Jaime Covas celebra 70 anos em grande estilo no aristocrático Ideal Clube

O aniversariante feliz da vida ao lado do companheiro Geraldo dos Anjos com seu belo e artístico bolo de 70 anos
O aniversariante feliz da vida ao lado do companheiro Geraldo dos Anjos com seu belo e artístico bolo de 70 anos

Personalidade querida da tradicional sociedade amazonense, o médico sanitarista Jaime de Araújo Covas festejou em grande estilo, no último sábado, a chegada dos seus bem vividos 70 anos, com uma grande celebração no ground floor do aristocrático Ideal Clube. A festança foi para apenas 150 convidados, a maioria, amigos de longas décadas. Virginiano nato e perfeccionista ao extremo, Jaime idealizou com todo o carinho, com o auxílio do companheiro Geraldo dos Anjos, toda a programação da sua tão esperada festa de 70 anos. Jaime sempre celebrou suas datas redondas em lugares inusitados. Lembro-me muito bem que os 50 anos dele foram festejados na Usina Chaminé, fincada na Manaus Moderna. A comemoração dos 60 anos foi no salão nobre e nos jardins do Palácio Rio Negro e, para celebrar os 70, foi escolhido o aristocrático Ideal Clube, a mais tradicional agremiação social da capital amazonense, palco das mais belas manifestações sociais desde 1903.  A organização do party foi confiada a Mario Pollari e equipe, Daniel Biase foi convidado para comandar o cerimonial. A floricultura A Botânica foi a responsável pelos belos arranjos que enfeitaram a ambiência. O DJ Sidney Almada deliciou os convidados com um diversificado e belo setlist que abemolou a concorrida noitada. A banqueteira Cândida Barbosa abasteceu a mesa do banquete, com suas deliciosas criações gastronômicas. A cake designer Bia Cintrão assinou o lindo e artístico bolo de aniversário. Encerrando a festa, por volta das 3h da manhã do domingo, os convidados foram brindados com um belo show pirotécnico comando pelo craque Naldo, com o apoio da equipe nota 10 do Ideal Clube. A festa dos 70 anos do amigo Jaime Covas já está inserida entre os grandes acontecimentos sociais da nossa trepidante Manaus. Foi 10!

 

WEB-BANNER-716x119

 

Exportação de produtos da ZF tem expansão

A exportação de produtos com o selo “Made in Zona Franca de Manaus” teve recuperação no último mês de junho deste ano. A informação foi dada pela titular da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), economista Rebecca Garcia. Medido em dólares, foram exportados pela indústria incentivada de Manaus o montante de 39 milhões de dólares naquele mês, acumulando, no primeiro semestre deste exercício, 239.9 milhões de dólares, registrou Rebecca Garcia. A superintendente da Suframa disse ainda que o montante das exportações da Zona Franca de Manaus vinha caindo desde o mês de fevereiro, quando atingiu 45 milhões de dólares, tendo sido de 35,8 milhões de dólares em maio, antes de apresentar recuperação em junho. Mesmo assim, Rebecca Garcia reconheceu baixa superior a 17% na comparação com o primeiro semestre do ano anterior.

 

Três milhões plantadas até 2019

As vozes da cantora baiana Ivete Sangalo e do tenor Plácido Domingo ecoaram do Rio Negro para o mundo durante o Amazônia Live, realizado no último sábado, nas proximidades de Manaus. A apresentação aconteceu em um palco flutuante em formato de folha, em plena floresta Amazônica. Cerca de 250 convidados assistiram a esta e outras apresentações do projeto. Esta foi a primeira edição do Amazônia Live, projeto socioambiental do Rock In Rio e que será realizado até 2019. O presidente do Rock in Rio, Roberto Medina, explicou que o evento foi a forma encontrada para chamar a atenção das pessoas sobre a importância de preservar a Amazônia. Medina acrescentou que a proposta inicial era plantar na Amazônia 1 milhão de árvores.  No entanto, antes mesmos de ser executado, o projeto ganhou novos adeptos e conseguiu alcançar a marca de 3 milhões de árvores a serem plantadas na região do Xingu, área escolhida para receber as mudas. O plantio começa ainda este ano

 

Reúso de Água

O Sistema Coca-Cola Brasil anunciou, ontem, que passou a devolver à natureza o dobro da água que usa em seu processo produtivo, por meio de programas de reflorestamento e conservação de bacias hidrográficas e de eficiência e reúso nas fábricas. No Brasil, os programas já atingem mais de 103 mil hectares.  O desempenho do Brasil contribuiu para que a The Coca-Cola Company e seus engarrafadores atingissem a meta global de repor no meio ambiente toda a água que utilizam na produção de suas bebidas. É a primeira empresa da lista das 500 maiores da revista Fortune a alcançar esse resultado. A meta global de reposição – anunciada também na segunda-feira em Estocolmo, durante a Semana Mundial da Água – estava prevista para 2020, ou seja, foi atingida em 2015 com cinco anos de antecedência. A reposição do equivalente a 115% da água utilizada nas bebidas da Coca-Cola no ano passado foi feita por meio de projetos com comunidades.

 

Cátia Bolerão

Comemorando dez anos de atividades, a Cia de Atores Escalafobéticos estreou a peça “A última dança de Cátia Bolerão”. Contemplada pelo edital Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2015, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), a obra narra uma tragédia urbana escrita pelo dramaturgo amazonense Álvaro Braga. A peça foi encenada na sexta-feira (26), em duas sessões com entrada gratuita, no Teatro Gebes Medeiros. Cátia Bolerão é o último texto dramatúrgico escrito por Álvaro Braga, que nasceu em Manaus no dia 20 de julho de 1951. Iniciou sua breve carreira no teatro profissional em 1972, como ator. Em 1974 fundou o TCP (Teatro de Cultura Popular), mais tarde denominado “Grupo de Teatro Paschoal Carlos Magno”. Além de ator, diretor teatral e dramaturgo, Álvaro Braga atuou também como jornalista e produtor de tevê. Faleceu em 1983, aos 32 anos. Fica o registro.

 

Segurança

Uma operação integrada entre os órgãos públicos garantiu a comodidade e segurança de quem foi à Ponta Negra no sábado, 27, conferir o show da cantora baiana Ivete Sangalo. A estratégia montada contou com ações previamente programadas na mobilidade, limpeza, saúde, assistência social e apoio a segurança. Um público de 90 mil pessoas prestigiou a programação na Ponta Negra, que contou com a banda Alaídenegão e Elias Moreira, além da DJ May Seven.  Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estavam posicionadas em quatro pontos estratégicos, com dois médicos, dois enfermeiros e dois técnicos e a estrutura do Posto Avançado da Ponta Negra. Ao todo, o serviço mobilizou 20 profissionais.

 

Reabertura de posto

A superintendente da Suframa, Rebecca Garcia, participou de reunião, ontem (29), com o superintendente da Infraero, em Manaus, Usiel Paulo Vieira, a fim de discutir a reabertura do posto da Suframa no Aeroporto Eduardo Gomes, a fim de dar celeridade ao processo de fiscalização de cargas nacionais. A reunião foi acompanhada pelo superintendente adjunto de Operações da Suframa, substituto, João Paiva, o coordenador geral de Controle de Mercadorias e Cadastro, substituto, Eduardo Lincoln, o gerente de logística de cargas do aeroporto, Nilson Teixeira, e o gerente comercial da Infraero, Adelcir Lima

 

Cumprimento da Lei 

A equipe de fiscalização do Procon Manaus esteve, ontem, em estabelecimentos comerciais da Av. Camapuã, na zona Leste, para fiscalizar o cumprimento da lei da gratuidade dos primeiros trinta minutos em estabelecimentos comerciais. Dos três locais fiscalizados, apenas um apresentou o descumprimento da lei. A Lei Municipal 1269/2008 prevê o tempo mínimo de 30 minutos para permanência de veículos em estacionamentos privados, sem pagamento de taxa, em shoppings, aeroportos ou qualquer estabelecimento comercial que mantenha estacionamento pago em suas dependências.

 

Passarela

Luiz André Martins, Renata Rafael Sahdo, Keyla Marques e Graça Cabral, figuram na lista dos felizes aniversariantes desta terça-feira. Personalíssimos e muito querido por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. Parabéns!

O Shopping Manaus ViaNorte está com mais uma novidade que vai te deixar seus frequentadores com água na boca. É que o consumidor ganhou a opção da Aiqbom Bolos Caseiros, que inaugurou esta semana na praça de alimentação com um delicioso cardápio guloseimas caseiras. 

Uma ação de manejo da arborização na avenida Getúlio Vargas, na manhã de sábado, 27, resultou na supressão de um oitizeiro que apresentava rachaduras no tronco e apodrecimento acentuado na base com infestação de cupins. A decisão pela retirada ocorreu após a avaliação realizada pelos técnicos da Prefeitura de Manaus que constataram o risco iminente de queda. O trabalho foi desenvolvido pelas secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e Limpeza Urbana (Semulsp).

A candidata à Prefeitura de Parintins, Márcia Baranda, é a única com a candidatura deferida, até o momento, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A informação encontra-se disponível no site da tribunal e pode ser consultada pela sociedade em geral.

O mesatenista amazonense Siddharta Almeida, 17, conquistou ouro por equipes, em dupla e no individual no Aberto de El Salvador, realizado de 25 de agosto até este domingo, 28. O evento contou com a presença de representantes de 11 países latino-americanos e da Suécia e é mais uma etapa do Circuito Mundial da modalidade.

Restam poucos dias para que o público possa brincar na cama elástica gigante no Shopping Ponta Negra. A atração, que divertiu a criançada e muitos adultos durante as férias, ficará disponível até a próxima quinta-feira (1°), na praça de eventos, localizada no primeiro piso (L1).

A Secretaria Municipal de Saúde abriu, ontem, a Campanha Municipal de Combate ao Fumo. Na programação alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, 29 de agosto, os usuários tiveram palestra educativa e aplicação de testes que medem a quantidade de monóxido de carbono presente no pulmão e o grau de dependência à nicotina.

O conjunto arbóreo da Praça Tenreiro Aranha, no Centro, ganhará um reforço com o plantio de 47 novas árvores e o transplante de sete oitizeiros de pequeno porte que sairão da Praça Adalberto Vale para o local no decorrer desta semana. A ação faz parte do projeto de revitalização e requalificação da praça, realizado pela Prefeitura de Manaus.

A vacinação em cães e gatos contra a raiva começará na primeira quinzena de setembro. A ação será realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A meta da 37ª Campanha Anual de Vacinação Antirrábica urbana é imunizar 218.693 animais, de 12 de setembro e 26 de outubro. Deste total, 164.617 cães (80% da população canina estimada) e 54.076 gatos (100% da população felina estimada).

Paro por aqui, lembrando que; meninos e meninas de Manaus poderão ter seu primeiro contato com a Dança Contemporânea por meio do projeto “Brincar/Dançar/Jogar/Criar: Oficinas, diálogos e processos criativos”, com inscrições abertas até o dia 15 de setembro para crianças de 7 a 12 anos. A iniciativa inédita na cidade busca aproximar o público infantil da arte contemporânea, a partir de oficinas gratuitas com artistas de Manaus e de São Paulo. Até amanhã!

FOTOS BY ANA CLÁUDIA JATAHY

 

GALERIA

 

Amadeu Félix Pinto, Rita Martins Mussa e Eduardo Correia
Amadeu Félix Pinto, Rita Martins Mussa e Eduardo Correia
Ana Tereza Jatahy Santos e o marido Abelardo
Ana Tereza Jatahy Santos e o marido Abelardo
Daniel Biase e José Geraldo dos Anjos, artífices da celebração da festa
Daniel Biase e José Geraldo dos Anjos, artífices da celebração da festa
O aniversariante feliz da vida ao lado do companheiro Geraldo dos Anjos com seu belo e artístico bolo de 70 anos
O aniversariante feliz da vida ao lado do companheiro Geraldo dos Anjos com seu belo e artístico bolo de 70 anos
Lincoln Holtz e sua Charufe Nasser
Lincoln Holtz e sua Charufe Nasser
Paulo Afonso Sampaio e Rui Sá Barbosa
Paulo Afonso Sampaio e Rui Sá Barbosa
Vitória-Régia de Medeiros Góes e o marido Ananias
Vitória-Régia de Medeiros Góes e o marido Ananias
João Alves e sua bela Lígia
João Alves e sua bela Lígia