Marcos Rotta propõe criação do Fundo Nacional para situações de calamidade

Manaus recebeu, ontem (30), a etapa regional do IV Encontro dos Municípios para o Desenvolvimento Sustentável (EMDS). O seminário realizado pela prefeitura, com a chancela da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), reuniu chefes do Executivo de vários municípios do Amazonas, no auditório da Escola do Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi). Anfitrião do encontro, o prefeito de Manaus em exercício, Marcos Rotta, sugeriu a criação de um Fundo Nacional para situações de calamidade, que serviria para subsidiar as ações dos municípios da região Norte e também de outras áreas no atendimento da população atingida pela cheia dos rios e pela estiagem. “Essa alternativa possibilitaria um planejamento melhor das ações preventivas que já realizamos porque, diferentemente de como acontece hoje e a ajuda federal chega quando demandamos, com o Fundo já teríamos esse dinheiro disponível para criarmos alternativas de minimizar os prejuízos à população”, explicou Marcos Rotta. Todas as sugestões apresentadas na etapa regional farão parte da pauta nacional do IV EMDS, que ocorrerá de 24 a 28 de abril, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, e deve receber mais de 10 mil participantes para debates em torno do tema central, “Reinventar o financiamento e a governança das cidades”.

 

 

Oficina de Sensibilização e Planejamento Turístico

Cenário sobre a Atividade Turística no Estado, Legislação Turística, Qualidade no Atendimento, Educação Patrimonial e Segmentos do Turismo são alguns dos temas da 1ª Oficina de Sensibilização e Planejamento Turístico, que o Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur) está realizando no município de Manacapuru. A oficina, que faz parte do calendário de ações que o Órgão de Turismo do Estado fará nos municípios em 2017, além de planejar e sensibilizar, visa debater soluções para que a atividade turística possa ser uma alternativa para alavancar novamente a economia do município. Para a presidente da Amazonastur, Oreni Braga, Manacapuru tem potenciais que podem colocar o município entre os principais destinos turísticos do Estado. O prefeito do município, Beto D’Ângelo, disse que todo esforço para alavancar a economia de Manacapuru será aceito e confirmou que a prefeitura fará o seu papel, incentivando e apoiando ações iguais a essa que a Amazonastur está realizando em Manacapuru. “Durante anos nos apequenaram. Tiraram a nossa autoestima. Transformaram a nossa cidade uma ‘terra de uma só rua’. Vamos mudar esse cenário e foi por isso que fui atrás da Amazonastur para nos ajudar neste setor tão importante que é o turismo”, completou.

 

Qualificação

Servidores da Prefeitura de Manaus que concluíram o MBA em Gestão Pública, oferecido por meio de parceria entre a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), serão certificados nesta sexta-feira, a partir das 19h. A solenidade acontece no auditório Paulo Quintanilha, da Espi, com o prefeito de Manaus em exercício, Marcos Rotta, a secretária municipal de Administração, Planejamento e Gestão, Luiza Bessa Rebelo, a diretora-geral da Espi, Fabiana Lucena Oliveira, entre outros secretários e autoridades. O MBA em Gestão Pública teve a duração de um ano e três meses, com o primeiro módulo iniciado em agosto de 2015. Os 37 servidores municipais lotados em diferentes pastas da estrutura municipal participaram do curso em 19 módulos presenciais e mais o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

 

Circuito da Páscoa

No período de 7 a 23 de abril, o Shopping Ponta Negra traz uma programação gratuita para toda a criançada se divertir numa das épocas mais gostosas do ano, a Páscoa. E para comemorar, o empreendimento realiza no dia o Circuito de Páscoa e o Choco Festival, já que todo mundo sabe que nessa data está liberado se jogar no chocolate. Em parceria com a Criatê Arte & Produção, o Circuito de Páscoa contará com dois espaços, que funcionarão das 14h às 22h. No primeiro piso (L1), próximo do hall de entrada, as crianças poderão se divertir com a piscina de bolinhas e escorregador. Já no L2, a atração traz um camarim para pintura de rosto, contação de histórias. Além disso, os pequenos poderão se divertir com a brincadeira da caça aos ovos de chocolate, que ficará disponível nos dois espaços. Entre os dias 12 a 16, das 10h às 22h, o público poderá conferir o Choco Festival. Dez operações estarão espalhadas pelo shopping e irão comercializar uma grande variedade de delícias feitas à base de chocolate. “Será uma oportunidade para sair da dieta, reunir a família e amigos e comemorar a Páscoa”, destaca a gerente de marketing do Shopping Ponta Negra, Karla Henderson.

 

Governo reafirma investimentos para o Festival

O governador do Estado, José Melo recebeu, ontem, 61 prefeitos do Amazonas para uma série de reuniões com o intuito de discutir investimentos para saúde, segurança, infraestrutura, produção, educação, dentre outros setores. Nas reuniões, o Governo assegurou mais uma vez o investimento de R$ 4 milhões para o Festival Folclórico de Parintins. O prefeito Bi Garcia, participante do encontro, considera a ajuda primordial para o evento folclórico. “Nós também já estamos correndo atrás de patrocínios com novas empresas e pelo menos duas já garantiram investimentos. Nossa perspectiva é ter este ano pelo menos R$ 20 milhões para a realização do nosso festival, que é o maior do Brasil”, afirmou. O governador José Melo enfatizou que o Estado está à disposição de todos os municípios, levando melhorias e investimentos a todo o Amazonas. “Recebemos todos os prefeitos de portas abertas, sem levantar nenhuma bandeira política, pois entendemos que todos foram eleitos e trabalham pelo povo e assim como nós, estão dispostos a trabalhar pela melhor forma de investir esses recursos”, disse o governador.

 

Cruzeiros

O navio M/S Fram atracou pela primeira vez no Porto de Manaus na manhã da quinta-feira (30). Vinda de Santarém (PA), a embarcação trouxe a bordo 57 turistas e 70 tripulantes. O Cruzeiro partiu no mesmo dia às 17h. Durante sua estada na capital amazonense, o comandante da embarcação recebeu uma placa de boas vindas. Segundo o diretor de Turismo da Manauscult, João Araújo, a primeira visita dos navios é sempre gratificante, pois representa, cada vez mais, a consolidação do destino Manaus nas rotas dos Cruzeiros. A Temporada de Cruzeiros 2016/2017 continua até junho desse ano e já injetou até agora na economia do Estado, mais de 70 milhões de reais. Muito bom!

 

Palco eclético

O Palco ViaNorte apresenta Pato Siqueira e Jonathan Dantas na sua programação deste final de semana. O projeto cultural musical é gratuito acontece, no sábado e domingo, sempre no horário das 19h, no shopping Manaus ViaNorte. Neste sábado a atração do programa é o cantor roraimense Pato Siqueira, radicado há 8 anos em Manaus onde trabalhou nas bandas 100% Abusado  e Xaxado.  Pato faz apresentação solo interpretando sucessos do forró-pé-de-serra autêntico e do  sertanejo universitário.  No domingo, quem se apresenta é o músico, cantor e violonista, Jonathan Dantas, que há 11 anos canta na noite manauara. O artista tem estilo eclético e interpreta clássicos do pop rock ao reggae, do sertanejo ao arrocha e universitário, passando pelo forró pé de serra, gingado e músicas regionais.

 

Passarela

Antonio Anello dos Santos, Graça Ferraz, Antonio Ferreira e Flávia Medeiros e Eberson Leão, figuram na lista dos festejados aniversariantes desta sexta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos.

Meu coração está triste com a passagem de dois amigos queridos. Graça Villela e Carlinhos Melo foram para o firmamento, transformaram-se em estrelas reluzentes da Constelação Celestial. Agradeço a Deus por ter me concedido a oportunidade de partilhar de sua amizade. Descansem em paz, meus queridos. A saudade fica!

Aprender a dançar o ‘vanerão’ é uma alternativa para o visitante do bar Alambique nesta última sexta-feira de março. A casa localizada na Avenida do Turismo, no Tarumã promove uma noite dedicada ao estilo musical tipicamente gaúcho. As bandas Gang do Forró, Forró Show, Xoteziim e Balanço da Sanfona estão encarregadas de animar o público com um repertório especial. O bar & cachaçaria abre ás 21h. Mulheres e nomes na lista VIP, não pagam até 23h.

A noite é das mulheres do sertanejo neste sábado, 1º de abril. A cantora Jôci Carvalho vai agitar o público que for ao Chapéu Goiano com os hits mais pedidos na noite manauense. A cantora sobe ao palco do Chapéu Goiano às 1h da manhã. O local está situado na rua João Câmara, – Novo Aleixo. Haverá cobrança de ingressos.

A Prefeitura de Manaus realiza a partir desta sexta-feira, uma intensa programação voltada para a Semana Municipal do Autismo. A agenda envolve atividades físicas, lúdicas, palestras e panfletagem. As atividades contam com a parceria de organizações da sociedade civil com atendimento ao autista, órgãos municipais e instituições privadas.

Com dez anos de carreira a cantora Ketlen Nascimento apresenta sua versão acústica nesta sexta-feira, no Sr. Garrafas (Rua Rio Mar, Vieiralves) próximo do Parque do Idoso) . O show começa às 21h e será precedido da apresentação do cantor Carlos Braga que fará uma seleção musical variada da MPB. Há cobrança de couvert artístico.

 Conhecido como reduto alemão em Manaus, o bar Frankfurt, localizado Rua Paul Adam, no Parque 10 de Novembro, receberá, na próxima semana, dia 8 de abril, a primeira edição da Volksfest (Festa do Povo), na Língua Alemã. A celebração acontece a partir das 12h, reunindo música e comidas típicas, além de muito chope artesanal. Taí uma boa opção de lazer!

Paro por aqui, lembrando que; o Conselho Municipal de Juventude (CMJ), instituído pela lei 2.025 de 2015 e sancionado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, para discutir e elaborar políticas públicas voltadas à juventude manauara, dá início, nesta sexta-feira, às 17h, no Anfiteatro do Parque dos Bilhares, na Chapada, às atividades para a elaboração do Plano Municipal da Juventude. O evento será aberto ao público. Até amanhã!

 

GALERIA

 

Querida por meia Manaus, a cerimonialista Graça Ferraz festeja hoje sua data maior com um chá dos mais chicosos no Cândidas Buffet. Cheers
Gizela Ribeiro Bolognese e Ana Jatahy, encontro de mulheres admiráveis
A bela morena Dorotéia Souza gerencia com muita competência a loja Le Creuset, aqui em Manaus (Ana Cláudia Jatahy)
Antônio Sampaio e Sula Nascimento brindando a alegria de viver (Ana Cláudia Jatahy)
Tina Garcia conferindo as novidades da linha de panelas francesas Le Creuset (Ana Cláudia Jatahy)
O prefeito de Manaus, em exercício, Marcos Rotta palesta na abertura do IV Encontro dos Municípios para o Desenvolvimento Sustentável (Alex Pazuello-Semcom)

 

 

1 comentário em “Marcos Rotta propõe criação do Fundo Nacional para situações de calamidade”

Comentários estão fechados.