Espetáculo ‘A Poética do Imaginário Caboclo’ marca gravação do DVD Caprichoso 2017

Uma noite apoteótica que vai entrar na história do folclore de Parintins. Assim foi definida a festa de gravação do DVD “A Poética do Imaginário Caboclo”, quinto produto audiovisual do Boi-Bumbá Caprichoso. Magia, emoção da galera e os elementos do caboclo amazônico foram alguns dos momentos marcantes do mega evento, realizado neste sábado, 25, no Curral Zeca Xibelão. A festa iniciou às 22h, com bandas musicais e a partir da meia noite, com o curral lotado de torcedores, teve início o espetáculo “A Poética do Imaginário Caboclo”, concebido ao longo dos três últimos meses. Marujada de Guerra, dançarinos, momento folclórico, tribal estiveram em sintonia do começo ao fim da gravação. Um show a parte foi à apresentação do corpo de dança do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro, unidade Parintins com o coral de vozes e o coral de libras. A festa de gravação envolveu todos os segmentos do Boi Caprichoso desde o início do ano. À frente de tudo esteve o presidente Babá Tupinambá, que para a realização do evento buscou parcerias com diversas empresas e parceiros do boi juntamente com o vice-presidente Jender Lobato. “Aqui iniciamos a caminhada para o título do Festival Folclórico de Parintins 2017”, disse o dirigente azulado ao agradecer a todas as pessoas envolvidas no espetáculo.

 

 

Prefeito Arthur Neto recebe alta

O prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto recebeu alta nessa segunda-feira, 27, e deixou o Hospital Sírio-Libanês, na cidade de São Paulo, onde fez uma cirurgia para retirada de um câncer de próstata. Operado no dia 14 de março, o prefeito segue em plena recuperação, e como previsto antes, deve ficar mais uns dias em repouso antes de retornar a prefeitura de Manaus. “Hoje, 13 luas depois, já de alta, recebo a declaração escrita do querido amigo e notabilíssimo cirurgião: cura completa e necessidade de mais alguns dias de repouso, antes de retomar à luta direta, em Manaus. E, desde já, agradeço à dedicação do meu correto e talentoso vice-prefeito, Marcos Rotta, e do conjunto de nossa equipe de trabalho”, agradeceu bem humorado.

 

Homenagem a Francisco Garcia

A Escola SESI Dr. Francisco Garcia comemorou 23 anos de atividades com uma homenagem especial ao empresário Francisco Garcia, ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) e diretor regional do SESI Amazonas, responsável pela construção da creche no Distrito Industrial. “Graças à indústria, em iniciativa liderada por Francisco Garcia, que já comandou esta casa, temos hoje esta escola e creche modelo, destinada aos filhos de trabalhadores da indústria e localizada neste privilegiado espaço, dentro do Distrito Industrial”, frisou o presidente da FIEAM, Antonio Silva. Ao receber a placa de homenagem pelos relevantes serviços prestados aos industriários, Garcia lembrou que a creche já era sonho muito antes de sua gestão, pois para ele, a maior referência social que se podia ter era com a criança, com o filho (a) do trabalhador da indústria. E assim que teve oportunidade, colocou em andamento esse projeto de grande relevância para o trabalhador da indústria. Justa homenagem!

 

Turismo injeta milhões na economia local

Bares, restaurantes, táxis e guias de turismo. Essas são apenas algumas das atividades que estão sendo impactadas, positivamente, pela movimentação financeira da Temporada de Cruzeiros 2016/2017, que já injetou, segundo dados da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), mais de R$ 37,8 milhões na economia local. A cinco meses do encerramento da temporada, o montante já superou o do ano passado, quando foram contabilizados, aproximadamente, R$ 35 milhões. Outro dado positivo dessa temporada é em relação ao fluxo de turistas. De acordo com os dados da Gerência de Registro e Fiscalização (GRF) do órgão  estadual de turismo, já passaram pelo Estado 20.972 turistas, número que também já é maior em relação à temporada passada, quando o Estado recebeu 17.588 visitantes. Coisa boa!

 

Declare certo

As pessoas que precisarem esclarecer dúvidas quanto ao preenchimento correto da declaração do Imposto de Renda Pessoas Físicas 2017 poderão receber orientações profissionais participando da campanha ‘Declare Certo’, que acontecerá no Amazonas Shopping, no período de 31 de março a 2 de abril. A ação é uma parceria ente o centro comercial e o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Amazonas (Sescon-AM), com atendimento gratuito a todos que comparecerem.

 

#Toadas

Os cantores David Assayag e Israel Paulain, levantadores oficiais dos Bois Caprichoso e Garantido, farão uma apresentação conjunta no próximo dia 1º de abril, no show #Toadas, promovido pela Associação dos Oficiais da Polícia e Bombeiro Militar do Amazonas e pela Brasil Norte Comunicação (BNC).O espetáculo acontecerá a partir das 12h na sede da Associação dos Oficiais da Polícia e Bombeiro Militar do Amazonas, à avenida André Araújo, 2800, Aleixo. Além dos levantadores dos Bois de Parintins, o show terá a participação especial do Grupo Canto da Mata e da cantora Márcia Siqueira. A festa terá transmissão ao vivo por meio das redes sociais da Brasil Norte Comunicação.

 

De volta à Suframa

A superintendente da Suframa, Rebecca Garcia, recebeu do prefeito de Rio Preto da Eva (AM), Anderson Sousa, as chaves do prédio onde será retomado o escritório da autarquia no município. A entrega ocorreu ontem (27), no prédio localizado à rua Governador Pimenta Bueno, Centro de Rio Preto da Eva. Participaram também da entrega o superintendente adjunto de Projetos, em exercício, José Lopo Filho, o superintendente adjunto executivo, substituto, Carlito Sobrinho, o coordenador geral de Análise e Acompanhamento de Projetos Agropecuários, Orisvaldo Neves, e técnicos da autarquia e da prefeitura de Rio Preto da Eva. O imóvel pertence à Suframa e estava sem atendimento da autarquia há mais de 20 anos. Desde 2008, a Prefeitura de Rio Preto da Eva utilizava o imóvel por meio de cessão de uso. “Reformamos o prédio dentro das nossas condições e estamos devolvendo as chaves à Suframa”, afirmou o prefeito Anderson Souza.

 

3ª Semana Municipal de Trânsito

O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans)  lança, nesta terça-feira, no Parque do Idoso, a 3ª Semana Municipal de Trânsito. O local foi escolhido para dar início a um trabalho contínuo de educação que chama a atenção para os cuidados que a população idosa deve ter no trânsito, como pedestre ou condutor. Na ocasião, será divulgada a programação de atividades relacionadas ao evento  criado em 2014 pelo prefeito Arthur Virgílio Neto para lembrar o acidente de trânsito na avenida Djalma Batista, entre um caminhão e um micro-ônibus, que resultou na morte de 16 pessoas. Vale ressaltar que a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh) realiza, às 19h de hoje,  um culto ecumênico em homenagem às vítimas do acidente considerado um dos maiores que aconteceram na capital amazonense. A missa será celebrada no auditório do Parque Municipal do Idoso, na Avenida Rio Mar, bairro Nossa Senhora das Graças.

 

Passarela

Otávio Raman Neves, Suely Viana (no Rio) e José Abelardo dos Santos, figuram na lista dos aniversariantes desta terça-feira. Ontem, foi a vez do senador Bernardo Cabral (no Rio), Ghislaine Oliveira, Mário Tadros, Alba Benzecry, David Istael, Heliette Maia Dantas e dona Chloé Loureiro, soprarem velinhas no seu bolo de aniversário. A todos, os parabéns da coluna.

Nesta terça-feira, acontece no Congresso Nacional, a partir das 14h30, a segunda audiência pública que debate a MP 757, que instituiu a Taxa de Controle Administrativo de Incentivo Fiscal (TCIF) e a Taxa de Serviços (TS) para a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). O evento faz parte do plano de trabalho criado com o objetivo de avaliar e transformar a MP em lei. A informação é da superintendente da Suframa, Rebecca Garcia.

A Estácio, uma das maiores instituições de Ensino Superior do Brasil, lança o Prêmio Estácio de Jornalismo – edição 2017, que escolherá as melhores reportagens veiculadas no país sobre Ensino Superior. Criado em 2011, o Prêmio Estácio de Jornalismo tem o objetivo de fomentar a produção pela imprensa de matérias jornalísticas que abordem o ensino superior no Brasil, de forma a ampliar o debate e a importância do tema para a transformação do país.

O prefeito Bi Garcia assinou no domingo (26), durante solenidade de entrega de 366 benefícios do Seguro Defeso no auditório Dom Arcangelo Cerqua, um termo de cooperação técnica que institui a instalação de uma nova agência digital do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) na Prefeitura de Parintins. A instalação da agência na cidade foi articulada pelo prefeito e o deputado federal Silas Câmara junto à superintendência do INSS.

A banda Feras do Forró completa 12 anos de história no próximo mês. Nesta terça-feira ela apresenta-se no Moai com sua nova formação e repertório. O público que comparecer ao bar vai poder relembrar os clássicos do pé de serra e até de outros estilos como bolero e seresta. Os convidados da noite são os grupos Xotezim e Toinho & Forró Show que também agitam a casa, na avenida do Turismo, no Tarumã.

A Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) informa que devido a problemas técnicos na subestação de energia do prédio da fundação, a reunião com as bandas de pop rock habilitadas no edital de Seleção Pública nº 003/2017 que seria realizada ontem (27), foi adiada para esta terça-feira. O horário permanece às 18h30, na sede da Manauscult, na avenida André Araújo, Aleixo.

O shopping Manaus ViaNorte está com inscrições abertas, até esta quinta-feira (30), para a 1ª Seletiva do Curso de Modelos, realizada a partir das 19h, do mesmo dia. As candidatas ou candidatos podem ser de todas as idades, sexo, altura e peso. O objetivo é revelar novos talentos e dar oportunidade para os selecionados aprenderem ou aprimorar técnicas do trabalho na Academia de Modelos, onde será realizado o curso gratuito.

As cantoras mais estouradas nas paradas de sucesso da música sertaneja têm data marcada para um megashow em Manaus. No dia 08 de abril, Marília Mendonça, Paula Mattos, Maiara e Maraisa e Wanessa Camargo vão comandar no Centro de Convenções de Manaus, seus grandes sucessos sertanejos. A primeira edição da Festa das Patroas em começa às 21h.

Uma zabumba e um violão; o suficiente pra fazer confusão. Autointitulados ‘Os Psikeiros’, Félix Aranha e Strondo Zabumbada são a mais nova sensação do forró em Manaus. Os músicos misturam além do forró, o baião, o pé-de-serra, frevo e muito mais num show irreverente e dançante todas as quartas a partir das 21h, no Axerito Bar, localizado à rua Tirza Carvalho, 40 – Cj. Adrianópolis.

Paro por aqui, lembrando que; as Galerias dos Remédios e Espírito Santo, no Centro, realizam no período de 27 de março a 1º de abril, uma semana de ações voltadas para o público feminino. Serviços de orientação jurídica e atendimento psicossocial, ações de beleza, atendimento básico de saúde, exposição de artesanato e show musical estão entre as atividades da ação. Confiram. Até amanhã, se Deus quiser!

 

PASSARELA

 

Jender Lobato (vice-presidente) e Babá Tupinamba (presidente) do Boi Caprichoso. Os grandes articuladores do espetáculo ‘A Poética do Imaginário Caboclo’, ocorrido no fim de semana em Parintins
Norma e Antonio Silva prestigiaram a gravação do DVD ‘A poética do imaginário caboclo’, o belo espetáculo do Boi Caprichoso
Esteios do Boi Caprichoso, em Parintins, João Pedro e Márcia Baranda vibraram com a gravação do DVD do Touro Negro
De alma inteiramente azul, Socorrinha Carvalho já foi uma operosa vice-presidente do Boi Caprichoso
Os empresários manauenses João Braga Neto e Rosedilson Assis são assumidamente azuis até morrer
A bela Brena Dianaá, Rainha do Folclore do Boi Caprichoso
O Boi Caprichoso dá as boas-vindas à linda Valentina Cid, a nova Sinhazinha da Fazenda
O Curral Zeca Xibelão transformou-se num cenário indescritível para a gravação em DVD do espetáculo ‘A poética do imaginário caboclo’ que o Boi Caprichoso vai apresentar no Festival Folclórico de Parintins 2017 (Cleomir Santos-Click Cidade)