Rumo aos seis municípios da calha do rio Purus

Inaugurado pelo governador do Amazonas, José Melo, no último dia 28 de abril, o barco PAI “Todos pela Vida II” zarpou rumo aos seis municípios da calha do Purus, onde deverá beneficiar mais de 22,5 mil pessoas e prestar cerca de 90 mil atendimentos para comunidades indígenas e ribeirinhas. Esta é a segunda embarcação do Programa de Atendimento Itinerante (PAI) a entrar em operação e terá como destino as cidades de Boca do Acre, Pauini, Lábrea, Canutama, Tapauá e Beruri e suas 22 comunidades. De acordo com o governador, a exemplo do primeiro barco, que está em expedição pela calha do Juruá desde março, esta nova embarcação pode superar as expectativas em relação ao atendimento. “Nossa meta inicial com o primeiro barco era realizar cerca de 12 mil atendimentos, mas hoje o Todos Pela Vida contabiliza mais de 30 mil atendimentos já realizados em sua primeira viagem. Esses números só confirmam a necessidade e a decisão acertada do nosso governo em investir nesse atendimento itinerante. Só em Envira foram feitos 18 mil”, afirmou Melo. Com a ida do barco para a região, a população terá acesso a 32 tipos de serviços nas áreas de cidadania, saúde, justiça e assistência social, dois a mais que da primeira vez, com novidades como a inclusão do Calendário Nacional de Imunização com 13 vacinas, exames para o diagnóstico de doenças de pele, hanseníase, Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST/AIDS e problemas cardíacos e o cadastramento da biometria feita pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

 

 

Conquista da casa própria

No Dia do Trabalhador, a Prefeitura de Manaus lançou um programa habitacional destinado aos seus servidores públicos. O programa, vinculado ao Minha casa Minha vida, do Governo Federal, vai oferecer de cinco a sete mil unidades habitacionais em diversas zonas da cidade, com condições de pagamento especiais e exclusivas, àqueles que ainda não possuem casa própria. Segundo o prefeito Arthur Virgílio Neto, que fez o anúncio do programa, ontem (1º de maio), no Palácio Rio Branco, as unidades habitacionais serão direcionadas a uma classe de trabalhadores que exerce papel fundamental no município, colocando em ação políticas públicas de desenvolvimento para a cidade. Aplausos pela iniciativa!

 

Financiamento verde para as capitais

O Fórum CB27, colegiado que reúne secretários de Meio Ambiente das capitais brasileiras, realizou nos dias 23, 24 e 25, em Brasília, o X Encontro Nacional do CB27, que teve como finalidade mapear e apresentar fontes de financiamento verde para as capitais. Foi ainda uma oportunidade para identificar e debater demandas das capitais sobre financiamento, potenciais parceiros e a promoção do diálogo com prefeitos das capitais com o Pacto de Prefeitos pelo Clima e Energia. Um dos temas foram os Green Bonds, como são chamados os títulos de dívida que podem ser utilizados para financiar investimentos considerados sustentáveis, como infraestrutura de energia limpa e renovável, transporte verde e projetos capazes de reduzir emissões de gases de efeito estufa e o consumo de água, energia e matérias-primas.

 

Palafita

Nesta terça-feira, às 18h, o Les Artistes Café Teatro, à avenida 7 de Setembro, no Centro, receberá o espetáculo “Palafita”, do grupo cearense “Fuzuê”. A apresentação integra o projeto “Palco Giratório”, do Serviço Social do Comércio (Sesc), e conta com o apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). O projeto “Palco Giratório” é o maior projeto de circulação de artes cênicas da América Latina, que tem como principal objetivo difundir e democratizar o acesso à cultura, levando para diversas cidades do Brasil espetáculos de excelente qualidade artística, além de proporcionar aos profissionais das artes cênicas um intercâmbio promovendo a qualificação e troca de experiência entre artistas de todas as partes do país.

 

Projeto Tamar Sergipe festeja

 

A tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) – espécie mais abundante nas praias de Sergipe – foi homenageada na comemoração dos 15 anos do Projeto Tamar Aracaju. A celebração ocorreu no último dia 28 de abril, com um show especial sob o comando do cantor e compositor Diogo Nogueira, no Oceanário. A programação incluiu a soltura de filhotes, na praia de Atalaia, em frente à unidade do Tamar Sergipe. O evento abriu, também, o início das comemorações do aniversário de 35 anos da parceria com a Petrobras. Até o final do ano, o Tamar espera atingir a marca de 35 milhões de filhotes protegidos. Com o patrocínio da Petrobras, o Tamar em Sergipe protegeu mais de 93 mil ninhos de tartarugas marinhas, que representam hoje aproximadamente 35% do total de desovas protegidas pelo projeto nas principais áreas de reprodução no país. A temporada de reprodução 2016-2017, encerrada agora em março, registra um aumento de 31% em relação à temporada anterior no número de desovas de tartarugas-oliva no Brasil.

 

Capacitação

Com o entendimento de que a valorização dos trabalhadores passa principalmente por ações de treinamento e qualificação, a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi) entregou, mais de 32 mil certificados de atividades de capacitação, entre 2013 e 2016.  A Escola, vinculada à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), atua há 20 anos na capacitação dos servidores municipais, seja preparando os que estão chegando no serviço público para que exerçam suas funções diárias com ética e eficiência, seja proporcionando aos servidores experientes contínuas especializações em suas áreas. Somente no ano passado, foram 10.297 certificados aos participantes, incluindo não apenas os servidores públicos, como também microempreendedores, agentes comunitários e políticos, em atividades presenciais e à distância.

 

Congresso

Uma comissão formada por membros do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) veio até Manaus para avaliar a possibilidade da capital amazonense sediar o Congresso Nacional no ano de 2020. Os representantes do CFC foram recebidos no Palácio Rio Branco pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, que, além de entregar a chave da cidade à comissão, garantiu todo o apoio para a realização do evento. Manaus está concorrendo com as cidades de Balneário de Camburiú, em Santa Catariana e com a capital Brasília. De acordo com o CFC, a estimativa é que o evento reúna 8 mil profissionais da área e possa movimentar R$ 20 milhões para a cidade.

 

Handebol

A Taça Laércio Miranda de Handebol conheceu os dois últimos finalistas, na quadra de esportes Vila Olímpica de Manaus. As equipes feminina e masculina do Adalberto Valle venceram a Liga de Santa Etelvina e o Rio Negro, na semifinal, respectivamente e avançaram para a mais esperada decisão. A competição recebe apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). A rodada dupla realizada à noite da última sexta-feira (28) definiu os finalistas. A final da competição está marcada para a próxima quinta-feira (04), no ginásio Renné Monteiro, na Avenida Constantino Nery. Nos dois jogos que prometem ser empolgantes, Rio Negro x Adalberto Valle se enfrentam no feminino, às 19h. No masculino será a vez do Zezão Handebol Clube tentar quebrar o favoritismo do Adalberto Valle, às 20h30. Vale a pena conferir!

 

Passarela

Dom Luiz Soares Vieira (bispo emérito de Manaus), Flávia Skrobot Grosso, Ronaldo Alves Brasil, Veridiana Said e José Ardônio (em São Paulo), figuram na lista dos felizes aniversariantes desta terça-feira. Ontem, 1º de maio, foi a fez da ex-primeira-dama Nejmi Jomaa Aziz, deputado Josué Neto, Edson Gil Costa e Marcelo Ferreira soprarem velinhas no seu bolo de aniversário. A todos, os parabéns da coluna.

O Boticário preparou uma surpresa a mais para o presente do Dia das Mães. De 9 a 11 de maio, os clientes que comprarem acima de R$ 200 na loja do Manauara Shopping ganham o nome da mãe gravado no frasco de perfume. 

Zeca Nascimento abriu as portas de sua morada, ontem, Dia do Trabalhador, para receber seus compadres Afonso Lobo e Elizeth Lange, para um almoço informal, com direito a bate-papo, bebidas honestas e um delicioso pato com laranja, o prato de sustentação do encontro gastronômico. Foi 10!

No mesmo esquema de receber os amigos no Dia do Trabalho, a queridíssima Janete Fernandes abriu as portas de sua mansão do residencial Adrianópolis, para amigos queridos. A bebida da vez foi um cervejão bem gelado para acompanhar as finas iguarias preparadas pela dona da casa. O Arlindo Paiva era o mais afoito. Foi bom demais!

Inaugura, nesta terça-feira, a Escola de Lutas Sensei Marcos Roberto, a mais nova opção para quem quer praticar artes marciais.Localizada no conjunto Vieiralves, a escola abre suas portas com uma proposta mais que especial. São aulas participativas dos pais com os filhos uma vez na semana, onde poderão compartilhar não só um treino, mas também momentos importantes dentro do processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças.

Sempre inovando, o empresário da noite, Rui Franco de Sá, promove coquetel de inauguração do Bar Botequim Jardim da Roselle, uma homenagem à sua irmã, a saudosa Roselle Franco de Sá Barbosa. A recepção de abertura será às 21h da próxima sexta-feira (05), à rua Barroso, no Centro Histórico de Manaus. Sucesso, amigo!

Profissionais que desenvolvem projetos relevantes para a melhoria da educação básica no Município de Manaus receberão o “Prêmio Professor Inovador 2017”, projeto de lei da vereadora Terezinha Ruiz, que visa estimular cada vez mais o aprendizado aos alunos, com propostas que vão além do conteúdo pedagógico. A premiação está prevista para o mês de outubro durante a “Semana Municipal de Valorização do Educador”.

Um fenômeno descoberto aos 3 anos de idade. Assim cresceu e continua aparecendo, uma das artistas da atualidade mais famosas, Maísa, que veio à Manaus pela primeira vez com o ‘Maísa Party Day’, para se apresentar no Centro de Convenções do Manaus Plaza Shopping, no último dia 30 de abril. O show produzido pela Cato Eventos foi um sucesso.

Nesta terça-feira,, a noite será das ‘patroas’ no Pé de Serra do Moai (Av. do Turismo, Tarumã). As cantoras Geysa Baraúna e Keisla Nayane comandam a festa na companhia das bandas Segura a Pisada, Xotezim e Balanço da Sanfona. A festa começa às 21h, mulheres não pagam entrada até 23h. Com o nome na lista VIP, homens pagam meia-entrada até 00h.

Paro por aqui, lembrando que, a violência que grassa em Manaus e nos municípios amazonenses está tão banalizada que, matar, virou uma coisa tão simples, como fazer um lanche. Mata-se e assalta-se a toda hora, aqui, ali e acolá. Vivemos acuados pelo medo. O simples ato de caminhar pelas ruas é uma temeridade. Não sabemos se iremos voltar vivos para nossas casas. Até quando esta situação irá perdurar. Alguém sabe responder? SEGURANÇA JÁ!

 

GALERIA

 

Os estrelados aniversariantes desta terça-feira, Dom Luiz Soares Vieira (bispo emérito de Manaus) e a economista Flávia Skrobot Grosso. Cheers (Pedrinho Aguiar)
A diretora da Rádio Difusora Carminha de Soua Miranda e o amigo Zeca Nascimento em tempo de confraternização (Pedrinho Aguiar)
A ex-primeira-dama Nejmi Jomaa Aziz foi uma as fesrejadas aniversariantes de ontem, Dia do Trabalahdor. Parabéns
A imortal Carmen Novoa Silva com o marido José Ricardo na sessão solene de entrega da Medalha Cultural Péricles Moraes na Academia Amazonense de Letras
Baby Rizzato e Mazé Mourão, divas da comunicação amazonense (Pedrinho Aguiar)
Kátia Sebben e Norma Simões Silva, mulheres dimensionadas e esteios da Casa Vhida (Pedrinho Aguiar)
Leila Omena Michiles e o marido Humberto, sempre unidos e de bem com a vida (Pedrinho Aguiar)
O governador José Melo e o vice, Henrique Oliveira, despedem-se da equipe do Barco PAI 2, que partiu em missão de cidadania rumo aos seis municípios da Calha do Purus (Bruno Zanardo-Secom)