Caminhada para a Vida reuniu cerca de 800 pessoas, na Ponta Negra

4 - O Complexo Turistico da Ponta Nwgra coloriu-se de verde na Caminhada pela Vida, que que reuniu profissionais da área da saúde, pessoas transplantadas, familiares e público em geral (Joel Arthus-Secom)
O Complexo Turístico da Ponta Negra coloriu-se de verde na Caminhada pela Vida, que reuniu, no domingo, profissionais da área da saúde, pessoas transplantadas e seus familiares (Joel Arthus-Secom)

Cerca de 800 pessoas participaram no domingo (11), na Ponta Negra, da “Caminhada para a Vida”. O encontro, que reuniu profissionais da área da saúde, pessoas transplantadas, familiares e população em geral, foi uma das atividades realizadas durante o “Domingo Verde”, uma ação da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel). A atividade faz parte da programação da campanha “Setembro Verde”, que acontece durante todo o mês. O objetivo é chamar a atenção da população para a importância da doação de órgãos. Segundo a coordenadora estadual de transplantes, Leny Passos, durante as atividades foi possível tirar dúvidas e sensibilizar as pessoas para a importância da doação de órgãos e tecidos. Ela diz que a população ainda tem muitas dúvidas em relação à doação, por isso é preciso sempre falar sobre o assunto. “Em 2015 apenas 45% das famílias se recusaram a doar. Isso é uma evolução que deve-se, principalmente, ao fato de a população estar mais informada sobre o assunto”, acrescentou. A programação do “Setembro Verde” continua durante todo o mês, com palestras em hospitais, escolas e universidades.

 

web-banner-producaorural_716x119px

 

Conscientização sobre a sepse

Para alertar sobre os riscos de contrair a sepse, uma síndrome que mata uma pessoa a cada segundo no mundo, profissionais da saúde estarão nesta terça-feira, no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, para distribuir exemplares de uma história em quadrinhos que retrata de forma simples a importância do rápido diagnóstico da doença. A ação, que terá início às 10h, é uma realização do Instituto Latino Americano de Sepse (ILAS) e terá, em Manaus, a participação da equipe do Pronto-Socorro (PS) do Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, unidade da Secretaria Estadual de Saúde (Susam) e administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed). Hoje a sepse é responsável por mais óbitos do que o câncer ou o infarto agudo do miocárdio, segundo o Ilas. Estima-se que há cerca de 15 a 17 milhões de casos registrados por ano no mundo, sendo 670 mil somente no Brasil. Olho vivo!

 

Prata & Bronze

A amazonense Yasmim Almendros, conquistou medalha de prata e bronze no Campeonato de Hipismo Sul-Americano da Juventude – FEI Southamerican Championship, disputado no último fim de semana na Sociedade Hípica Paulista, em São Paulo – SP. Yasmim conquistou a medalha de prata na categoria Young Riders, em disputa por equipes. Já a medalha de bronze foi alcançada pela amazona no individual, no qual vinha apresentando bom desempenho no decorrer da prova, mas falhou ao final. Atleta experiente, a amazona já conquistou o ouro três vezes por equipes no Sul Americano: a primeira vez em 2014 e duas vezes no Young Riders 2015/2016. Parabéns!

 

Muzikstation

A música desperta para os sentidos. É por isso que as trilhas sonoras dos filmes, novelas, séries e jogos são tão importantes para completar a experiência imaginária do público. Pensando nisso, o Governo do Estado, via Secretaria de Cultura, promove mais um musical que remete a essa viagem ao mundo irreal. É o “Muzikstation – Continue?”, que acontece de 15 a 18 de setembro, no Teatro Amazonas. As apresentações, que fazem parte da “Série Encontro das Águas”, também integram a programação especial em comemoração ao aniversário de 120 anos do Teatro Amazonas. Essa é a segunda edição do espetáculo que levou centenas de pessoas a viajar pelo mundo dos jogos em 2015, sendo considerado um dos maiores do ano. Ingressos para as apresentações já estão à venda na bilheteria do Teatro Amazonas.

 

13838215_1151595421530174_834981227_o

 

Desburocratização  

Lideranças do setor de transporte aquaviário debaterão, no próximo dia 16, a Mobilização pela Desburocratização da Navegação. A ação é chancelada pela Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviária (Fenavega) com apoio do Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial no Estado do Amazonas (Sindarma). O encontro faz parte do movimento nacional de mobilização pela desburocratização da navegação brasileira. Serão discutidas uma série de medidas para solucionar entraves burocráticos, que impactam negativamente o setor. Segundo a Fenavega, o foco da campanha é reduzir para patamares aceitáveis as exigências burocráticas que atualmente vigoram em vários órgãos do setor público, possibilitando assim que o modal aquaviário de transporte ofereça aos usuários e clientes maior agilidade, eficiência e melhor custo-benefício.

 

Canto Gospel

Estão abertas as inscrições para o “ViaNorte Voice Gospel”, que será realizado no shopping Manaus ViaNorte, em novembro. Podem participar duplas, bandas, trios, solos, que passarão por audições de avaliação de interpretação, melodia, letra e afinação, a partir de outubro na praça de alimentação do centro de compras. O valor da inscrição é de R$ 30,00 e um quilo de alimento, que será doado para instituições beneficentes de Manaus. O primeiro lugar do concurso é de R$ 2,5 mil.

 

Bem na foto

O treinamento de voluntários realizado pela Faculdade Estácio, para atuação nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016, nas seis cidades-sede no Brasil, incluindo Manaus, chamou a atenção dos organizadores do Comitê Olímpico do Japão, país que sediará a próxima edição do maior evento esportivo do planeta. Além da avaliação positiva dos japoneses, a ação representou um grande aprendizado também para os professores da Estácio, primeira instituição de ensino do mundo a participar de uma Olimpíada como apoiadora. As sessões de treinamento da Estácio foram acompanhadas por representantes de diversas áreas do Comitê Olímpico do Japão, dentre elas, as de Transportes, Aeroportos, Recursos Humanos, Planejamento e Eventos. “Gostei bastante, em especial por proporcionar interatividade com o público. Os voluntários são motivados a interagir com os visitantes de maneira bem animada”, afirmou Takashi Terasawa, diretor de Transportes do Comitê. No Rio de Janeiro, os docentes da Estácio de Manaus passaram por três dias de capacitação.

 

Parceria

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) firmou parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) para oferecer uma série de formações até o fim ano, para educadores da rede municipal de educação. A intenção é que a parceria também se estenda para o próximo ano, buscando ampliar e discutir os estudos sobre questões relacionadas à infância e educação no contexto amazônico. A formação continuada será destinada a formadores e assessores pedagógicos, lotados nas divisões de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), de Ensino Fundamental (DEF) e da Gerência de Creches da Semed. Para a chefe da DDPM, Rita Esther Luna, a formação acontecerá uma vez por mês e promoverá o aprofundamento das relações entre teoria e a prática, servirá para amadurecer ideias e alinhar ações relacionadas à infância e educação.

 

Passarela

Fernando Mattos de Souza, Grace Pascarelli, Ricardo Cruz, e Nádia Moutinho, figuram na lista dos felizes aniversariantes desta terça-feira. Personalíssimos e muito queridos por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. Parabéns!

A jornalista Baby Rizzato será a grande anfitriã de um chá da tarde beneficente com a presença da perfumista francesa Fanny Moreau. O encontro será no dia 22 de setembro, a partir das 14h30, no Hotel Adrianópolis. Toda a renda arrecadada será destinada à Fundação Dr. Thomas. Para mais informações sobre os convites, entrar em contato pelotelefone: (92) 981142437.

O vice-presidente de Marketing do McDonald’s Brasil, Roberto Gnypek, foi eleito “Dirigente de Marketing do Ano” durante a 7ª edição do Fórum de Marketing Empresarial, promovido pelo LIDE, que ocorreu entre os dias 2 e 4 de setembro, no Hotel Sofitel Jequitimar. Com o tema “Grandes ideias enfrentam a crise unindo marcas e consumidores”, o evento reuniu cerca de 300 convidados.

Nos dias 16, 17 e 18 de Setembro a Zona Leste vai bombar com o 32º Festival de Verão. A novidade é que, além de bandas já conhecidas em Manaus, o evento abriu uma hora e meia de espaço para artistas independentes mostrarem seus trabalhos inéditos. As inscrições já estão abertas pelo email [email protected].

A candidata à Prefeitura de Parintins, Márcia Baranda (PMDB), se reuniu no início da tarde do último sábado, com o reitor da Universidade do Amazonas (UEA), Cleinaldo de Almeida Costa para abordar possíveis parcerias entre a universidade e a prefeitura do município. Durante o encontro, Costa considerou inviável a ida do curso de medicina para Parintins.  Segundo o reitor, logo no 1º período o aluno de medicina já encontrará dificuldade, pois Parintins não conta com um laboratório para a aplicação da matéria de Fundamentos de Anatomia Humana, onde se usa cadáveres de indigentes para estudo. E agora, José?

O Les Artistes Café Teatro, no Centro Histórico, apresenta nos dias 16 e 17 de setembro, o espetáculo “Moção e Emoção… Move?”, o mais novo trabalho de criação artística da Contem Dança Cia. A artista e produtora cultural, Francis Baiardi, que assina a concepção, direção e atua como bailarina no espetáculo. As apresentações ocorrerão, às 19h com entrada gratuita.

A Faculdade ESBAM realiza até 17 de setembroa Semana de Responsabilidade Social para a comunidade. O objetivo é promover ações sociais voltadas para diversas áreas, como: educacionais, culturais, saúde e propostas relacionadas ao meio ambiente. A ação é chancelada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior – ABMES em parceria com as Instituições de Ensino Superior – IES, tem o intuito de fazer com que os envolvidos, como coordenadores de cursos, professores e alunos criem ações que beneficiem as pessoas do entorno.

Embarcam no próximo dia 13 de setembro, para Tocantins, os integrantes do projeto “Escambo Sem Palavras Pelo Brasil a Fora”, uma realização do grupo de teatro amazonense Baião de Dois, que este ano comemora 20 anos de atividades em Manaus. Nesta primeira etapa as ações do projeto deverão passar por Palmas, Porto Nacional, e por áreas indígenas localizadas na Lagoa da Confusão e Ilha do Bananal, em Tocantins.

A partir do dia 22 de setembro a Prefeitura de Manaus dará início a fiscalização para proibir a circulação de veículos leves na faixa preferencial de ônibus do transporte coletivo das avenidas Torquato Tapajós, Max Teixeira e Noel Nutels, até o Terminal 3, na Cidade Nova, zona Norte.  As regras de circulação nestas vias são semelhantes as adotadas na faixa azul da avenida Constantino Nery, onde a fiscalização já está em vigor.

Paro por aqui, lembrando que; o principal fórum brasileiro de informática pública, o Seminário Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação para a Gestão Pública (SECOP) está com inscrições abertas pelo site www.secop.org.br. Em sua 44ª edição, o SECOP 2016 será realizado pela primeira vez em Manaus, entre os dias 9 e 11 de novembro. O tema dessa edição será “Inovação Social”. Até amanhã!

 

GALERIA

 

1 - Especializado em medicna nuclear , meu amigo Fernando Mattos de Souza. festeja hoje ao lado de sua Maria Lúcia Bomfim, mais uma virada de folhinha. Cheers
Especializado em medicna nuclear, meu amigo Fernando Mattos de Souza Filho festeja hoje ao lado de sua Maria Lúcia Bomfim, mais uma virada de folhinha. Cheers
2 - Agora, marido e mulher, Nássara Mustafa  Tuma e Tiago Magalhães Cardoso casaram-se no sábado na igreja de São Jorge
Agora, marido e mulher, Nássara Mustafa Tuma e Tiago Magalhães Cardoso casaram-se no sábado na igreja de São Jorge, com recepção no Diamond Center
3 - Aniversariante da temporada, a queridíssima Moísa Guerreiro celebrou, ontem, ao lado do marido Charles.mais um setembro na sua vida
Aniversariante da temporada, a queridíssima Moísa Guerreiro celebrou, ontem, ao lado do marido Charles.mais um setembro na sua vida. Parabéns
4 - O Complexo Turistico da Ponta Nwgra coloriu-se de verde na Caminhada pela Vida, que que reuniu profissionais da área da saúde, pessoas transplantadas, familiares e público em geral (Joel Arthus-Secom)
O Complexo Turístico da Ponta Negra coloriu-se de verde na Caminhada pela Vida, que que reuniu, no domingo, profissionais da área da saúde, pessoas transplantadas e seus familiares (Joel Arthus-Secom)
5 - A chef amazonense Maria do Céu estará no júri  Sirha Rio, maior evento de gastronomia, hotelaria e foodservice do mundo
A chef amazonense Maria do Céu estará no júri Sirha Rio 2016, maior evento de gastronomia, hotelaria e foodservice do mundo. Poderosa
6 - A cerimonialista Mirza Vitória feliz da vida com o marido médico Expedito Teodoro
A cerimonialista Mirza Vitória feliz da vida com o marido, o médico Expedito Teodoro
7 - Na alegria, na tristeza, na saúde e na doença,com tolerância e cumplicidade, Vânia e Ricardo Atala, festejaram no fim fim de semana, 32 anos de casados. Parabéns, amigos
Na alegria, na tristeza, na saúde e na doença,com tolerância e cumplicidade, Vânia e Ricardo Atala, festejaram no fim fim de semana, 32 anos de casados. Parabéns, amigos
8 - Assis Mourão é só alegria emoldurado pelas mulheres de sua vida, Socorro, a cara metade  e a filha Bianca. Isto é felicidade
Assis Mourão é só alegria emoldurado pelas mulheres de sua vida, Socorro, a cara metade e a filha Bianca. Isto é felicidade