Revitalizado, o barco ‘Todos pela Vida’ retorna com serviços de saúde e cidadania

O Programa de Atendimento Itinerante (PAI), do Governo do Amazonas, está de volta para atender com serviços de saúde e cidadania nas comunidades do interior do Estado. Na quarta-feira (15), o barco “Todos pela Vida”, primeira das três embarcações recuperadas para o programa, zarpou rumo aos municípios da calha do rio Juruá, após inauguração que contou com a presença do governador do Amazonas, José Melo, da presidente de honra do Fundo de Promoção Social (FPS), a primeira-dama Edilene Gomes de Oliveira, e do vice-governador Henrique Oliveira. Totalmente revitalizada, a embarcação teve seus serviços melhorados e ampliados e partiu, do estaleiro Juruá, no distrito do Cacau Pirera (Iranduba), rumo às comunidades ribeirinhas de sete municípios: Envira, Guajará, Ipixuna, Eirunepé, Itamarati, Carauari e Juruá. Em sua primeira viagem, com previsão de chegar no dia 28 de março ao destino inicial, o município de Envira, a 1208,71 quilômetros de Manaus, o barco Todos pela Vida deve beneficiar cerca de 15 mil pessoas nos sete municípios do Juruá, uma média de 1.500 atendimentos por dia. Além dos serviços que já integravam o PAI – previdência social, emissão de certidão de nascimento, de RG, Carteira de Trabalho, RANI, entre outros documentos, atendimento médico, odontológico, oftalmológico, laboratoriais e preventivos –, o barco “Todos pela Vida” aumentou seu leque de atuação com serviços inéditos. É por aí!

 

 

Fomento à Cultura é aprovado na CMM

O Projeto de Lei Nº 016/2017, que institui a criação do Sistema Municipal de Fomento à Cultura (Siscult) foi aprovado em discussão única no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM) na manhã da última terça-feira, 14. O documento, de autoria do Executivo Municipal, não sofreu alterações. A proposta segue agora para sanção do Prefeito Arthur Virgílio Neto. O Siscult tem o objetivo de implementar um modelo de políticas públicas para o fomento à Cultura em Manaus, por meio de editais. A proposta foi entregue à CMM no dia 10 de fevereiro, juntamente com o projeto que institui a Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Ambos tramitaram em Regime de Urgência na Casa. Conforme o projeto, o Siscult regulamenta que o mínimo de 30% do orçamento de programas especiais da Manauscult seja necessariamente destinado para os seguintes segmentos: 10% a ser aplicado em Folclore e Cultura Popular; 10% em apoio ao Carnaval; e os 10% restantes para Artes e demais áreas da Cultura da cidade. O Siscult também não impede que outros recursos sejam destinados a essas áreas, que, historicamente, são as que mais demandam apoio do poder público.

 

Ampliação de recursos para Suframa

A superintendente da Zona Franca de Manaus, Rebecca Garcia, mostrou-se otimista com o debate realizado, ontem (16), no Senado Federal, acerca da aprovação da MP 757, que criou a TCIF e a TS em substituição à TAS, e que definiu o calendário das atividades da comissão mista que trata do tema no Congresso Nacional. De acordo com Rebecca Garcia, a preocupação demonstrada pelos parlamentares do Amazonas, no sentido de reduzir o contingenciamento de recursos arrecadados pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) é positivo. A superintendente da autarquia diz que a inversão do volume de recursos contingenciados, conforme proposto na reunião da quinta-feira, passando de cerca de 70% para 30%, viabilizará recursos para aplicar no desenvolvimento regional na área abrangida pela Suframa. Muito bom!

 

Mais turistas em Manaus

Depois de passar por Recife, o navio M/S Seven Seas Mariner aporta em Manaus, nesta sexta-feira, às 8h, com 1.053 pessoas a bordo, entre turistas e tripulantes. No cais, faz parelha com o atual “hóspede”, o navio M/S Seabourn Quest, que chegou à capital na última quarta-feira, 15, e zarpa hoje. às 18h. O último encontro desses transatlânticos em Manaus deu-se na Temporada de Cruzeiros do ano passado. A Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) fará o receptivo dos turistas ao desembarcarem. A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) também irá auxiliar na recepção. Guias bilíngues e artesanatos indígenas serão entregues aos viajantes pela equipe dos Centros de Atendimento ao Turista (CATs). A segurança do local fica por conta da Polícia Turística do Amazonas (Politur), que também dará reforço na orientação dos turistas. Demais órgãos irão prestar serviços aos recém-chegados no navio. A embarcação ficará em Manaus até sábado, 18, quando partirá para Devil’s Island, na Guiana Francesa, às 17h.

 

Regras sobre exportação de produtos da floresta

As normatizações e regras que regem o processo de exportação de produtos e subprodutos que contenham matéria-prima de origem florestal, incluindo espécimes em risco de extinção, foram alguns dos temas abordados no seminário “Exportação de Produtos da Floresta”. A conferência, promovida pelo Comitê Gestor do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) do Estado do Amazonas, ocorreu na quarta-feira (15), no auditório da Suframa. A palestra foi ministrada pelo chefe da Divisão Técnico Ambiental do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) no Amazonas, Geandro Guerreiro Pantoja, que destacou as principais regras definidas pela legislação ambiental.  Em especial, artigos mencionados na Lei nº 11.284 de 2 de março de 2006 e na Lei 4.771 de 15 de setembro de 1965, e as Instruções Normativas (IN) do Ibama como a nº 21 de 23 de dezembro de 2014 e a de nº 15 de 22 de dezembro 2011, além da Portaria do Ministério do Meio Ambiente (MMA) nº 443 de 17 de dezembro de 2014. Pantoja abordou ainda a normatização descrita no âmbito do sistema Documento de Origem Florestal (DOF), bem como orientações para procedimentos. O DOF é a licença obrigatória para transporte e armazenamento de produtos florestais de espécies nativas do Brasil.

 

Novos ônibus

O prefeito em exercício Marcos Rotta entrega, nesta sexta-feira, às 10h, 30 novos ônibus que serão incorporados à frota de transporte coletivo urbano. Com capacidade para 76 passageiros, os veículos são da frota da Via Verde e vão operar na zona Oeste da cidade. A entrega dos coletivos será na Avenida Coronel Cyrillo Neves, Compensa, zona Oeste, e é uma das exigências da Prefeitura de Manaus para a melhoria do sistema de transporte. Muito bom!
Imóveis na Flórida

A empresária Liliane Cavalcanti vai comandar em Manaus o evento Flórida Investment Connect, que está percorrendo várias cidades do país, orientando interessados em adquirir imóveis nos Estados Unidos. A palestra é gratuita e vai contar com especialistas no mercado imobiliário. O objetivo é esclarecer dúvidas sobre o processo para a aquisição de casas e apartamentos. “Iremos falar inclusive sobre o financiamento bancário e abordar questões jurídicas. É um evento esclarecedor e que vale muito pelo conteúdo”, diz Liliane. Em Manaus, o encontro vai acontecer no dia 22 de março no Intercity Hotel, no bairro Adrianópolis.  As inscrições podem ser feitas pela página da Selleta Realty e no endereço http://bit.lv/2tkOKne.

 

Incentivo ao parto natural

O Hospital Maternidade Unimed (HMU), de Manaus, foi selecionado para participar do programa “Parto Adequado”, da Agência Nacional de Saúde (ANS), executado em parceria com o Hospital Albert Einstein e Institute for Healthcare Improvemene (IHI). O programa, que contempla treinamentos e consultoria para investimentos em estrutura física, tem como meta a redução do número de partos cesáreos em todo o país e a implantação de práticas de excelência no atendimento às gestantes e recém-nascidos. A diretora presidente da Unimed Manaus, médica Corina Batista, informa que o programa começa a ser executado a partir deste mês, com vigência por dois anos.

 

Passarela

Luiz Carlos Mestrinho (no Rio), Ana Paula Perrone, Lucíola Valos Silva e Mikael Karlyson, figuram na lista dos felizes aniversariantes desta sexta-feira. Personalíssimos por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. Parabéns. Se vivos estivessem, meus queridos Moacir Andrade e Cibele Johnson também estariam aniversariando hoje. Saudades!

O atual presidente da Associação Amazonense de Municípios, João Campelo, sai na frente para a eleição da entidade que acontece dia 31 deste mês. Candidato à reeleição, é o único candidato que conseguiu até o momento reunir apoio dos representantes e gestores de todas as regiões do interior do Estado.
Após algumas reclamações de contribuintes que não estavam conseguindo fazer o pagamento dos carnês, o prazo para o pagamento da cota única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), com desconto de 10%, foi prorrogado para o próximo dia 31. Também foi estendido, para o último dia útil de março, o prazo do primeiro vencimento para aqueles que optarem pelo pagamento parcelado e sem desconto. Olho vivo!

Nesta sexta-feira, Rodrigo Raniely & Monaliza apresentam-se na praça de alimentação do Manaus Plaza, com um repertório do seu mais recente DVD, com sucessos sertanejos conhecidos do grande público. Para os amantes do rock, a banda Reconnect, comanda o palco no sábado (18), cantando os sucessos nacionais e internacionais. Confira!

O Chic Bazar promove, hoje (17) e amanhã (18), a partir das 10h, a edição “Especial do Mês das Mulheres”, no Centro de Convenções do Manaus Plaza Shopping. A programação traz uma surpresa no primeiro dia do evento, a participação do cantor Nunes Filho, o “Príncipe do Brega” que fará uma apresentação em especial para todas as mulheres e também para o público presente, das 18h às 20h no salão do Centro de Convenções do Manaus Plaza.

No especial ‘Rabo de Vaca Retrô’, desta sexta-feira, o público do Alambique vai ‘forrozear’ ao som dos sucessos que marcaram a trajetória do grupo de forró amazonense. A casa localizada em frente ao Aeroclube de Manaus, também recebe esta noite as bandas Forró Festança, Forró Show e Balanço da Sanfona. Início às 21h. Mulheres e nomes na lista VIP, não pagam até 23h.

Com um super foguete, o parque temático ‘O Show da Luna’ invade a praça central do Amazonas Shopping na próxima segunda-feira (20). A garotada, além de poder aproveitar brinquedos inéditos, vai ter a chance de conhecer de pertinho os personagens da animação em um incrível ‘Meet&Greet’. O parque vai funcionar de segunda a sábado, das 10h às 22h; e aos domingos e feriados, das 14h às 21h; já os encontros acontecerão dos dias 22 a 26 de março, das 17 às 20h.

A exposição errada ao sol pode intensificar a célula e promover o câncer de pele. Quem alerta é a dermatologista do Serviço Social da Indústria (SESI Amazonas), Adriana Mariano, em palestra promovida aos clientes da área de Saúde da instituição. A médica recomenda cuidados e prevenções, além do uso do filtro solar diariamente e, principalmente, da do protetor de 4 em 4 horas. Fica a dica!

Dois temas sociais que marcam a produção recente do cinema brasileiro, a pobreza e a violência são também a mola propulsora de “Leco”, curta-metragem do realizador amazonense Augustto Gomes que estreia neste sábado (18), às 19h, no Teatro da Instalação (rua Frei José dos Inocentes, S/Nº, Centro de Manaus). O filme foi produzido com incentivo do Programa de Apoio às Artes – ProArte 2013, do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Cultura. A exibição tem entrada gratuita.

Paro por aqui, lembrando que; o trio de médicas Montaha Jasserand, Raquel Braga e Ione Brum promove no dia 30 de março, um megaevento para incentivar o empoderamento feminino. Elas vão falar e apresentar dicas e serviços para rejuvenescimento facial e íntimo. Chic demais. Fiquem todos na paz e que o fim de semana que hoje começa seja dos melhores. Até amanhã!

 

GALERIA

 

Gente da melhor qualidade, Luís Carlos Martins Mestrinho festeja hoje, no belo Rio, onde mora e trabalha mais uma virada de folhinha. Saúde, amigo
O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto continua em São Paulo recuperando-se da cirurgia na próstata sob a supervisão atenta de sua cara-metade, a primeira-dama Betinha Valeiko (Ingrid Anne)
Empresária festejada na Grande Manaus, Ana Paula Perrone, sócia-proprietária da empresa Equilíbrio Comércio e Indústria celebra nesta sexta-feira mais uma março na sua vida. Cheers
Os estrelados Karen e Daniel Areosa em recente agito comercial na Grande Manaus (Ana Cláudia Jatahy)
Hebe e Eymar Pereira conferindo os lançamentos da griffe Jorge Bischoff, no Shopping Ponta Negra (Ana Cláudia Jatahy)
Toda sorridente Suely Roldão enfeita a coluna desta sexta-feira. (Ana Cláudia
Jorge Sandri renovando seus acessórios básicos na loja Jorge Bischoff (Ana Cláudia Jatajy)
O vice-governador Henrique Oliveira, a presidente a presidente de honra do Fundo de Promoção Social (FPS), primeira-dama Edilene de Oliveira e o governador José Melo. prestigiando o lançamento do barco Todos pela Vida, um serviço do PAI; de saúde e cidadania do Estado para as comunidades do interior (Joel Arthus-Agecom)

 

 

1 comentário em “Revitalizado, o barco ‘Todos pela Vida’ retorna com serviços de saúde e cidadania”

Comentários estão fechados.