosto, no Anfiteatro do Complexo Turístico Ponta Negra.

 Paro por aqui, lembrando que; para a alegria dos fãs de rock pop nacional e internacional, o Shopping Ponta Negra recebe neste sábado (24), a partir das 19h, uma das bandas mais conhecidas na noite manauara, a Official 80. O show será gratuito e acontecerá na praça de alimentação do centro de compras. Fiquem na paz e até amanhã, se Deus quiser. SEGURANÇA JÁ!

 

GALERIA

 

Ora morando e trabalhando na Suiça, a queridíssima Gene Barbosa é uma das estreladas aniversariantes desta quinta-feira. Cheers
Considerado um dos melhores especialistas em transplante capilar do Brasil, o cirurgião plástico Márcio Crisóstomo estará em Manaus neste fim de semana, para atendimento na Clínica Montaha Jasserand
Sihame e Victor Simões Silva no embalo azulados das toadas do Caprichoso
O vice-presidente do Boi Caprichoso, Jender Lobato e o empresário azulado Orsine Oliveira Júnior
Paulo Carvalho Neto e sua bela Socorrinha, que já foi vice-presidente do Boi Caprichoso; Gente da melhor qualidade
Elisângela e Diego Simões Silva embarcam amanhã rumo à Ilha Tupinambarana para conferir mais uma vez o Festival Folclórico de Parintins
Egreen Baranda, Jorge e Luana Bastos, três azulados da melhor qualidade
Os parlamentares Adjuto Afonso e Alessandra Campelo, emolduram o presidente da Aleam, Belarmino Lins e o presidente da ACA, Ataliba David Antônio Filho na homenagem feita pela Assembleia Legislastiva do Amazonas (Ney Xavier)