Martha de Aguiar Falcão será homenageada pelo projeto Arboriza Manaus

4 -O secretário municipal de Meio Ambiente, Itamar de Oliveira Mar, Nelly Falcão de Souza, filha da homenageada, a diretora de Arborização e Paisagismo da Semmas, Rosemary Bianco e o empresário Geraldo Pio de Souza (Divulgação-Semmas)
O secretário municipal de Meio Ambiente, Itamar de Oliveira Mar, Nelly Falcão de Souza, filha da homenageada, a diretora de Arborização e Paisagismo da Semmas, Rosemary Bianco e o empresário Geraldo Pio de Souza, genro de Martha Facão (Divulgação-Semmas)

A pesquisadora, educadora e cientista Martha de Aguiar Falcão, falecida recentemente, será homenageada no próximo dia 21, Dia Nacional da Árvore, nas ações do Plano de Arborização 2016, o Arboriza Manaus. A honraria vai marcar o plantio – pelo prefeito Artur Virgílio Neto –, da muda número dez mil, da espécie Jatobá, às margens do Igarapé do Franco, no bairro Santo Antonio, zona Oeste. Martha Falcão, foi pioneira na luta pela implementação de projetos de estímulo à arborização em Manaus. Graduada em Serviço Social e Química pela Escola de Serviço Social de Manaus e pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, foi mestre em Botânica pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Publicou vários trabalhos relacionados ao meio ambiente e foi precursora de projetos importantes desenvolvidos na Ufam voltados à produção e distribuição de mudas de espécies frutíferas nativas amazônicas. Martha Falcão foi a idealizadora do Projeto Frutíferas, desenvolvido com os alunos da disciplina de Ecologia da Ufam. O objetivo do projeto era o de estimular o plantio de frutíferas nos quintais, utilizando inclusive espécies da Amazônia, que não eram tão populares, como o araçá-boi e o mapati, chamado de “uva da Amazônia”. O plantio acontecerá às 9h30 e contará com a presença dos familiares da homenageada e parceiros da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), responsável pela execução do plano. Honraria merecida!

 

web-banner-saude_set2016_716x119px

 

Desafio Urbano de Manaus

O Sindicato da Indústria da Construção Civil no Amazonas (Sinduscon-AM) realiza, nesta sexta-feira, o seminário “Desafio Urbano de Manaus”. A proposta é pautar a sociedade manauara, profissionais e estudantes da área a cerca da discussão e planejamento do desenvolvimento urbanístico da cidade. O congresso terá a presença de um dos principais nomes da área da construção civil no Brasil, Claudio Bernardes. Com quase quarenta anos no mercado profissional, Bernardes possui uma carreira consolidada e respeitada. É formado em Engenharia Civil pelo Instituto Mauá de Tecnologia. Possui especialização em Engenharia de Produção para Construção Civil e mestrado em Engenharia, pela Universidade de Sheffield – Inglaterra. É diretor-presidente da Ingaí Incorporadora SA e presidente do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Comerciais e Residenciais de São Paulo.

 

Jornada de Análises Clínicas

O Centro Literatus (CEL) realizou, até ontem, a 1ª Jornada de Análises Clínicas. O evento discutiu o Passado, Presente e Futuro do Laboratório Clínico, com foco na importância da educação contínua dos profissionais da área de diagnóstico. “A intenção foi mostrar aos futuros profissionais uma reflexão com relação às novas técnicas e tecnologias, que tem trazido maior segurança, precisão e rapidez de diagnóstico aos pacientes”, disse a diretora de Educação Profissional do CEL, Amanda Estald. A tendência de testes diretos, mais objetivos e por consequência, mais assertivos, como o de técnicas em biologia molecular e os de biochips também foram destaques da Jornada. Entre as vantagens das novidades está a possibilidade de indicar de forma individual e específica o medicamento para cada paciente.

 

Mobilização  

Manaus recebe, nesta sexta-feira, no salão Rio Negro, do Tropical Manaus Ecoresort, a Mobilização pela Desburocratização da Navegação no Brasil. Lideranças do setor de transporte aquaviário estarão na capital amazonense para debater fragilidade e entraves que impactam o desenvolvimento do modal de transporte no país. O simpósio é chancelado pela Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviária (Fenavega) com apoio do Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial no Estado do Amazonas (Sindarma). A iniciativa faz parte do movimento nacional pela desburocratização da navegação brasileira. Os integrantes do setor debaterão medidas para solucionar entraves burocráticos, que impactam negativamente o setor. Segundo a Fenavega, o foco da campanha é reduzir para patamares aceitáveis as exigências burocráticas que atualmente vigoram em vários órgãos do setor público, possibilitando assim que o modal aquaviário de transporte ofereça aos usuários e clientes maior agilidade, eficiência e melhor custo-benefício.

 

Plano Diretor Industrial

A superintendente da Suframa, Rebecca Garcia participou, ontem, da 171ª Reunião Ordinária do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), no auditório da entidade, para apresentar o estudo “Plano Diretor Industrial (PDI): Diretrizes Táticas para a Área de Atuação da Sufdrama (2017-2025)” e ainda tratar de outros assuntos relacionados ao Polo Industrial de Manaus (PIM). A reunião foi conduzida pelo presidente do Cieam, Wilson Périco, acompanhado do primeiro vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Nelson Azevedo. A superintendente Rebecca Garcia afirmou que assim que ingressou na Suframa sentiu a necessidade da criação de um Plano Diretor Industrial para nortear os trabalhos estratégicos da autarquia. “Reuni os economistas da Autaarqui e expliquei que precisávamos de um plano tático onde nós pudéssemos saber para onde vamos e assim definirmos o que fazer hoje e chegarmos aos nossos objetivos”, disse. É por aí!

 

Contrapartida

Mais de 800 estudantes vinculados ao Programa Bolsa Universidade (PBU), da Prefeitura de Manaus, vão auxiliar o trabalho de cadastramento de beneficiários do programa Bolsa Família no sistema eletrônico e-SUS. A Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi) convoca os bolsistas nesta sexta-feira, a pedido da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A convocatória faz parte do projeto de inserção dos dados cadastrais das famílias no sistema e-SUS, registro de acompanhamento de saúde do programa. A chamada dos estudantes acontece por meio de contrapartida ao benefício do Bolsa Universidade, previsto em lei. A expectativa da Semsa é que o trabalho com apoio dos bolsistas melhore o acesso aos dados dos usuários do serviço de saúde.

 

13838215_1151595421530174_834981227_o

 

Farmácia Viva

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) teve aprovado, por meio de edital do Ministério da Saúde (MS), projeto para a implantação da ‘Farmácia Viva’. Com a parceria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), as primeiras espécies de plantas consideradas medicinais já poderão ser dispensadas em cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs) após 14 meses do início do projeto. O órgão aguarda agora publicação no Diário Oficial e repasse da verba, estimada em 314 mil reais. O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, comemorou a aprovação do projeto destacando que o uso de produtos naturais selecionados a partir de critérios de qualidade vai aumentar as alternativas de tratamento para problemas de saúde identificados na Atenção Primária, além de oferecer ao usuário o acesso fácil e seguro a esses produtos, que não terão aditivos como corantes, e baixíssimo risco de efeitos colaterais. Muito bom!

 

Seminário Gratuito

Com o objetivo de prestar orientações a empresas exportadoras de alimentos e bebidas de produtos amazônicos, o Comitê Gestor do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) no Amazonas promove, próximo dia 23, no auditório da Suframa, o seminário “O papel do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) no comércio exterior: Procedimentos e licenças para exportação”. Ministrado por técnicos do MAPA, o seminário abordará tópicos como “Competências do MAPA”; “Exigências do MAPA para exportação e importação de produtos de origens animal e vegetal”; “Processo de certificação para produtos orgânicos; e “Exigências operacionais da Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro)”. As vagas são limitadas e a inscrição, gratuita, pode ser feita pelos endereços eletrônicos: [email protected] ou [email protected]. Maiores informações:  3321-7256/3321-7274.

 

Passarela

Décio Fuschi (no Rio), Ellen Herculano, Odilon Andrade (em Bebedouro-SP), Nelson Campos, Isabel de Moura Costa, Henrique Ribeiro (em São Paulo) e José Francisco Trigueiro, figuram na lista dos felizes aniversariantes desta sexta-feira. Personalíssimos e muito queridos por certo serão alvo dos merecidos paparicos. Parabéns!

As melhores grifes de moda como Carrera, Christian Lacroix, Diesel, Michael Kors, Desigual e Carolina Herrera, estão com preços especiais nas lojas da Top Internacional. O Hot Fashion Sale segue até o dia 30 de setembro com descontos que vão até 50% no setor de acessórios das lojas.

De olho em novos negócios, a empresa de Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam), usará a sua expertise na área de Tecnologia da Informação (TI) para levar ao mercado corporativo uma visão de inovação tecnológica, oferecendo ao setor privado produtos e serviços com reconhecida qualidade. Muito bom!

A atriz brasileira Juliana Paes surgiu radiante com joias H.Stern no baile da Brazil Foundation na noite de anteontem, em Nova York. Juliana usou um par de brincos e um pile up de anéis de Ouro Nobre com diamantes da coleção comemorativa dos anos da marca Genesis H.Stern e da icônica coleção Stars. Chique demais!

Um fim de tarde pode ser bem mais interessante se terminar com uma boa música e na companhia de amigos. Essa é a proposta do ‘Sunset no Rota’ que convida todos a apreciarem a magia do pôr do sol amazonense, ouvindo um repertório com canções de todos os estilos. Neste sábado (17), a partir das 17h, o som será da banda Três é Demais. Mais tarde, às 22h30, quem comanda é o rock da Fullgás. O Rota 78 Pub está localizado na Rua Rio Amapá, nº 296 no Vieiralves.

O grafite no Complexo Viário Gilberto Mestrinho, no Coroado,  na zona Leste, foi destaque nas redes sociais da Gráfica Mestiza, especializada em divulgar arte urbana de países da América Latina. De 03 a 09 de setembro as imagens amazônicas retratadas no viaduto estiveram entre as mais visualizadas e ganharam o top 3 – de um total de cinco – entre imagens do Brasil, Chile, Argentina e México.

Exemplares de uma história em quadrinhos que retrata de forma simples a importância do rápido diagnóstico da sepse, uma síndrome que mata uma pessoa a cada segundo no mundo foram distribuídos no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. A ação foi um alerta para a doença responsável por mais óbitos do que o câncer ou o infarto agudo do miocárdio. Ação teve a participação da equipe do Pronto-Socorro do Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, unidade da Susam administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed).

Uma nova turma de 12 profissionais de odontologia da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) participa, até dezembro, de capacitação oferecida pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) para atendimento odontológico de usuários com deficiência na Atenção Primária em Saúde.  Ao final do curso, a Semsa contará com mais 50 profissionais capacitados na rede.

Após cinco meses de atividades com oficinas de dança, teatro e canto, o projeto “Palavreando”, promovido pelo Grupo Arte pela Arte, entra na reta final dos trabalhos. Durante o mês de setembro, os mais de 40 alunos envolvidos no projeto se preparam para uma mostra cultural que será realizada em outubro na zona Leste. O projeto foi contemplado por meio do Edital Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2015, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

Paro por aqui, lembrando que; a produção de motocicletas cresceu 23,3% no último mês de agosto, atingindo quase 93 mil unidades, informou a superintendente da Zona Franca de Manaus, Rebecca Garcia, que também registrou número positivo no desempenho das exportações do setor de duas rodas do Polo Industrial de Manaus (PIM). Sobre o crescimento da produção de motocicletas no mês de agosto, conforme a titular da Suframa, deve ser considerado que, em julho, houve férias coletivas no segmento. Nos oito meses de 2016 já foram produzidas 632 mil motocicletas. Até amanhã!

 

GALERIA

 

Toda linda, Juliana Paes brilha no baile anual Brazil Foundation,em Nwy York City, com joias Genesis H.Stern (Divulgação)
Toda linda, Juliana Paes brilha no baile anual Brazil Foundation, em Nwy York City, com joias Genesis H.Stern (Divulgação)
Figura festejada em Manaus onde viveu por muitos anos, Odilon Andrade celebra hoje em Bebedouro-SP, seus 76 anos bem vividos. Saúde, amigo
Figura festejada em Manaus onde viveu por muitos anos, Odilon Andrade celebra hoje em Bebedouro-SP, seus 76 anos bem vividos. Saúde, amigo
Janete Fernandes e Ghislaine Oliveira e sua grande paixão pelo pets
As amiga Janete Fernandes e Ghislaine Oliveira e sua grande paixão pelo pets
4 -O secretário municipal de Meio Ambiente, Itamar de Oliveira Mar, Nelly Falcão de Souza, filha da homenageada, a diretora de Arborização e Paisagismo da Semmas, Rosemary Bianco e o empresário Geraldo Pio de Souza (Divulgação-Semmas)
O secretário municipal de Meio Ambiente, Itamar de Oliveira Mar, a educadora Nelly Falcão de Souza, filha da homenageada, a diretora de Arborização e Paisagismo da Semmas, Rosemary Bianco e o empresário Geraldo Pio de Souza, genro de Martha Falcão (Divulgação-Semmas)
 Antenado e de bem com a vida, o arquiteto paulista Henrique Ribeiro festeja hoje em grande estilo mais uma virada de folhinha
Antenado e de bem com a vida, o arquiteto paulista Henrique Ribeiro festeja hoje em grande estilo mais uma virada de folhinha
Desembargador Ari Moutinho e sua Lourdinha em recente agito social (Sílvia Castro)
Desembargador Ari Moutinho e sua Lourdinha em recente agito social (Sílvia Castro)
O engenheiro civil Claudio Bernardes, de São Paulo, é presença confirmada no seminário “Desafio Urbano de Manaus”
O engenheiro civil Claudio Bernardes, de São Paulo, é presença confirmada no seminário “Desafio Urbano de Manaus”
Jaqueline Chagas e Valdenice Garcia Rodrigues no agito do Zefinha Bistrô (Sílvia Castro)
As ótima Jaqueline Chagas e Valdenice Garcia Rodrigues no agito do Zefinha Bistrô (Sílvia Castro)