Manaus consegue liberação de recursos por boa classificação de risco

Em Brasilia, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto ecebeu sinal positivo da Confederação Andina de Fomento (CAF) e do Banco Mundial (BID) para a liberação de verbas para grandes obras em Manaus (Alex Pazuello-Semcom)

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto cumpriu, ontem (17), agenda administrativa em Brasília, acompanhado do secretário municipal de Finanças, Ulisses Tapajós e da primeira-dama, Elisabeth Valeiko. Arthur participou de reuniões em duas instituições financeiras internacionais, na Confederação Andina de Fomento (CAF) e no Banco Mundial (BID). O prefeito destacou a forma como o Banco Mundial elogiou a organização financeira da prefeitura e como isso sinalizou a possibilidade de novos empréstimos. Manaus atualmente tem o rating ‘B+’ no índice de classificação de risco, o que a coloca apta para conseguir empréstimos tanto internacionais quanto junto ao Ministério da Fazenda. Durante a reunião da CAF ficou decidido a liberação de recursos na ordem de US$ 7 milhões, para a finalização da 3ª etapa do Complexo Turístico da Ponta Negra, na zona Oeste de Manaus. Há, também, a perspectiva da liberação de um empréstimo no valor de US$ 100 milhões, ainda neste semestre, para ser investido na construção da Ponta Branca, revitalização da Marina do Davi, novas passagens de nível, a construção do T6 e uma intervenção viária na entrada do Manoa. Que venham os recursos. Manaus agradece.

 

716x119px_bannerdig_educacao

 

Governador José Melo inaugura obras em Coari

O governador do Amazonas, José Melo, esteve nesta quinta-feira (16), no município de Coari, para inaugurar a Ponte do Pêra, o Centro de Educação de Tempo integral (Ceti) Manuel Vicente Ferreira Lima e outras cinco escolas no modelo padrão reformadas pelo Estado. Na ocasião, o governador anunciou uma parceria com a Prefeitura de Coari para recuperar o sistema viário da cidade e asfaltar as estradas Coari-Mamiá e Coari-Itapeua. Ao lado da presidente do Fundo de Promoção Social (FPS), a primeira-dama Edilene Gomes de Oliveira, o governador ainda entregou um micro-ônibus para a Associação Pestalozzi de Coari. O FPS pretende recuperar, por meio de um Termo de Fomento, o prédio da Pestalozzi e doar equipamentos para o projeto de formação musical da escola. José Melo ainda esteve com o prefeito Adail Filho no Hospital Geral Odair Carlos Geraldo, para assinatura da ordem de serviço da obra de reforma da unidade que será feita pela Prefeitura.

 

Rumo aos Estados Unidos

Dois integrantes dos Corpos Artísticos do Amazonas, a partir do dia 16 de março, alçam voo internacional. O trombonista Hugo Pinheiro, que integra a Amazonas Filarmônica e a Orquestra Experimental da Amazonas Filarmônica, e a soprano Amanda Aparício, da Orquestra de Violões do Amazonas, viajam para os Estados Unidos, para fazer recitais, ministrar masterclasses e participar de cursos de performance. O convite partiu do trombonista Bradley Kerns, professor da Universidade de Kentucky, por ocasião da sua visita a Manaus no Encontro Brasileiro de Trombonistas de 2016, que contou com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura. Os dois artistas farão recitais nas universidades de Kentucky e Morehead, e Hugo Pinheiro ministrará masterclasses para os alunos de trombone das respectivas universidades. Já Amanda Aparício participará de um curso de alta performance operística na universidade de Kentucky, ministrado pela mundialmente renomada soprano Cynthia Lawrence, que já interpretou papéis importantes na ópera mundial, como Micaela em Carmen, de Georges Bizet. Coisa boa, nossa prata de casa brilhando no exterior!

 

Zambianos na Suframa

Uma comitiva de membros da Zambia Information and Communications Technology Authority (Zicta) – órgão governamental responsável pela regulação da Ciência, Tecnologia e Inovação da Zâmbia – visitou a Suframa, na última quinta-feira, para conhecer mais detalhes do funcionamento do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM). A comitiva foi recebida pelo superintendente adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Regional da Autarquia, Marcelo Pereira. Pereira explicou que os incentivos fiscais têm sido cada vez mais combatidos pela Organização Mundial do Comércio (OMC) e o que segue legitimando a existência da ZFM é o fato de ela ser economicamente sustentável, socialmente justa e ambientalmente responsável. “O Brasil tem duas leis de informáticas que concedem incentivos fiscais às empresas que investem em pesquisa e desenvolvimento. Uma específica para a ZFM, outra para o resto do Brasil. A OMC não contestou a da ZFM por causa dos resultados dela na promoção do desenvolvimento regional e na proteção ambiental”, detalhou. Após a explanação, os zambianos agradeceram as informações e os exemplos fornecidos que poderão ser replicadas no país africano. “Obrigado pela recepção e pela generosidade de explicar sobre a Zona Franca de vocês”, disse Mwenya Mutale, um dos integrantes da comitiva.

 

Escola de Contas Públicas do TCE-AM inicia ano letivo

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) iniciou, na segunda-feira (13), o ano letivo da Escola de Contas Públicas do TCE-AM de 2017, com aula inaugural no auditório do órgão. A solenidade teve a participação do vice-governador do Amazonas, Henrique Oliveira, que enfatizou a importância do papel do TCE junto aos atuais administradores e servidores de órgãos governamentais que precisam realizar uma eficaz administração pública. A solenidade teve, também, a presença da Conselheira e presidente em exercício da Corte, Yara Lins, prefeitos e vereadores do interior, conselheiros, auditores, procuradores e servidores da Corte de contas. A aula inaugural, que marcou o início das atividades da Escola de Contas de 2017, foi ministrada por dois oficiais do Comando Militar da Amazônia: coronel Manoel Fernandes Amaral Filho e tenente-coronel Lauro Augusto Pastor Almeida, que destacaram respectivamente, sobre a “Logística na Amazônia” e a “Logística Cabocla do Interior do Amazonas”. O coordenador-geral da Escola de Contas Públicas, Conselheiro Josué Filho, ressaltou que o princípio fundamental da instituição é a qualificação em detrimento da reprovação.

 

Proteção à Criança e Adolescente

Com a chegada do período carnavalesco, as ações de combate ao trabalho infantil e a exploração sexual de crianças e adolescentes, serão intensificadas a partir deste fim de semana. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh). Também participam da ação os Conselheiros Tutelares, Juizado da Infância e Juventude, Delegacia Especializada de Proteção à Criança e Adolescente, SEAS, Sejusc entre outros órgãos. A campanha prevê a execução de ações permanentes em eventos e megaeventos que são realizados na cidade ao longo do ano com o objetivo de enfrentamento e combate às violações de direitos de crianças e adolescentes, como situações de exploração sexual e trabalho infantil, entre outras. Conforme publicação do Diário Oficial da Justiça Eletrônico, do dia 19 de janeiro, nas festas públicas e em qualquer logradouro público, onde se promover eventos carnavalescos, os menores de 14 anos somente poderão participar acompanhados dos responsáveis legais ou acompanhantes.

 

Mundo Bita em clima de Carnaval

Encerrando temporada no Amazonas Shopping, o parque temático Mundo Bita entra no clima do Carnaval e vai agitar o fim de semana da criançada com atividades especiais. Contação de histórias e oficina de máscaras estão na programação, que terá acesso gratuito para toda a garotada, a partir das 15h, tanto no sábado quanto no domingo. (18 e 19). O universo encantado de descobertas do Bita vai ser ‘contado’ por três atores da Companhia Trilhares, em duas sessões de 40 minutos, com histórias sobre as aventuras do carinha de cartola e seus amigos Lila, Dan e Tito. No intervalo entre as narrativas, o público infantil poderá curtir os principais sucessos da animação, participar de brincadeiras de roda e cantigas com os artistas. As crianças também podem esperar muitas brincadeiras e cantigas de roda. Quem perder a apresentação deste fim de semana terá, mais uma oportunidade de participar nos próximos dias 25 e 26.. Além da contação de histórias, os pequenos também poderão desfrutar de uma oficina de máscaras, cuja temática central serão os próprios personagens do Mundo Bita. Muito bom!

 

Concerto “Violão e Samba” no TA

Belas e inesquecíveis canções do samba brasileiro poderão ser ouvidas no Teatro Amazonas na próxima terça-feira (21), a partir das 20h, no concerto Violão e Samba, com a Orquestra de Violões do Amazonas e o Balé Folclórico do Amazonas, realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, a partir das 20h, com entrada franca. Segundo o maestro Davi Nunes, regente da Orquestra, o objetivo do concerto é trazer músicas que deram os primeiros passos no desenvolvimento do samba brasileiro. “Vamos fazer uma boa viagem, desde as músicas do começo do samba até as mais atuais! Será uma boa pedida para entrarmos no clima do Carnaval”, declara. O espetáculo, que terá uma hora de duração e contará com a belíssima performance do Balé Folclórico do Amazonas. Show imperdível!

 

Passarela

Saulo Furtado, Nadja Toledo, Roberto Sá Gomes, Norma Jeane Esteves, Francisco Praciano e Suely Vieira Barreto, figuram na lista dos felizes aniversariantes deste sábado.Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. Parabéns!

Neste sábado, todos os caminhos levam ao Village Festas, para o ‘Feijão TOP’, do colunista Fernando Coelho. A comilança será animada pela Banda Impakto e pela gloriosa bateria da Mocidade Independente de Aparecida, além da presença do cast estrelado da nossa melhor sociedade. A partir das 12h30.

Neste sábado e domingo, mais oito instituições filantrópicas de Manaus receberão as ações do grupo de voluntários da Samsung Eletrônica da Amazônia. Estão previstas atividades recreativas, doações, reformas e pequenas intervenções nos ambientes. A programação faz parte do Mês do Voluntariado, realizado em fevereiro, e que deverá alcançar, este ano, 20 entidades, beneficiando mais de mil pessoas.

As mulheres são as novas donas do Sertanejo no País. Por isso, Manaus também merece um show só delas! Jôci Carvalho recebe Duda Mota, e a dupla Luana & Raphaela na noite das Divas do Dedé, na Cachaçaria do Dedé, no Parque 10. O espetáculo está marcado para o dia 23 de fevereiro, a partir das 20h. Maiores informações e reservas: (92) 99998-7028.

O CEL Literatus informa que está com inscrições abertas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), nas modalidades do Ensino Fundamental e Ensino Médio, para quem deseja retomar os estudos. Com pequeno investimento por disciplina e material incluso, o aluno pode estudar de acordo com sua disponibilidade, pois são oferecidos os três turnos: manhã, tarde ou noite. Há também planos promocionais que podem ser consultados no regulamento disponível no site www.literatus.edu.br

Além de uma glamourosa exposição de fantasias carnavalescas, que poderá ser apreciada pelo público, o Shopping Ponta Negra vai esquentar a folia neste sábado, com o aulão de ritmos e zumba promovido pela Academia Fórmula, a partir das 10hs. A bateria da Grande Família encerrará o aulão, colocando os participantes para cair no samba. Que tal participar! 

Nos dias 17 a 19 de fevereiro, acontece no Centro de Convenções Manaus Plaza, o Curso de Inteligência Emocional, que tem como foco o aumento do desempenho em todas as áreas da vida. O curso é considerado o maior treinamento de Inteligência Emocional na América Latina. O método criado por Paulo Vieira possui certificação e objetiva eliminar  obstáculos emocionais, ajudando o participante a alcançar todas suas metas e objetivos, com abordagens baseadas em estudos cientificamente comprovados.

O Projeto “Música na Praça” do Manaus Plaza Shopping prepara um final de semana com shows gratuitos na Praça de Alimentação, das 19h Às 21h. Para os amantes da banda Reconnect, comanda o palco neste sábado, cantando aprimorado setlist de  sucessos nacionais e internacionais.O “Música na Praça” encerra o domingo, ao som da banda Moinhos de Vento, onde Caio Camargo e Rodrigo Torres apresentam um precioso Pocket Show. Confiram!

Os serviços online da Prefeitura de Manaus oferecidos tanto no portal principal (www.manaus.am.gov.br), quanto nas páginas das secretarias serão suspensos temporariamente entre 10h e 13. A medida, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef), acontece devido à manutenção nos seus links de internet. Após as 13h, os usuários já poderão acessar normalmente os serviços do portal.

Paro por aqui, lembrando que; no domingo acontece o Manaus Fantasy Kids. O bailinho acontece das 09h às 13h, no Amazonas Shopping. Todos que fizerem compras acima de R$ 200 em uma de suas lojas ganharão um par de ingressos para a festa infantil, que contará com animação da banda Cauxi Eletrizado, além do palhaço Goiabada e do DJ Sandro Souza. Fiquem na paz, tenham um belo fim de semana e até terça-feira!

 

GALERIA

 

 Linda, culta e advogada competente, Nadja Toledo é uma das estreladas aniversariantes desrte sábado. Cheers
Linda, culta e advogada competente, Nadja Toledo é uma das estreladas aniversariantes desrte sábado. Cheers
De novo visual, o colunista Fernando Coelho recebe logo mais, no Village Festas, para o seu badalado Feijão TOP carnavalesco
De novo visual, o colunista Fernando Coelho recebe logo mais, no Village Festas, para o seu badalado Feijão TOP carnavalesco
Os músicos amazonenses Amanda Aparício e Hugo Pinheiro prontos para invadir os States com sua arte (Divulgação)
Os músicos amazonenses Amanda Aparício e Hugo Pinheiro prontos para invadir os States com sua arte (Divulgação)
Em Brasilia, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto ecebeu sinal positivo da Confederação Andina de Fomento (CAF) e do Banco Mundial (BID) para a liberação de verbas para grandes obras em Manaus (Alex Pazuello-Semcom)
Em Brasilia, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto recebeu sinal positivo da Confederação Andina de Fomento (CAF) e do Banco Mundial (BID) para a liberação de verbas para grandes obras em Manaus (Alex Pazuello-Semcom)
Toda faceira, Sonia Machado ao lado de umdosbelos painéis da expô 'Verdemais', do irmão, artissta plástico Rui Machado
Toda faceira, Sonia Machado ao lado de um dos belos painéis da expô ‘Verdemais’, do irmão, artista Rui Machado
Na Galeria Dell Anno, Graça Assis eSílvia Tuma. Grandes amigas
Na Galeria Dell Anno, Graça Assis e Sílvia Tuma. Grandes amigas
Ana Gorette e Nilson Pimentel, casalquerido por meia Manaus
Ana Gorette e Nilson Pimentel, casal querido por meia Manaus
Solange Saint Clair e Abdul Hauache na Galeria Dell Anno
Solange Saint Clair e Abdul Hauache na Galeria Dell Anno