Amazonas Filarmônica e Coral do Amazonas se apresentam no Amazônia Live

Com a regência do maestro Marcelo de Jesus, a Orquestra Amazonas Filarmônica  juntamento com o Coral do Amazonas apresentam-se no sábado no projeto sócioambiental Amazônia Live
Com a regência do maestro Marcelo de Jesus, a Orquestra Amazonas Filarmônica juntamento com o Coral do Amazonas apresentam-se no próximo sábado no projeto sócioambiental Amazônia Live (Bárbara Umbra)

Em 1996, a cidade de Manaus estava em festa com a comemoração do centenário de um dos seus principais cartões-postais: o Teatro Amazonas. Para fazer jus a este grande evento, o Governo do Amazonas importou uma orquestra para se apresentar na ocasião, junto com o espanhol José Carreras. Vinte anos se passaram. Políticas culturais, investimentos e fomentos vieram, resultando na criação de orquestras, companhias de dança e núcleos de formação cultural, que agora ganham holofotes internacionais, com a participação da Orquestra Amazonas Filarmônica e Coral do Amazonas, no “Amazônia Live”, projeto socioambiental promovido pela organização do Rock in Rio, que acontece próximo sábado (27). A apresentação acontecerá no rio Negro, onde será montado um palco, com a participação dos tenores Plácido Domingo e Saulo Lucas – artista com deficiência visual e autista – e da cantora Ivete Sangalo. O Amazônia Live é um projeto socioambiental com o objetivo de mobilizar artistas, parceiros e fãs para abraçar a mais importante reserva de biodiversidade do mundo, com papel fundamental na redução do impacto do aquecimento global. O governador do Amazonas, José Melo, salienta que o evento do próximo sábado com a participação da Amazonas Filarmônica e do Coral do Amazonas mostra que todo o compromisso com a Cultura no estado do Amazonas tem dado ótimos resultados. “O trabalho desenvolvido pelo Governo do Amazonas está nos dando bons frutos! Nossa Filarmônica já é conhecida pela grandiosidade na execução do Festival Amazonas de Ópera. Temos absoluta certeza que no Amazônia Live mostrarão o talento que tanto nos orgulha e nos representa, neste evento que visa despertar a atenção do mundo inteiro para a preservação da nossa terra”, declara.

 

WEB-BANNER-716x119

 

Intercâmbio de Informações

A superintendente da Suframa, Rebecca Garcia recebeu, ontem, no seu gabinete, o ministro da Indústria da província argentina da Terra do Fogo, Ramiro Carlos Caballero, e o secretário de Indústria, Daniel Ricardo Rimada, para um intercâmbio de informações acerca das zonas francas de Manaus e da Terra do Fogo. A proposta, de acordo com Caballero, é montar no futuro uma agenda de trabalho com temas de interesse de ambos os países. Durante a reunião, o coordenador-geral de Estudos Econômicos e Empresariais, substituto, Patry Boscá, apresentou um breve histórico sobre o modelo Zona Franca de Manaus, abordando os incentivos fiscais concedidos e os principais segmentos do Polo Industrial de Manaus (PIM), bem como dados de faturamento, importação de insumos e exportação de bens. A superintendente Rebecca Garcia agradeceu a visita do ministro e do secretário, ressaltando o interesse da Suframa na construção de uma agenda entre as zonas francas. “Vamos discutir internamente de que maneira poderemos fazer uma parceria para o desenvolvimento de projetos conjuntos. Temos bastante interesse, pois creio que essa parceria fortalecerá tanto a Terra do Fogo quanto a Zona Franca de Manaus”, afirmou.

 

A Grande Família canta sua história em 2017

O GRES A Grande Família lança, no sábado (27), a partir das 21h, seu enredo para o Carnaval 2017. “Grandes Sonhos, Grande Família, Grande Circular… Meu São José, fonte viva de histórias e cultura popular”, é assinado pelo carnavalesco Jorge Granjeiro e vai contar a história do bairro São José, na zona Leste, que este ano completou 36 anos. A escola vai lembrar o surgimento do bairro em meio ao boom da Zona Franca de Manaus, retratando o comércio local e o surgimento da Escola, uma das principais manifestações culturais do bairro. A  área, onde hoje está localizado o bairro São José Operário, começou a ser ocupada a partir do final da década de 1970 e início de 1980, com o então prefeito José Fernandes desapropriando terras e loteando terrenos, oficializando assim o bairro. Surgia nos limites das indústrias, o lar dos operários: uma combinação binômica de habitação e trabalho. A agremiação vai contar a própria história. Fundada há 30 anos, A Grande Família vai retratar o início como bloco carnavalesco, a entrada para o Grupo Especial, os títulos conquistados e como mudou a cara da cultura nesta zona da cidade.

 

Direitos e controle externo da atividade policial

O promotor de Justiça, João Gaspar Rodrigues lançou na última segunda-feira, o livro “Atividade Policial, Direitos Fundamentais e Controle Externo”, de sua autoria. A apresentação, no Teatro Manauara, foi prestigiada por diversas autoridades da área de segurança e Justiça, dentre eles o secretário de Segurança Pública, Sérgio Fontes, e o procurador-chefe do Ministério Público Federal (MPF) no Amazonas, Edmilson Barreiros. O autor é mestre em Direito pela Universidade de Coimbra e titular da 61°, promotoria de Justiça Especializada no Controle Externo da atividade Policial. No livro, João Gaspar analisa os mecanismos de controle concentrado da atividade policial no multiverso dos direitos fundamentais e aborda diversas questões como: funcionamento do controle externo ou concentrado, regulamentação e forma de exercício, abrangência e natureza jurídica, órgãos controláveis, características maximalistas e minimalistas.

 

Honraria

Nesta quinta-feira, militares do Exército serão homenageados no Shopping Manaus ViaNorte por conta do Dia do Soldado. O centro de compras programou uma série de promoções voltadas para a categoria com descontos nos restaurantes da praça de alimentação, lojas e no Fun Park, o parque de diversões, onde na compra de um ingresso infantil o militar do Exército ganha uma entrada de cortesia. Até corte militar está com preço especial no salão de beleza do shopping.  Uma exposição com armamento e equipamento do Exército está aberta ao público até este fim de semana.

 

13838215_1151595421530174_834981227_o

 

Tributo a David Bowie

Hoje é o último dia para assistir no Teatro Amazonas, o espetáculo “OCA Star”, uma homenagem ao grande ídolo do pop rock, David Bowie. O espetáculo foi pensado para contemplar diversas fases da genialidade de Bowie, desde os anos 70 até a sua despedida mais que triunfal em ‘Blackstar’. A atração faz parte da “Série Encontro das Águas”, que integra a programação especial em comemoração ao aniversário de 120 anos do Teatro. A execução será da Orquestra de Câmara do Amazonas, com regência do maestro Marcelo de Jesus e participações especiais. Ingressos à venda na bilheteria do teatro.

 

Ricardo Amorim na Abav-Expo

Palestrante consagrado e reconhecido internacionalmente, Ricardo Amorim levará sua visão sobre as grandes transformações na economia mundial e brasileira ao Congresso ABAV de Turismo, integrado à 44ª ABAV – Expo Internacional de Turismo & 46º Encontro Comercial Braztoa.  O tema – “Por que e como a economia deve melhorar e surpreender positivamente a partir de 2016?” – será apresentado no dia 29 de setembro, das 18h30 às 19h30, no espaço unificado de todas as arenas da Vila do Saber. “Queremos estender a todo o público do Congresso o privilégio de interagir com um dos mais brilhantes speakers da atualidade em matéria de tendências e transformações futuras da economia mundial e brasileira”, assinala Edmar Bull, presidente da ABAV Nacional.

 

Mais recursos para a saúde

O secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza participou, ontem, de duas reuniões, com o ministro da Saúde, Ricardo Barros. Nos encontros, ele tratou de dois assuntos que vêm sendo conduzidos pela pasta: o aumento do teto para média e alta complexidade na região, que está abaixo das demais regiões do País, e a liberação de portarias de habilitação ainda pendentes e que significam mais recursos para a saúde, no estado. Pedro Elias também participa, em Brasília, da Assembleia do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

 

Passarela

Carminha Donato Lopes, Salomão Rossy, Sílvia Castro, Elvis Chaves, Denise Salgado, Martha Monteiro, Adriana Abrahão, Tassiana Batista e Sheislane Hayalla , figuram na lista dos felizes aniversariantes desta quinta-feira. Personalíssimos e muito queridos por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. Parabéns!

O Rota 78 Pub, localizado no Vieiralves, terá uma novidade em sua grade semanal de eventos. Neste sábado, estreia o projeto “Samba Fino”, uma parceria entre Adonai Chacon, vocalista da banda Casulo e Milton, da Cabocrioulo. O show inicia às 16h, com clássicos do samba e samba-rock com ‘pitadas’ de Reggae. Reservas pelos telefones: (92) 99225-9989 e 98822-1222

No embalo da primeira temporada de sucesso, a Alquimia Arte Culinária abre a segunda edição do projeto “Alquimia Convida” neste segundo semestre de 2016 com alguns dos melhores chefs de Manaus ensinando receitas de seus restaurantes. A atração de estreia da escola amazonense de gastronomia do Viaieralves será Ramiro Hitotuzi, chef do Bistrô Maison Gomes, que ministra aula no próximo dia 30, das 20h às 22h.

O velho karaokê está em alta na noite manauense. Agora, os participantes são acompanhados por uma banda profissional com violão e percussão. Nesta quinta-feira, o Aerobis, localizado no interior do Aeroclube do Amazonas, no bairro Flores, promove sessão especial a participação especial do cantor Igor Moreira. Participe! Maiores informações e reservas no teleone: 99281 – 8169.

O “Forró do Netão” volta mais uma à cena dançante nesta quinta-feira. Os forrozeiros vão curtir o som do Forró Festança, Meu Xodó, Forró Balanço da Sanfona e o DJ Marcos Batman, nos intervalos. A festa inica às 21h e os ingressos podem ser adquiridos diretamente na bilheteria do Rancho Sertanejo, localizado na av. Prof. Nilton Lins,Flores, em frente ao Aeroclube de Manaus. Informações e reservas pelo telefone (92) 99154 – 4664.

A cantora Júlia Carvalho se apresenta nesta quinta-feira no Sr. Garrafas (rua Rio Mar, próximo ao Parque do Idoso, no Vieiralves. A artista sobe ao palco às 21h com um repertório composto com sucessos de Kid Abelha, Cazuza e Cassia Eller, entre outros ícones do rock pop brasileiro. Haverá cobrança de couvert artístico.

Permissionários de lanches e restaurantes instalados nas Galerias Remédios e Espírito Santo, Municipal Adolpho Lisboa, e os que trabalharão na praça de alimentação do Shopping T4, iniciam nesta quinta-feira, mais um curso de Noções de Gastronomia. O curso será ministrado pela Escola Municipal de Serviço Público (ESPI), em continuidade ao projeto de revitalização e qualificação do Centro.

Com início marcado para o próximo dia 16 de Setembro, as inscrições para as Olimpíadas da Terceira Idade se encerram nesta sexta-feira, 26, às 14h. As atividades prometem reunir pela primeira vez grupos de cidades do interior do Estado, além dos da capital. Os jogos são promovidos pela Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel).

Meninos e meninas de Manaus poderão ter seu primeiro contato com a Dança Contemporânea por meio do projeto “Brincar/Dançar/Jogar/Criar: Oficinas, diálogos e processos criativos”, com inscrições abertas até o dia 15 de setembro para crianças de 7 a 12 anos. A iniciativa inédita na cidade busca aproximar o público infantil da arte contemporânea, a partir de oficinas gratuitas com artistas de Manaus e de São Paulo. As inscrições podem ser feitas no e-mail [email protected]. A iniciativa tem vagas limitadas para 25 crianças. A confirmação será feita via email.

Paro por aqui, lembrando que; não de deixem de conferir o artigo “A violência e o Poder local”, do Flávio Lauria, brilhante articulista e professor universitário, abordando sobre a dimensão que tomou o problema da violência urbana na capital amazonense como também, no resto do Brasil. Na edição desta quinta-feira no jornal Em Tempo. Eu recomendo. Fiquem na paz e até amanha, se Deus quiser!

 

GALERIA

 

A superintendente da Suframa, Rebecca Garcia no seu gabinete recebendo representantes da província artentina Terra do Fogo (Layana Rios)
A superintendente da Suframa, Rebecca Garcia,  no seu gabinete recebendo representantes da província argentina Terra do Fogo para intercâmbio de informações (Layana Rios)
 Amiga querida de tantos anos, a doce Carminha Cavalcante Doanto Lopes emplaca hoje, ao lado do marido Joaqui e dos filhos, mais um agosto na sua vida. Cheers
Amiga querida de tantos anos, a doce Carminha Cavalcante Donato Lopes emplaca hoje, ao lado do marido Joaqui e dos filhos, mais um agosto na sua vida. Cheers
O promotor de Justiça, João Gaspar Rodrigues autografando seu livro para o procurador-chefe do Ministério Público Federal (MPF) no Amazonas, Edmilson Barreiros
O promotor de Justiça, João Gaspar Rodrigues autografando seu livro para o procurador-chefe do Ministério Público Federal (MPF) no Amazonas, Edmilson Barreiros
Com a regência do maestro Marcelo de Jesus, a Orquestra Amazonas Filarmônica  juntamento com o Coral do Amazonas apresentam-se no sábado no projeto sócioambiental Amazônia Live
Com a regência do maestro Marcelo de Jesus, a Orquestra Amazonas Filarmônica juntamento com o Coral do Amazonas apresentam-se no próximo sábado no projeto sócioambiental Amazônia Live (Bárbara Umbra)
Ao lado do marido Átila Romando Benjamin, a bela Denise, nascida Salgado, festeja hoje mais uma virada de folhinha. Parabéns
Ao lado do marido Átila Romando Benjamin, a bela Denise, nascida Salgado, festeja hoje mais uma virada de folhinha. Parabéns
A chef paulista Débora Shornik, do restaurante Caxiri e sua primogênita manauense Maria Otávia (Pedrinho Aguiar)
A chef paulista Débora Shornik, do restaurante Caxiri apresenta sua primogênita manauense Maria Otávia (Pedrinho Aguiar)
Agentes de viagens dos mais competentes, Darivaldo e Fátima Coimbra prestigiaram o segundo encontro do Skal Club, no restaurante Caxiri (Pedrinho Aguiar)
Agentes de viagens dos mais competentes, Darivaldo e Fátima Coimbra prestigiaram o segundo encontro do Skal Club, no restaurante Caxiri (Pedrinho Aguiar)
O presidente da Abrajet-AM, Paulo Roberto Pereira e o colega José Humberto Falcão, presidente da Abrajet MT, no almoço do Skal Ckub Manaus (Pedrinho Aguiar)
O presidente da Abrajet-AM, Paulo Roberto Pereira e o colega José Humberto Falcão, presidente da Abrajet MT, no almoço do Skal Ckub Manaus (Pedrinho Aguiar)