Suframa participa de homenagem dos aniversários da Fieam e do Cieam

Flagrante da sessão especial que marcou a homenagem da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas alusiva aos aniversários da Fieam e Cieam (Márcio Gallo)
Flagrante da sessão especial que marcou a homenagem da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas alusiva aos aniversários da Fieam e do Cieam (Márcio Gallo)

A titular da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Rebecca Garcia prestigiou, ontem, a sessão especial da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, no auditório Ruy Araújo, em homenagem aos aniversários de 56 anos e 37 anos, respectivamente, da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) e do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), ocorridos em agosto. Prestigiando a homenagem estavam, também, o governador do Amazonas, em exercício, deputado Belarmino Lins, o representante da prefeitura de Manaus, Ulysses Tapajós, o vice-presidente da Fieam, Nelson Azevedo, o presidente do conselho superior do Cieam, Maurício Loureiro, representantes das três Forças Armadas, do Tribunal Regional do Trabalho e de parlamentares da Casa Legislativa. Em seu discurso, Nelson Azevedo destacou o papel desenvolvimentista da indústria no Estado do Amazonas. “Contamos com o apoio do Legislativo para a formulação de políticas públicas que fomentem a atividade industrial, possibilitando o aumento da competitividade, dando condições para a geração de empregos e a resolução de questões logísticas”, afirmou Azevedo.

 

WEB-BANNER-716x119

 

O Brasil dança em Manaus

O Casarão de Ideias, abre nesta quarta-feira a programação da 7ª edição do “Mova-se Festival de Dança: solos, Duos e Trios” com o espetáculo “Saudade de Mim”, da companhia carioca Focus. A abertura será às 20h no Teatro Amazonas. O festival será realizado de 31 de agosto a 04 de setembro, com apresentações no Teatro da Instalação e em outros espaços públicos da capital amazonense. A montagem trazida pela Cia Focus de Dança (RJ) une Candido Portinari e Chico Buarque de Holanda. O espetáculo inicia com a canção “Construção”, que conduz a cena da vida de Pedro, Maria, Bárbara, Juca, Nina, entre outros personagens, que vêm de músicas distintas de Chico, e aqui se relacionam. Todos também habitam telas e ambientes criados por Portinari. Entre o onírico e o real, a história traz dores, amores, triângulos amorosos, indo e voltando através de referências a Chico e Portinari. A entrada é gratuita, confira!

 

CRO-AM, 50 anos

A ampliação de fiscalização, a busca da promoção da Odontologia e a  capacidade de atendimento eficiente tendo em vista as mudanças tecnológicas, estão entre as principais conquistas da trajetória de 50 anos do Conselho Regional de Odontologia do Amazonas (CRO-AM). A avaliação é do presidente do órgão, João Batista Figueiredo Franco.  Desde sua fundação, em 7 de junho de 1966, quando a jurisdição abrangia, além do Amazonas, os Estados do Acre, Roraima e Rondônia, o Conselho acompanhou as transformações da sociedade e, conforme João Franco, viu a Odontologia passar de um vínculo de amizade para uma relação profissional. No Amazonas, o rigor que a atividade profissional  requer tem norteado as campanhas que o Conselho promove para conscientizar a população sobre a conduta dos cirurgiões-dentistas. Parabéns ao CRO-AM pela bela trajetória!

 

V Concurso de Redação do Sinepe/AM

Alunos de instituições filiadas ao Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepe/AM) já podem concorrer ao V Concurso de Redação promovido pela entidade. O tema deste ano é “A Influência das Novas Formas de Comunicação (Mídias Digitais) no Comportamento do Ser Humano” e os textos devem ser entregues até o dia 9 de setembro. O concurso é voltado para estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Para os alunos do 4º ao 9º do Ensino Fundamental, o gênero textual será conto e/ou poesia – será possível concorrer com um texto em cada um dos gêneros. Já os estudantes do Ensino Médio apenas poderão concorrer com uma dissertação argumentativa. As redações serão enviadas pela escola ao SINEPE/AM. Antes do envio, cada instituição deve fazer uma pré-seleção para chegar aos três melhores textos de cada gênero. Uma Comissão Julgadora indicada pela Coordenação do Concurso avaliará as produções considerando: adequação ao tema; coesão; coerência; acentuação, ortografia, pontuação, concordância; estética e criatividade. Os autores das melhores redações serão premiados com livros oferecidos pela Livraria Valer. O regulamento e a ficha de redação estão disponíveis no site do Sindicato (http://www.sinepeam.com.br).

 

13838215_1151595421530174_834981227_o

 

Mais segurança para Parintins
O deputado estadual, Bi Garcia (PSDB), cobrou na manhã desta terça-feira (30), durante seu pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), mais segurança para Parintins. Segundo o parlamentar, o número de homicídios com arma de fogo no município, além de outros crimes como roubos, tem deixado a população apreensiva. O tucano informou ainda que fará uma solicitação ao chefe da pasta de segurança para que alguma ação seja feita no município para coibir a onda de criminalidade, já que apenas 12 Policiais Militares (PM) fazem diariamente a segurança de aproximadamente 90 mil parintinenses. “O governo do Estado tem o dever constitucional de cuidar da segurança da população e precisa melhorar isso no interior do Estado. É inaceitável que apenas 12 policiais militares façam a segurança da população parintinense diariamente. O secretário faz um belíssimo trabalho na capital, reduzindo a criminalidade e prendendo traficantes, mas esse mal que aflige a sociedade está se dispersando para o interior e precisa que seja tomada alguma atitude, pois os cidadãos já estão com medo de sair das suas casas a noite em Parintins”, finalizou.

 

Sorriso

De acordo com o recente levantamento do IESS, a partir da Nota de Acompanhamento de Beneficiários (NAB), os planos de saúde exclusivamente odontológicos superaram, em julho deste ano, a marca de 22 milhões de beneficiários. Entre julho de 2016 e o mesmo mês de 2015, houve expansão de 1,8%, o equivalente a 388,4 mil novos vínculos desse tipo. O Norte registrou o maior crescimento porcentual (6,1%), um acréscimo de 61,5 mil beneficiários. O segmento de odontologia do Hapvida Saúde registrou, no primeiro semestre de 2016, um incremento de 117.304 beneficiários em todo o país, um avanço de 9,05% em relação ao número consolidado de 2015.

 

Educação Escola Indígena

Principais órgãos indígenas de Manaus se reúnem, nesta quarta-feira, na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), no Parque 10, para o 1º Fórum Municipal de Educação Escolar Indígena da Semed. O Fórum visa discutir e avaliar a qualidade da Educação Escolar Indígena oferecida nas quatro escolas indígenas e 18 Espaços Culturais oferecidos pela Semed, que atendem, ao todo, 671 alunos matriculados de 22 comunidades indígenas. O encontro visa, ainda, elaborar e consolidar um pacto para o fortalecimento da educação indígena.

 

Capoeira na Praça

Marginalizada pelos europeus ao longo do tempo, a Capoeira tornou-se expressão máxima da cultura brasileira. Arte marcial que mistura cultura popular e música, quase foi esquecida ao longo dos séculos no País. E para que isso não aconteça, vários projetos educacionais visam resgatar esses hábitos, uma vez que a brincadeira é também coisa séria. É o caso do projeto “Roda de Resgate da Capoeira na Praça”, em Manaus. Com o apoio do Governo do Amazonas, via Secretaria de Cultura, as rodas acontecerão no primeiro sábado de cada mês, até novembro, no Centro Cultural Largo São Sebastião, localizado na Rua Dez de Julho, s/n – Centro Histórico. Para participar, basta marcar presença no local, a partir das 16h. Na roda não haverá limite de idade, para que todos possam interagir e aprender com a Capoeira.

 

Passarela

Egreen Cardoso Baranda (em São Paulo), Rinaldo Buzaglo, Samiza Soares, Núbia Pina e Fany Souza, figuram na lista dos felizes aniversariantes desta quarta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. Parabéns!

Destaques da cena eletrônica internacional, os projetos Perfectone, de Israel, e Sideform, da Sérvia, desembarcam em Manaus, no sábado (3), para compor o line-up da festa SunDreams. O party será realizado a partir das 22h, no Sítio Paraíso Amazônico, em Iranduba.

Aproximadamente 400 alunos das duas unidades da Faculdade Estácio em Manaus receberão, no dia 3 de setembro, o diploma de graduação. A colação de grau será realizada no Centro de Convenções do Manaus Plaza Shopping. A cerimônia terá ainda a entrega da Medalha Alumni Diamante, uma homenagem a egressos que se destacam no mercado de trabalho e na sociedade.

Quem curte um bom rock nacional dos anos 80 tem programação garantida para o próximo sábado (03) à noite. A banda amazonense RahVox fará um tributo ao Barão Vermelho e Cazuza no Elvis Pub. O show inicia ás 22h, com o ‘esquenta’ da Critical Age (duo). A casa está localizada na Rua Peru, próximo à bola do Eldorado. Reservas  pelo telefone: (92) 99411-2506.

O acesso para a avenida Eduardo Ribeiro, via rua Sete de Setembro no trecho a partir da rua Barroso, estará interditado a partir desta quarta-feira, para mais uma fase da obra de revitalização do Centro Histórico. Agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) estarão no local para orientar condutores sobre os desvios e evitar que veículos estacionem na área próxima a obra.

A Prefeitura de Manaus entrega, às 17h desta quarta-feira, a Estação de Conexão 2, no bairro Cachoeirinha. O espaço, que funcionava antes como Terminal 2, vai funcionar como estação de conexão, a partir de amanhã, quinta-feira. A troca de ônibus, sem o pagamento de uma nova passagem, ocorrerá exclusivamente mediante o uso de cartões Passa Fácil.

Estão abertas até o dia 05 de setembro as inscrições para o workshop ‘A Poesia Da Canção’ integrado ao projeto Vivo EnCena, da Vivo, que promove espetáculos culturais, debates e oficinas com a participação do público. O workshop, ministrado pela escritora e atriz Elisa Lucinda e a atriz e diretora Geovana Pires, acontece nos dias13 e 14 de setembro, no Centro Cultural Palácio da Justiça, em Manaus. Vagas limitadas!

A noite da sexta-feira próxima promete ser movimentada no Pagode do Coronel, à rua Japurá, Centro. O agito fica por conta do grupo Loka Tentação e do cantor Uendel Pinheiro, que faz uma apresentação bem diversificada e com grandes sucessos. Serão quase oito horas de muito samba e pagode, para animar o público com um repertório bem diversificado.

Vinte e dois projetos foram selecionados na primeira fase da análise da Comissão Técnica, já estando habilitados a concorrer ao Edital Prêmio Manaus de Audiovisual – 2016, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e Agência Nacional do Cinema (Ancine). O resultado está disponível na página da Manauscult, no banner Editais 2016: http://manauscult.manaus.am.gov.br/edital-premio-manaus-de-audiovisual-2016/

Paro por aqui, lembrando que mais de 100 educadores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participaram, ontem, de uma palestra, promovida pelo Ministério Público Federal (MPF) e a Organização Não Governamental (ONG) SaferNet, sobre o uso consciente e responsável da rede mundial de computadores. A ação faz parte do projeto ‘Ministério Público pela Educação Digital nas Escolas’. Até amanhã!

FOTOS BY SÍLVIA CASTRO

 

GALERIA

 

Ao lado de sua doce Lourdinha, o desembarardador Ari Moutinho da Costa festejou no último dia 29 de agosto, a chegada dos seus 70 anos bem vividos
Ao lado de sua doce Lourdinha, o desembarardador Ari Moutinho da Costa festejou no último dia 29 de agosto, a chegada dos seus 70 anos bem vividos. Cheers
Andréa e o presidente do Tribunal de Contas do EstadTCE, Ari Moutinho Filho na festa dos 70 anos de seu pai Ari Moutinho
Andréa e o marido Ari Moutinho Filho, presidente do Tribunal de Contas do Estado-TCE,  na festa dos 70 anos de seu pai Ari Moutinho
Lisandro e Ana Beatriz Moutinho
Lisandro e Ana Beatriz Moutinho
Flagrante da sessão especial que marcou a homenagem da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas alusiva aos aniversários da Fieam e Cieam (Márcio Gallo)
Flagrante da sessão especial que marcou a homenagem da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, alusiva aos aniversários da Fieam e do Cieam (Márcio Gallo)
Marta Moutinho Cruz e o marido Clovis
Marta Moutinho Cruz e o marido Clóvis
O juiz de Direito Elci Simões de Oliveira e senhora festejando Ari Moutinho
O juiz de Direito Elci Simões de Oliveira e senhora festejando Ari Moutinho
Bete Dabela e Otaviano jr
Bete Dabela e Otaviano Jr
Toda linda, a ótima Patricia Amed
Toda linda, a ótima Patricia Amed festejando o amigo Ari Moutinho