Governo do Amazonas sinaliza apoio ao desfile das Escolas de Samba de Manaus

O Governo do Amazonas sinaliza apoio ao desfile das escolas de samba no Carnaval de 2017 (Reprodução)
O Governo do Amazonas sinaliza apoio decisivo ao desfile das Escolas de Samba de Manausa no Carnaval de 2017 (Reprodução)

Uma boa notícia para os foliões de Manaus e agremiações carnavalescas, o Governo do Amazonas garante a realização do tradicional desfile das escolas de samba de Manaus, para os dias 24 e 25 de fevereiro, no Centro de Convenções – Sambódromo, com coordenação geral da Secretaria de Estado Cultura. “Em reunião com os representantes das escolas de samba de Manaus, realizada semana passada, analisamos as necessidades das agremiações e chegamos a um acordo. A proposta foi apresentada ao governador José Melo, que mesmo diante das dificuldades financeiras do Estado, sinalizou positivo o apoio para assegurar os serviços essenciais para a realização do desfile, com o custeio da iniciativa privada, reconhecendo a importância da festa para o Estado e toda a população”, declarou o secretário de Cultura, Robério Braga. O Governo do Amazonas fica responsável pela infraestrutura e logística do evento, desde segurança e limpeza a aluguel de equipamentos de som, guindastes, caminhão guincho e empilhadeira.

 

web-banner-afeam-716x119

 

Prefeito e ciclistas debatem segurança no trânsito

“Mais segurança e menos mortes no trânsito”. Este foi o pedido apresentado ontem (30), por grupos de ciclismo da cidade em reunião com o prefeito em exercício Marcos Rotta, na sede da Prefeitura. Na pauta, estavam políticas públicas para a área, acessibilidade e mobilidade urbana. A reunião abriu amplo canal de diálogo com os representantes de centenas de ciclistas que utilizam diariamente as vias da cidade, resultando em duas propostas bem práticas e imediatas: o lançamento, dentro de até 30 dias, de uma ampla campanha de sensibilização para o respeito à vida no trânsito; e a criação de um assento para o segmento junto ao Comitê de Políticas Públicas, que terá à frente Marcos Rotta, além de representantes de diversas secretarias e da sociedade civil organizada. A campanha publicitária usará todos os canais e mídias virtuais, além de TVs, material impresso e será de média e longa duração. Muito bom!

 

Acordo de Cooperação Técnica

No próximo dia 07 de fevereiro, em sua sede, a Suframa irá assinar Acordo de Cooperação Técnica com a Junta Comercial do Amazonas (Jucea) para aderir à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim). A data de cerimônia de assinatura foi acertada em reunião realizada, ontem (30), entre técnicos da autarquia e da Jucea. A adesão à RedeSim representa mais uma ação da Suframa com objetivo de simplificar, desburocratizar e facilitar o processo de atração de empresas para a Amazônia. A RedeSim é um sistema que faz a integração entre bancos de dados dos diversos órgãos federais, estaduais e municipais (Receita Federal, Junta Comercial, Prefeitura Municipal, Secretaria de Fazenda, Bombeiros, entre outros) que participam do processo de abertura, alteração e baixa de empresas e disponibilizam essas informações na Internet, em um ambiente confiável, integrado, interativo e de fácil acesso.

 

Aula inaugural de curso da PM

Ao lado do comandante-geral da Polícia Militar, Coronel David Brandão, o governador José Melo prestigiou, ontem (30), a aula inaugural da primeira turma dos cursos de formação de cabos e sargentos da Polícia Militar do Amazonas (PMAM). A graduação será feita para 251 policiais militares. A solenidade aconteceu no auditório Nina Lins, da Universidade Nilton Lins, no Parque das Laranjeiras. Os cursos são destinados à formação de Cabos PM, Sargentos PM e aperfeiçoamento de Sargentos de 2017 da Corporação. O objetivo é o preenchimento de vagas aos postos à policiais militares que não possuam o curso de formação, exigido para os casos de promoções na carreira policial. O curso tem duração de 54 dias, sendo as duas semanas presenciais e dois meses na modalidade de ensino à distância (EAD). Na aula de abertura da formação, o Comandante-Geral da PM ministrou a aula com o tema “O aperfeiçoamento e a capacitação da Polícia Militar”.

 

Duetos Populares

Um gênero musical que é reconhecidamente a cara do Brasil e que completou no ano de 2016 seu centésimo aniversário, o inconfundível e animado “samba” abre a temporada 2017 de “Duetos Populares”, com os músicos Júnior Rodrigues e Paulo Onça fazendo uma dobradinha super descontraída, no palco do homenageado, o Teatro Amazonas, amanhã, 1º de fevereiro, às 20h, com entrada gratuita. A apresentação é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, para celebrar os 120 anos do Teatro Amazonas, completados dia 31 de dezembro de 2016 e, ainda, o aniversário de 20 anos de existência da Secretaria de Cultura.

 

Gravação do DVD 2017, do Boi Caprichoso

Montagem de equipes, criação de figurinos e cenário é a etapa de trabalhos que visam a gravação do DVD 2017, do Boi Caprichoso. Diretores e segmentos do bumbá reuniram com o diretor de produção Zandonaide Bastos para a organização de ambientes, decoração, identificação de personagens, autorização de imagens, estrutura de palco, sonorização e iluminação. Cerca de 700 pessoas farão parte da gravação. A partir de quinta-feira (02) iniciam os ensaios da Marujada de Guerra na praça dos bois, além de grupos cênicos, dançarinos e itens. Representantes das empresas Paulino Produtora, Tv À Critica, Barra Som e Pro Show também fazem parte da produção e gravação que acontece dia 25 de março no Curral Zeca Xibelão. No Curral, uma equipe trabalha concluindo obras e outra construindo o cenário para a gravação. A gravação do DVD 2017, do Boi Caprichoso promete impactar o público como nos anos anteriores.

 

Repasse

Com o objetivo de potencializar a economia local com incremento da produção e geração de atividade econômica e renda, o Fundo de Promoção Social (FPS) investiu quase R$100 mil reais para a realização de feiras de produtos regionais em Manaus. A cadeia produtiva do primeiro setor carece de ações de apoio, que possam incentivar os mini e pequenos produtores rurais, pertencentes à classe de agricultores familiares a participar de forma efetiva do processo produtivo agropecuário e facilitar o escoamento de sua produção até o consumidor. E é isso que a Agência de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (ADS) em parceria com o FPS vem fazendo ao promover a mais de 170 produtores a oportunidade de vender seus produtos, direto ao consumidor.

 

Oportunidades para provedores regionais

De acordo com a Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), os provedores regionais foram os maiores responsáveis pelo crescimento dos acessos à banda larga fixa no Brasil no último ano. Para se ter uma ideia, juntos, eles seriam a quarta maior operadora do País. E, vislumbrando ainda mais a ascensão deste segmento, a empresa de Processamento de Dados Amazonas S.A. (Prodam) tem firmado parcerias com provedores regionais, contribuindo para a inclusão digital da população que reside no interior do Estado. A Prodam já tem negociado com provedores regionais que possuem interesse em prestar serviços de telefonia, TV e internet, tanto na capital quanto no interior do Amazonas. Atualmente, a empresa tem explorado apenas a fibra ótica do projeto do Gasoduto Coari-Manaus, mas a expectativa é, ainda este ano, passar a utilizar também a do projeto Amazônia Conectada, que deve ter o trecho Coari-Manaus concluído até abril, e que colocará a capital em conexão com Tefé, parte da infovia do Alto Solimões. É por aí!

 

Passarela

Malvino Salvador (no Rio), Adriana Costa, Pedro Wilson Viana Leitão (em São Paulo), José Carlos Torres, Thiago Campos Jesus (em São Paulo) e Miguel Carrate, figuram na lista dos felizes aniversariantes desta terça-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. Parabéns!

Falando em aniversário, quem trocou de data ontem, segunda-feira, foi o secretário municipal de Comunicação, Marcos Santos, minha filha Andrea Aguiar, Marco Mosquera, Ana Noronha, Bernardo Monteiro de Paula, presidente da Manauscult, Adriana Leão, Pedro Muniz, Riame Nasser Bernardo Santos. A todos os parabéns da coluna!

O Laboratório Sabin recebeu cerca de 70 nutricionistas e profissionais de saúde para sua  Jornada Científica realizada em Manaus. O evento, realizado na última quinta-feira (26), teve como palestrante o cardiologista e diretor de Relacionamento com o Mercado do Laboratório Sabin, Anderson Rodrigues, que falou sobre a “Flexibilização do jejum para o Perfil Lipídico”. O encontro aconteceu no restaurante Amazônico.

A Rio Negro Choperia inicia operação no shopping Manaus ViaNorte nesta sexta-feira, 03 de fevereiro. O empreendimento irá receber alguns convidados VIPs em open bar, que terão a sua disposição o serviço de transporte pessoal ‘Yet Go’, concorrente nacional do Uber. Muito chique!

O Parque cidade da Criança retoma suas atividades nesta quarta-feira, 1º, com uma programação especial para a criançada até o domingo, 05. Entre as atividades haverá a oficina de pintura, sessão de fotos com personagens, tours pelo parque e cinema. O espaço é planejado especialmente para que as crianças se divirtam e aprendam com várias atividades lúdicas, assistindo peças teatrais e filmes, além das brincadeiras populares.

A próxima campanha do McLanche Feliz estará disponível em todos os restaurantes do país a partir desta quarta-feira, 1º de fevereiro. O clima de aventura vai invadir o McDonald’s com oito itens inspirados nos personagens de “Lego Batman: O Filme”, a nova animação da Warner Bros.

A Faculdade Estácio passa a oferecer, a partir deste ano, o curso de graduação em “Rede de Computadores”, visando à demanda crescente por profissionais especializados nessa área. O curso tem duração de 2 anos e meio e capacita o aluno para atuar na instalação e manutenção de redes de computadores. O profissional também sai capacitado para trabalhar na área de segurança da informação.

A Manaus Previdência encaminhou, ontem (30), à Casa Civil, para publicação no Diário Oficial do Município (DOM), o edital de convocação dos 18 candidatos nomeados para exercerem seus cargos na autarquia. Nesta publicação, os candidatos serão informados sobre o período e o local para onde deverão se dirigir para a checagem de pré-requisitos e procedimentos de posse.

Aconteceu, ontem (30), o encerramento da 2ª Colônia de Férias para PCD’s, na Minivila Olímpica do Coroado, localizada na alameda Cosme Ferreira, zona Leste de Manaus. O baile de carnaval encerrou com chave de ouro, o término da colônia de férias, com desfile a fantasia das 130 crianças participantes. Para animar a festa foi convidada a banda Filhos da Floresta. Sucesso total!

Paro por aqui, lembrando que; O Instituto TIM encerrou mais um ano de atuação com resultado positivo: 218 mil alunos de diversas partes do país foram beneficiados por seus programas educacionais, que envolveram também sete mil professores de 2,6 mil escolas de toda a rede pública brasileira. Fiquem todos na paz e até amanhã, se Deus quiser. Fui!

 

GALERIA

 

Com a carreira artística em plena ascensão, o ator amazonense Malvino Salvador, um dos mais festejados galãs da Rede Globo celebra nesta terça-feira, mais um janeiro na sua vida. Cheers
Com a carreira artística em plena ascensão, o ator amazonense Malvino Salvador, um dos mais festejados galãs da Rede Globo celebra nesta terça-feira, mais um janeiro na sua vida. Cheers
Fazendo biquinho Andrea Aguiar, minha única filha e grande amor da minha vida celebrou, ontem, mais uma virada de folhinha. Parabéns, meu amor
Fazendo biquinho Andrea Aguiar, minha única filha e grande amor da minha vida celebrou, ontem, mais uma virada de folhinha. Parabéns, meu amor
Sempre de bem com a vida, Zeca Nascimento prestigiou no último sábado, a noite portenha promovida pelo Amazônia Golf Resort (Sílvia Castro)
Sempre de bem com a vida, Zeca Nascimento prestigiou no último sábado, a noite portenha promovida pelo Amazônia Golf Resort (Sílvia Castro)
O Governo do Amazonas sinaliza apoio ao desfile das escolas de samba no Carnaval de 2017 (Reprodução)
O Governo do Amazonas sinaliza apoio decisivo ao desfile das Escolas de Samba de Manaus no Carnaval de 2017 (Reprodução)
Em pleno frescor da juventude Ana Carolina Marques Costa vai celebrar seus 15 anos com uma linda festa temática no Diamond, quando o dia 15 de fevereiro pintar no calendário
Em pleno frescor da juventude Ana Carolina Marques Costa vai celebrar seus 15 anos com uma linda festa temática no Diamond, quando o dia 15 de fevereiro pintar no calendário
-Na Jornada Científica realizada em Manaus, pelo Laboratório Sabin, os. Anderson Rodrigues, Abizair Leonel e Ana Zurra
Na Jornada Científica realizada em Manaus pelo Laboratório Sabin, os médicos Anderson Rodrigues, Abizair Leonel e Ana Zurra
Meus queridos Bell e Jane Marília Pontes festejaram em grande estilo no último dia 29,  lado da famílai. 40 anos de um casamento feliz e equilibrado. Parabéns
Meus queridos Bell e Jane Marília Pontes festejaram em grande estilo no último dia 29, lado da família. 40 anos de um casamento feliz e equilibrado. Parabéns
 Liza Melo e Adriane Antony Gonçalves, figuras queridíssimos no alto circuito social da Grande Manaus (Sílvia Castro)
Liza Melo e Adriane Antony Gonçalves, figuras queridíssimas no alto circuito social da Grande Manaus (Sílvia Castro)