Balé Folclórico encena ‘Folguedos’ neste fim de semana no Teatro Amazonas

Exaltando a tradição e a cultura regional, nas comemorações típicas de junho, o Teatro Amazonas recebe o Balé Folclórico do Amazonas em três apresentações neste mês. Neste sábado, às 20h, e domingo (18), às 19h, o Balé apresenta o espetáculo “Folguedos”, que leva ao palco as danças folclóricas tradicionais do período junino na região amazônica. E no dia 29, sábado, a partir das 20h, é a vez de “Bem do Interior” que retrata, com muita cor e movimento, uma festa típica do interior do Amazonas. “Folguedos”, uma das primeiras montagens do Balé Folclórico, é uma homenagem ao Festival Folclórico do Amazonas e evoca momentos desse evento das décadas de 1950 e 1960, quando o festival ocorria no Campo General Osório, onde hoje está localizado o Colégio Militar de Manaus, no Centro.

 

Mantendo o ritmo

O governador atleta David Almeida, que cultiva o hábito da corrida e imprimiu no governo uma forma ágil de se movimentar, planeja ir nos próximos dias a Coari para visitar seis escolas entregues esta semana no município. A intenção do governador é percorrer nos próximos dias pelo menos 15 municípios, principalmente aqueles que se encontram em situação de emergência por causa da cheia e onde a Defesa Civil atua junto a outros órgãos estaduais e municipais  para minimizar os impactos sofridos pela população. As escolas reinauguradas em Coari atendem 4.500 alunos divididos nos Ensinos Fundamental 1 e 2 e no Ensino Médio.  Somam 341 servidores e a quantidade de salas varia entre 9 e 14 unidades.

 

Posse solene

Em solenidade realizada no auditório da sede da Suframa, na quarta-feira (14), o engenheiro e advogado Appio da Silva Tolentino foi apresentado oficialmente como novo superintendente da Zona Franca de Manaus. Em seu primeiro discurso público no cargo, Tolentino afirmou que a meta prioritária será promover uma mudança de mentalidade na autarquia, deixando-a mais célere em suas atividades e interlocuções, de forma que a classe empresarial dos mais diversos segmentos conte sempre com portas abertas e receba o maior prestigio possível. O novo superintendente também afirmou que, em sua gestão, a autarquia terá atuação intensamente focada na geração de empregos e na atração de investimentos. A solenidade foi prestigiada por aproximadamente por 300 personalidades que lotaram o auditório da autarquia.

 

Eco Parques interessado em investir em Manaus

Dona de uma rica beleza natural, que lhe credencia ao título de Cidade Mundial, Manaus poderá dar um grande passo no fortalecimento das políticas públicas voltadas para o turismo a partir do desenvolvimento de seus parques municipais. Na quarta-feira (14), o prefeito Arthur Virgílio Neto recebeu a diretoria do grupo Eco Parques, que demonstra interesse em investir na capital. O encontro aconteceu na sede da prefeitura, no bairro Compensa, onde foram apresentados nove espaços que podem ser contemplados pela parceria. Na capital, Cadu Guimarães, que é diretor do grupo Eco Parques, visitou alguns dos espaços geridos pelo município e disse que ficou muito bem impressionado. O grupo é responsável pela gestão e estruturação de vários dos principais parques nacionais. Entre eles o Parque Nacional do Iguaçu, Paineiras Corcovado, Aquário do Rio de Janeiro e outros.

 

Exposição Jungle Colors

Desde ontem (16), os visitantes do Millennium Shopping podem conferir a exposição coletiva Jungle Colors, que acontece em parceria com a Point Paint Graffiti. A visitação é gratuita e a mostra estará disponível até o dia 16 de julho, na loja 249/250, em frente à cafeteria Di Café. Vinte trabqalhos compõem a amostra, entre painéis, telas e outros objetos assinados por Rodrigo Pot, I Love Magenta, Syodo, Dabela Neto e Marcelo Capers. “Será uma oportunidade para mostramos o nosso trabalho”, comentou Rodrigo Pot, da Point Paint Graffiti. Além da exposição, Rodrigo adianta que serão ministrados cursos para o público interessado em aprender novas maneiras de intervir nas paredes e objetos, expressando suas ideias em forma de arte. Será um curso a cada quinzena.

 

Promoção exclusiva

O Boticário acaba de lançar uma promoção exclusiva para o Amazonas, com descontos de até 40% em mais de 50 produtos da linha Nativa SPA, entre hidratantes, óleos e sabonetes. E como aqui o mês de junho é temporada de folclore, as vitrines das lojas da marca de beleza foram tomadas pelas cores azul e vermelha.  Do “lado vermelho”, um dos produtos em promoção é o Nativa SPA Loção Hidratante Ameixa. Já do “lado azul”, o destaque Loção Hidratante Corporal Revitalizante Blueberry. A promoção vai até o dia 2 de julho, em todas as lojas O Boticário no Amazonas.

 

Membros do GGI são empossados

Ocorreu, ontem (16), a posse de todos os membros que irão compor o Gabinete de Gestão Integrada Municipal de Parintins (GGI). A solenidade ocorreu na sede da Prefeitura e foi capitaneada pelo prefeito em exercício Tony Medeiros, que representou o prefeito Bi Garcia no ato. O GGI foi instituído a partir do decreto municipal nº 070/2017, assinado pelo prefeito em exercício Tony Medeiros. A sua fundamentação também tem como base o que rege a lei municipal 394/2007, que cria o gabinete. A organização e aplicação de políticas públicas para a segurança do município e o fato de a Prefeitura ser a organizadora do 52º Festival Folclórico de Parintins são umas das principais justificativas para o retorno das atividades do GGI na cidade.

 

Leilão de  Bens
O Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região – AM/RR (TRT-11), por meio da Secção de Hastas Públicas, realiza no dia 30 próximo, leilão em Manaus e Boa Vista, nas modalidades presencial e eletrônica. O leiloeiro público responsável e credenciado pelo TRT-11 é Brian Galvão Frota, da Amazonas Leilões, que vem atuando nesse segmento por meio da plataforma online www.amazonasleiloes.com.br para fazer os lances pela internet, em igual condição aos lances presenciais. O montante arrecadado com a venda dos bens será utilizado para o pagamento de dívidas em processos trabalhistas que tramitam nas varas dos estados do Amazonas e Roraima.

 

Dia de Doar

Neste domingo será realizado mais uma edição do “Dia de Doar”, um evento sem fins lucrativos, com objetivo de arrecadar doações para as populações ribeirinhas atingidas pela enchente dos rios no interior do Estado. A programação acontece das 14h às 22h, no shopping Manaus ViaNorte.   O “Dia de Doar” é realizado pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) uma vez por mês com o objetivo de incentivar o público do shopping a doar roupas, material escolar (lápis de colorir, caderno lápis e caneta) brinquedos e alimentos não perecíveis, que serão destinados comunidades ribeirinhas do Estado, atingidas pela cheia.

 

Passarela

Átila Romano Benjamin, Ruth Alencar Peixoto, Luiz Carlos Cembrani, Amelinha Loureiro, Aristhóteles Lima Thury, Eva Lopes Lima e Rogério Guedes, figuram na lista dos felizes aniversariantes deste sábado. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. Parabéns!

A literatura amazonense perdeu um de seus maiores expoentes. O escritor Armando Andrade de Menezes fez sua passagem, na quinta-feira(15), vítima de insuficiência respiratória. Imortal da Academia Amazonense de Letras (AAL), o parintinense Armando Menezes ocupava a cadeira 30 da AAL, que tem como patrono Araripe Júnior. Manaus perde um notável homem público. Nossas condolências!

Com a participação especial do levantador de toadas Arlindo Jr., que será homenageado, as Instituições Educacionais Nelly Falcão de Souza (INFS) realizam neste sábado, a partir das 17h, o Arraial INFS 2017.O tema do arraial será “Folclore, Raiz Cultural de Todos os Povos”; Danças, brincadeiras e comidas de época estarão voltadas para o resgate das tradições, tendo como elemento simbólico a Árvore de São João.

A Ponto Com Eventos e Grupo de Apoio as Crianças com Câncer (Gacc) realizam promoção neste fim de semana. Os clientes que adquirirem de sexta-feira (16) até o domingo (18) os ingressos para “A Bela e a Fera – O espetáculo Musical”, ganham um Big Mac e poderá contribuir para o aumento dos índices de cura do câncer infanto-juvenil.

Até este domingo (18), o Shopping Ponta Negra realiza  a campanha do mês dos Namorados, que vai sortear um carro do novo modelo Renault Captur. Estará concorrendo quem trocar notas fiscais de compras no valor a partir de R$ 200,00 por cupons no posto de trocas que funciona no hall de entrada do shopping.  O sorteio será nesta segunda-feira, dia 19, às 17h.

Um cenário junino de arraial com barraquinhas e quadrilhas. Esse será o Palco ViaNorte deste fim de semana, que terá com atrações o trio “Segura o Xote”, no sábado, e da cantora Jéssica Stheppens, no domingo.  A programação do projeto cultural é gratuita e acontece nesses dois dias, sempre no horário das 19h, na praça de alimentação do shopping Manaus ViaNorte.

A programação do Parque Cidade da Criança, no Aleixo, neste fim de semana, 17 e 18, inclui uma nova atividade recreativa para toda a família, o ‘Zumba Family’, onde as crianças e os pais podem participar juntos, praticando atividade física de maneira divertida. Além disso, o fim de semana será recheado de brincadeiras, música e teatro, contando ainda com o Esquenta para a Festa Junina que será realizada no parque durante os dias 24 e 25.

O Serviço Social da Indústria (Sesi Amazonas) está com inscrições abertas para o 1º Festival Sesi de Natação para participantes, a partir dos três anos até adultos de 70 anos, com valor único de inscrições a R$ 10,00. O evento será realizado no próximo dia 24 (sábado) no Parque Aquático do Clube do Trabalhador do Amazonas (CTAM), localizado na Alameda Cosme Ferreira, São José.

A industrialização e a exportação de alimentos da Amazônia foram tema de reunião entre o superintendente da Suframa, Appio Tolentino, e pesquisadores e cientistas especializados em piscicultura e fruticultura do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O encontro ocorreu na manhã de ontem (16), no gabinete da autarquia.

Paro por aqui, lembrando que; o público do Arraial do Amazonas Shopping vai se divertir, neste domingo (18), ao som das toadas de boi-bumbá, com o show do apresentador oficial do Garantido, Israel Paulain. A apresentação será de 18h30 às 20h. Fiquem na paz, tenham todos um belo fim de semana e até terça-feira. SEGURANÇA JÁ!

 

GALERIA

 

Dom Sergio Castriani, arcebispo de Manaus, foi a figura central de um almoço regional, ontem, na morada do amigo Zeca Nascimento

Selma Holanda dos Reis, Grace Benaion Zamperlini, Odenir Machado, Márcia Martins e Lou Souza, mulheres bem resolvidas e de bem com a vida
Diretora do Instituto Cultural Brasil Estados Unidos-ICBEU, Ruth Alencar Peixoto é uma das festejadas aniversariantes deste sábado. Cheers
Paulinha Said Guerreiro de Oliveira feliz da vida com a ‘vó’ coruja, a elegante e queridíssima Jória Tapajóz Said
Mônica Santaella, a atuante vice-presidente do Fundo Municipal de Solidariedade
O médico Cristiano Paiva em momento relax no seu UroCentro após longa jornada de atendimento
Porfírio e Elaine Saldanha movimentando a cena social de Manaus
O Balé Folclórico do Amazonas apresenta neste fim semana, o espetáculo “Folguedos”, levando ao palco do Teatro Amazonas as danças folclóricas tradicionais do período junino na nossa região (Divulgação-SEC)

 

1 comentário em “Balé Folclórico encena ‘Folguedos’ neste fim de semana no Teatro Amazonas”

Comentários estão fechados.