Estrangeiros apontam Manaus como a quarta melhor cidade para se viver no Brasil

A Mercer,  uma das maiores empresas de consultoria do mundo, classificou Manaus como uma das 130 melhores cidades para se viver no mundo. Entre as cidades brasileiras, a capital amazonense é a quarta melhor colocada, aparecendo na 127ª posição, atrás apenas da capital federal, Brasília (109ª), Rio de Janeiro (118ª) e São Paulo (121ª). No total, 450 cidades foram consultadas e 231 entraram no ranking, liderado, pelo oitavo ano, pela cidade de Viena, na Áustria. A consultoria analisou dez categorias, incluindo saúde, educação, política, transporte, recreação e meio ambiente. A relação pacífica de Manaus com os países vizinhos é o item que mais se destaca no levantamento e corrobora para que a cidade figure entre as quatro melhores cidades para se viver no Brasil. A consultoria tem como foco os estrangeiros. Ao longo dos últimos anos, a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), vem trabalhando para a consolidação de Manaus como destino turístico internacional. O resultado é o crescimento no fluxo de turistas, principalmente por conta das atividades desenvolvidas para a projeção da cidade como sede de grandes eventos na Região Norte do País. Recentes pesquisas revelam que Manaus figura entre os dez destinos mais procurados pelos estrangeiros no País. Exemplificando na prática, podemos citar a Temporada de Cruzeiros que vem registrando um aumento contínuo do fluxo de turistas: 15 mil (2014/2015); 17 mil (2015/2016) e  24 mil (2016/2017). Sabemos que nem tudo são flores por aqui, mas, a notícia nos deixa um tanto cheios de pura pavulice cabocla!

 

 

Vitória da Competência

A cientista amazonense Adele Benzaken, diretora do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DIAHV), foi nomeada pelo Diretor do Departamento de HIV e do Programa Global de Hepatites Virais da Organização Mundial da Saúde, Gottfried Hirnschall, membro do Comitê Consultivo Estratégico e Técnico (Strategic and Technical Advisory Commitee/STAC) pelos próximos três anos. A nomeação ocorreu no último dia 13, durante a reunião do STAC sobre HIV e Hepatites Virais em Genebra (Suíça). Integram o STAC 47 experts internacionais e a diretora do DIAHV é a única brasileira a participar do grupo. Pela primeira vez, o STAC uniu os temas HIV e hepatites virais. O objetivo das discussões desse grupo técnico é abordar e definir as novas recomendações da OMS para HIV e hepatites virais e apresentá-las ao novo diretor, que assumirá o cargo em julho próximo. Parabéns, doutora Adele!

 

Futuros Estagiários

Mais de quatrocentos estudantes de Direito fizeram a prova para disputar vagas de estágio de direito na Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM), na manhã do domingo, 19. As provas foram aplicadas por 32 servidores da instituição, na Universidade Nilton Lins, sob a coordenação do defensor Carlos Almeida Filho, diretor da Escola Superior de Defensoria Pública Estado, que coordena o processo este processo de seletivo. Dezessete candidatos serão selecionados para assumir imediatamente as demandas nas unidades da Defensoria Pública do Amazonas nas regiões Norte e Leste da cidade. As provas são elaboradas pelos próprios defensores e abrangem conteúdos dos do Direito Constitucional, Administrativo, Civil, Processual Civil, Penal, Processual Penal, Língua Portuguesa e dos Princípios Institucionais da Defensoria Pública e contém 50 questões objetivas e uma dissertativa.  O candidato precisa acertar ao menos 50% para entrar na disputa. O gabarito da prova já está disponível no link WWW.defensoria.am.def.br, o resultado com aprovados no processo será divulgado entre os dias 7 e 17 de Abril.

 

Todos vencedores

A Suframa teve mais uma etapa da comemoração do seu jubileu de ouro junto à sociedade amazonense, no sábado (18), com a realização da quinta edição da Corrida Pedestre Ruy Lins. A prova levou quase duas mil pessoas às avenidas Ministro Mário Andreazza e Ministro João Gonçalves Dias, no Distrito Industrial de Manaus, para participar da grande celebração que, além de promover o bem-estar social e integrar a autarquia à comunidade, também teve aspecto solidário, uma vez que os atletas inscritos contribuíram com doações de leite em pó integral que posteriormente serão entregues a instituições filantrópicas de Manaus. Na edição de 2017 da Corrida Pedestre Ruy Lins não houve contagem de resultados individuais. Tendo em vista o caráter comemorativo, a ideia dos organizadores foi de não ter espaço para sentimentos de insucesso em uma ocasião de celebração de êxito. Por conta disso, oficialmente, todos os participantes que cruzaram a linha de chegada foram considerados vencedores da competição. O nome da corrida é uma homenagem ao ex-superintendente da Suframa, Ruy Alberto Costa Lins (1934-2010), importante dirigente da história da autarquia.

 

Autobiografia Autorizada

O espetáculo “Autobiografia Autorizada”, de Paulo Betti, chega a Manaus em turnê do projeto Vivo EnCena. As apresentações serão no Teatro Amazonas, dias 07 (sexta às 20h), 08 (sábado, às 20h) e 09 de abril (domingo, às 19h). A sessão de sábado será acompanhada do bate papo entre o ator Paulo Betti e o público. A peça, escrita e protagonizada por Paulo Betti, dirigida por ele e por Rafael Ponzi, marca a comemoração dos 40 anos de carreira do ator. Com humor, poesia e dor, Paulo mergulha na vida de seus pais e avós e emerge com uma peça edificante que reafirma a importância do ensino público e do trabalho social para a valorização do ser humano. Construído pelo próprio artista, que se inspirou nos textos escritos em grandes blocos durante a adolescência, onde também fazia colagens de fatos da época, o espetáculo também é inspirado nos artigos semanais redigidos por quase trinta anos para o Jornal Cruzeiro do Sul, de Sorocaba, onde foi criado. Sucesso de crítica, o espetáculo foi indicado para o prêmio Shell de melhor texto e rendeu para Paulo Betti a indicação para o Prêmio Faz Diferença, do Jornal O Globo.

 

Culinária Doméstica

Para atender aos alunos que não tem tempo para cursar as aulas durante a semana, a escola de gastronomia Alquimia Arte Culinária, sob o comando do chef Fernando Souza, abriu turmas aos sábados. O novo horário vai contemplar os iniciantes na cozinha com o curso de Culinária Doméstica, das 14h30 a 18h30, que está com inscrições abertas até a próxima sexta-feira, 24. Inicialmente, os cursos da Alquimia eram realizados apenas a noite, mas com a grande procura e a disponibilidade de tempo, levou a direção da escola gastronômica a adequar novos horários abrindo turmas também pela manhã, tarde e agora aos sábados. O curso de sábado é destinado a cozinheiros (as) domésticos, profissionais e a pessoas que querem aprender novas técnicas e renovar seu cardápio do dia a dia e dar sofisticação aos seus pratos. O pagamento pode ser feito em dinheiro, depósito ou transferência bancaria e em três vezes no cartão de crédito. Informações:[email protected], WhatsApp: (92) 99193‑9064 ou na Alquimia, na rua Rio Purus 21A, 1º andar, Vieiralves.

 

Campanha Fraterna

Em comemoração ao dia Mundial da Conscientização do Autismo, (dia 02 de abril), o Manaus Plaza Shopping em parceria com o Instituto Autismo no Amazonas, entidade sem fins lucrativos, promovem a campanha fraterna intitulada “Uma Causa Diferente, para quem pensa Diferente”. O objetivo é arrecadar fundos para manutenção do trabalho já realizado pelo instituto por meio o Ateliê da Inclusão, que estará disponível com vendas de camisas e outros materiais pedagógicos, no período de 27 de março a 01 de abril, no subsolo do shopping ao lado da drogaria Farmabem, no horário de 10h às 22h.  De acordo com o vice diretor-presidente, Joaquim Melo, a campanha visa idealizar e importância para a inclusão do autista, podendo ser aplicada em clínicas, escolas e no cotidiano de cada criança diagnosticada.

 

Controle das contas públicas

Os órgãos de controle e fiscalização das contas públicas no Amazonas estarão reunidos nesta quarta-feira (22), para discutir mecanismos e propostas que fortaleçam as ações de combate à corrupção. As discussões acontecerão durante o “1º SEACON – Seminário de Auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM)”, no auditório João Bosco, da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM). A palestra magna será proferida pelo presidente da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo (ANTC), Francisco José Gominho Rosa. O evento está sendo promovido pela Associação dos Auditores de Controle Externo do TCE-AM, tendo à frente o presidente da entidade, Ivan Wallace.

 

Avaliação

Nesta terça-feira, a comissão mista do Congresso Nacional que avalia a MP 757/2016, que criou a Taxa de Controle Administrativo de Incentivos Fiscais (TCIF) e a Taxa de Serviços (TS), realiza a primeira de quatro audiências públicas que serão efetivadas até o dia 25 de abril. A informação é da superintendente da Zona Franca de Manaus, Rebecca Garcia. “A preocupação é de que o texto a ser aprovado assegure recursos para fomentar não só a indústria, mas também o comércio e o setor agropecuário”, afirma a superintendente da Suframa. Na audiência desta terça-feira, de acordo com o plano de trabalho aprovado no último dia 16 pela comissão mista, devem ser ouvidos representantes da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Federação do Comércio (Fecomércio), além da Suframa. Para a superintendente Rebecca Garcia, os esforços devem convergir para transformar a MP 757 em lei sem desfigurar o texto da MP, que garante recursos à Suframa para cumprir seus objetivos como agência de desenvolvimento em sua área de atuação na Amazônia.

 

Passarela

Cláudio José Limongi Batista, Armando Menezes, Félix Valois, Marcus Vinícius Pelodan e Matheus Figueira, figuram na lista dos felizes aniversariantes desta terça-feira. No domingo; meus considerados Graça Monteiro de Paula e  Silva, Arlindo Paiva e Margô Góes celebraram, como manda o figurino suas trocas de datas. Parabéns!

A partir desta terça-feira, dia 21, o dermatologista carioca Yuri Mêne estará em Manaus, ao longo de toda a semana, para uma série de atendimentos na Clínica Caroline Frota, na Praça do Congresso, Centro.

Determinado em promover avanços no serviço de transporte coletivo da capital, o prefeito em exercício Marcos Rotta recebeu, ontem (20), representantes da categoria de taxistas, que foram apresentar uma série de propostas para melhorar o atendimento a população. O encontro foi realizado na sede da prefeitura, localizada no bairro Compensa.

O Manaus Plaza Shopping se prepara para a segunda edição do Campeonato de Cubo Mágico – Manaus Plaza Open 2017, que acontece nos dias 08 e 09 de abril, sendo sábado e domingo, a competição iniciará às 10h até 19h. na Praça de Alimentação – 2º piso do Manaus Plaza Shopping (Av. Djalma Batista, – Chapada.

Nesta terça-feira, o Moai Restobar (av. do Turismo, Tarumã) vai se tornar um enorme ‘forródromo’ recheado de grandes atrações do gênero e de gente que adora dançar coladinho. O espaço recebe a primeira edição do Festival de Pé de Serra com os shows das bandas Forró Festança, Lucélia & Forró do Mestre, Xandinho e Segura Pizada. Início ás 21h. Mulheres e nomes na lista VIP, não pagam até 23h.

O mesatenista Siddharta Almeida, 17, conquistou neste domingo, 19/3, o bicampeonato Sul-Americano de Tênis de Mesa por equipes, em Assunção, no Paraguai. Siddharta, que recebe apoio da Prefeitura de Manaus por meio do Bolsa Atleta Municipal, busca agora o título pelo individual.

A Vigilância Sanitária de Manaus vai intensificar a fiscalização em frigoríficos da capital especificamente para verificar condições higiênico-sanitárias e físico-estruturais de manipulação de carnes vendida em embalagens à vácuo e de origem de outros Estados. A ação se deve à denúncia apontando irregularidades em alguns dos principais frigoríficos e distribuidores do país.

Mesmo com tempo nublado, mais de duas mil pessoas participaram, no domingo, da edição especial de sete anos da Faixa Liberada, na Ponta Negra. O aulão de aeróbica e ritmos animou o púbico presente. O projeto que foi iniciado em 14 de março de 2010, já conta com mais de 600 edições. Muito bom!

Uma Amazônia retratada por várias nuances de sua cultura, será mostrada no Teatro Amazonas, nesta terça-feira, às 20h, num espetáculo reunindo as coreografias Beiradão e Cenas Amazônicas, executadas pelo Balé Folclórico do Amazonas. A apresentação é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura, com entrada franca e classificação livre, em homenagem aos 120 anos do Teatro Amazonas.

Paro por aqui, lembrando que; o Sumaúma Park Shopping está convidando para a inauguração da sala “Coletiva das Artes”, que acontecerá nesta terça-feira, às 10h no piso Japiim. O espaço é resultado de uma parceria firmada entre o centro de compras e a Secretaria de Cultura (SEC), e inaugura recebendo a exposição “Imaginário Amazônico” do artista plástico Da Silva Da Selva. Até amanhã!

 

GALERIA

 

Por sua competência e conhecimento, a cientista amazonense Adele Benzaken, foi nomeada membro do Comitê Consultivo Estratégico e Técnico (Strategic and Technical Advisory Commitee/STAC) pelos próximos três anos. Vale ressaltar, que integram o STAC, apenas 47 experts internacionais e Adele é a única brasileira a participar do grupo. Maravilha (Elza Brasil)
O chef Fernando Souza Neto, da Alquimia Arte Culinárua promove, em abril, um curso básico de culinária doméstica para iniciantes na arte de cozinhar
Amigo querido e gente da melhor qualidade, Arlindo Paiva, trocou de data no domingo, festejando com sua fiel escudeira Janete Fernandes, amizade de antigos carnavais. Parabéns
Do município de Nova Olinda do Norte, Jainy Lemos é a Miss Amazonas que vai concorrer ao Miss Mundo 2017. Beleza é o que não falta nesta linda filha de Eva cabocla
O ator Paulo Betti estará no Teatro Amzonas nos dias 07,08 09 de abril com o espetáculo ‘Biografia Autorizada’, chancelado pelo projeto VivoEncena. Imperdível
Ana Maria Garcia Leitão e Graça Ferraz, nos salões da Grande Manaus. Graça vai festejar seu níver com um concorrido chá no próximo dia 31 de março (Pedrinho Aguiar)
Lene Medeiros e Felipe Cunha, amigos queridos de sangue azul e ferrenhos torcedores do Boi Caprichoso (Pedrinho Aguiar)
Localizada no coração da Amazônia Ocidental, Manaus, a capital do Amazonas foi classificada na pesquisa da Mercer, uma das maiores empresas de consultoria do mundo, como uma das 130 melhores cidades para se viver no mundo e como a quarta melhor cidade para se viver no Brasil (Ricardo Oliveira)

 

 

1 comentário em “Estrangeiros apontam Manaus como a quarta melhor cidade para se viver no Brasil”

  1. Abração de fé no meu amado e competente primo, Cláudio. Sei que aproveitará bem a bela data entre familiares e amigos. seguramente trajando a camisa do flamengo.

Comentários estão fechados.