Caxiri abre suas portas ao manauense com fusion cuisine

Com comida excelente, confortável e bom antendimento, o restaurante Caxiri, localizado à rua 10 de Julho, ao lado do Teatro Amazonas, é o novo point da gastronomia amazonense (Sílvia
Com comida excelente, instalação confortável e bom atendimento, o restaurante Caxiri, localizado à rua 10 de Julho, ao lado do Teatro Amazonas, é o novo point da gastronomia amazonense (Sílvia Castro)

Com a presença de formadores de opinião e outros convidados, o empresário de Novo Airão, Ruy Carlos Tone e a chef paulista Débora Shornik abriram, ontem à noite em grande estilo, o restaurante Caxiri especializado em fusion cuisine (cozinha da fusão), movimento que invadiu o cardápio dos restaurantes de comida contemporânea das grandes cidades, inclusive Manaus. Vale ressaltar que os prato grifados por Débora Shornik tem como principal ingrediente, ervas e peixes amazônicos, Porém, há outros pratos que fogem ao regional. Todos bem elaborados e simplesmente deliciosos.

O cardápio de estreia servido aos convidados não poderia estar mais saboroso. Como entrada; graviax de pirarucu, creme azedo e tapenade de azeitonas pretas; carpaccio queimado, pesto de jambú, ovos de codorna e sauce holandaise. Primeiro prato: filé de aruanã fresco com gratin de banana. Segundo prato: paleta de cordeiro de 4 horas com gnochis de batata e puxuri de na manteiga de chicória. De sobremesa; torta de cítrica de polenta com ganache de chocolate branco, limão e cupuaço. Simplesmente divinais!

A nova casa de pastos de Manaus, localizada à rua 10 de Julho, ao lado do Teatro Amazonas, no Largo de São Sebastião, irá funcionar de terça-feira a domingo para almoço e jantar, sendo que, aos domingos o almoço é prolongado até o fim da tarde, não abrindo à noite. O Caxiri é mais que um restaurante, é um estado de espírito. Eu recomendo!

 

WEB-BANNER-CRISE-716x119px

Gás natural

Iniciaram nesta semana as obras de extensão da Rede de Distribuição de Gás Natural para atender empreendimentos industriais, comerciais e residenciais do Conjunto Vieiralves, bairro Nossa Senhora das Graças. Com pesquisa de mercado realizada na região, a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) já possui contrato para fornecimento do gás natural em edifício no bairro Adrianópolis, também na zona centro-sul, e deve começar a distribuição em 2017. Com pouco mais de cinco anos de operação no Amazonas, a Companhia inicia os trabalhos para atender o varejo após consolidar o fornecimento aos segmentos termoelétrico – mais de 60% da energia distribuída em Manaus é gerada por uso do gás natural –, e industrial, com 34 empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) em pleno consumo. No comércio, um shopping, dois hotéis e uma lavanderia já utilizam o gás. Seis postos em Manaus fornecem o Gás Natural Veicular (GNV).

 

Com Michel Temer

Já está definida para as próximas semanas uma reunião entre prefeitos brasileiros e o presidente em exercício, Michel Temer. A reunião foi decidida durante a IX Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios, que foi realizada na semana passada no Distrito Federal. No Amazonas, a convocação dos prefeitos que participarão da reunião é feita pela Associação Amazonense dos Municípios (AAM). Durante o encontro nacional da semana passada, dezenas de prefeitos entregaram à Câmara dos Deputados a pauta com as reivindicações que, se atendidas, melhorarão significativamente a gestão municipal. A data para o encontro ainda não foi definida.

 

Prêmio Fapeam

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) lançou o edital do Prêmio Fapeam de Jornalismo Científico 2016. As inscrições estão abertas até e vão até o dia 22 de junho. O prêmio, que tem o objetivo de incentivar a prática do jornalismo científico no Estado do Amazonas, irá reconhecer trabalhos jornalísticos que tenham contribuído, em 2015, para a divulgação e a popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação nos meios de comunicação do Amazonas. As inscrições devem ser feitas no Sistema de Gestão de Projetos da Fapeam (Sigfapeam), por meio de formulário on-line específico. A premiação está prevista para julho deste ano.

 

Portal da Transparência

O Governo do Amazonas, via Empresa de Processamento de Dados Amazonas. S.A. (Prodam) anuncia o lançamento do Portal da Transparência (www.transparencia.am.gov.br) uma nova ferramenta que permite ao cidadão acompanhar as receitas e despesas do Poder Público e dos órgãos governamentais, além dos repasses de recursos entre eles. Também no Portal, o cidadão fica informado sobre contratos, licitações, compras e salários de servidores públicos. A novidade já está disponível e vem para consolidar a política de informação e transparência no Amazonas, de acordo com a premissa da Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011), que assegura ao cidadão o direito de receber informações sobre a Administração Pública.

 

Chama Olímpica em Manaus 

Eles têm em comum a paixão pelo esporte, por sua cidade e uma história de vida e realizações recheadas de espírito olímpico. Os exemplos que carregam estarão em evidência daqui a exatamente um mês, quando todos os olhares estarão voltados para estes e outras 170 pessoas que terão a missão de conduzir a Tocha Olímpica pelas ruas de Manaus. Na capital amazonense, a chama olímpica chegará no dia 19 de junho e irá percorrer cerca de 36 quilômetros. O fogo olímpico também passará pelos municípios de Iranduba e Presidente Figueiredo, Região Metropolitana de Manaus. Os escolhidos para esse momento mágico já estão tomados pela ansiedade e pela emoção.

 

Autismo em pauta

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) promove, às 14h desta quinta-feira, no auditório Nina Lins, da Universidade Nilton Lins, a palestra “Analisando as questões específicas do comportamento e aprendizagem de crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), com a participação estimada de dois mil educadores da rede pública de ensino. A palestrante será a psicóloga e mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Maria Elisa Granchi. O encontro visa reunir professores que tenham alunos com deficiências, buscar entender o funcionamento da mente da pessoa com autismo e desenvolver técnicas diferentes de ensino voltado para estudantes com deficiências.

 

Curso Internacional de Arbitragem

Manaus recebe, a partir desta quinta-feira até a próxima segunda-feira (23), o Curso Internacional de Arbitragem de Levantamento de Peso Olímpico, que será ministrado pelos árbitros colombianos: Davi Monteiro e Diego Arena, que irão atuar nas Olimpíadas Rio 2016. O curso será realizado na Arena Amadeu Teixeira, com apoio do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). A abertura oficial do Curso será nesta quinta, às 19h, com encerramento previsto para 20h30. Nos demais dias, as aulas são das 8h ao meio-dia e das 14h às 18h, sempre na sala VIP da Arena.

 

Passarela

Waldy Fialho Júnior, Regina Malheiros Monjardim Proença, Gustavo Barbosa, Giovanna Aufiero e Luiz Marinho figuram na lista dos felizes aniversariantes desta quinta-feira. Personalíssimos e muito queridos por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. Parabéns!

A Defensoria Pública do Amazonas realiza, até sexta-feira (20), ação itinerante destinada a atender causas familiares como divórcio, pensão alimentícia, guarda e adoção, no PAC do shopping Manaus ViaNorte, das 8h às 17h. A ação faz parte da programação pelo Dia Nacional da Defensoria Pública e Dia do Defensor Público, celebrados ontem ( 19).  

 Com o objetivo de oferecer mais opções aos clientes, o Millennium Shopping anuncia três novas operações de segmentos diferentes que passam a fazer parte do seu mix de lojas e serviços. A clínica oftalmológica Vision acaba de abrir suas portas e, nas próximas semanas, será a vez da loja de moda infantil Chicco & Chicca e do restaurante Detroit Steakhouse.

Os clássicos do Rock vão invadir o Red Dog Pub nesta quinta-feira. A grande atração da noite será a banda Vintage 30. Localizada à Rua Misushiro, no Parque 10, a casa abre ás 19h. O show inicia ás 22h30, com cobrança de couvert artístico. Outro atrativo da noite é a promoção do balde de long-necks., Reservas antecipadas pelo fone: (92) 98409 – 2780.

 A Secretaria de Estado de Assistência Social, realiza nesta quinta-feira, às 18h30, no Centro Estadual de Convivência do Idoso (Rua Wilkens de Matos, S/N, Aparecida), a 3ª edição da Mostra Temática “Cinema e TV”. O espetáculo será protagonizado por 500 idosos, e inclui apresentações de danças, teatro, canto e coral. A entrada é gratuita.

 Atenão! A Campanha de Vacinação contra a Influenza (Gripe) encerra-se nesta sexta-feira, 20. Por isso, os grupos prioritários, em especial, os formados por crianças e gestantes, continuam sendo convocados para que se vacinem na unidade de saúde mais próxima de suas casas, pois não haverá prorrogação do prazo da campanha.

A Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ) lançou, ontem, o Edital nº 01/FHAJ/PAIC, que torna pública a abertura de inscrição para seleção de novos projetos, orientadores e bolsistas do Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC), edição 2016/2017. O programa é desenvolvido em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Amanhã (20), o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura, leva para o Museu do Seringal Vila Paraíso uma programação especial em comemoração à Semana Nacional de Museus, com sessão de cinema infantil e a apresentação do espetáculo teatral “Muitas Luas”, interpretado pelos alunos do curso de Laboratório Teatral do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro.

O lutador amazonense Diego Davella desembarcou nesta semana, na Rússia, onde disputará a segunda etapa do Grand Prix dos galos no evento europeu Akhmat Fight Show. A competição será realizada no próximo domingo (22). Em seu último combate, o amazonense perdeu para o russo Rakhman Dudaev em uma decisão dividida. O objetivo, segundo ele, é mostrar que tem habilidade para lutar em alto nível nas competições internacionais.

Paro por aqui, lembrando que; nesta quinta-feira,  a balada sertaneja tem endereço certo. O primeiro esquenta oficial do Festeja Manaus será no All Night Pub, durante a noite temática que recebe artistas locais para dar o pontapé inicial no fim de semana com o melhor do sertanejo. O All Night fica localizado à avenida Ephigênio Salles e o esquenta que terá como atração principal o cantor Eduardo Dornellas, começa às 22h. Até amanhã!

 

GALERIA

 

Clarissa e Rui Carlos Tone, ele, diretor da Funação Almerinda Marques, emNovo Airão e sócio do restaurante Caxiri (Sílvia Castro)
Clarissa e Rui Carlos Tone, ele, diretor da Fundação Almerinda Marques, em Novo Airão e sócio do restaurante Caxiri (Sílvia Castro)
A paulista Débora Shornik, chef e sócia do restaurante Caxiri (Sílvia Castro)
A paulista Débora Shornik, chef e sócia do restaurante Caxiri (Sílvia Castro)
A diretora-presidente da Amazonastur. Oreni Braga, prestigiando a abertura do restaurane Caxiri (Sílvia Castro)
A diretora-presidente da Amazonastur. Oreni Braga, prestigiando a abertura do restaurane Caxiri (Sílvia Castro)
Claudia Mendonça, dietora da Paradise Turismo e Alexandre Gouvêa (Sílvia Castro)
Claudia Mendonça, diretora da Paradise Turismo e Alexandre Gouvêa (Sílvia Castro)
Marilia e Murad Aziz presenças marcantes na inauguração do restaurante Caxiri (Sílvia Castro)
Marilia e Murad Aziz presenças marcantes na inauguração do restaurante Caxiri (Sílvia Castro)
Claudia Pedrotti, executiva do Itaú (Pedrinho Aguiar)
Claudia Pedrotti, executiva de contas do banco Itaú (Pedrinho Aguiar)
As produtoras Bete e Dayana Dezembro (Sílvia Castro)
Prestigiando o Caxiri, as produtoras Bete e Dayana Dezembro (Sílvia Castro)
A parintinense Cléia Viana, funcionária de carreira da Secretaria de Estado da Cultura (Sílvia Castro)
A parintinense Cléia Viana, funcionária de carreira da Secretaria de Estado da Cultura (Sílvia Castro)
Claudia Chiozzi e Zezé Cardoso, executivas da  TAP (Pedrinho Aguiar)
Claudia Chiozzi e Zezé Cardoso, executivas da TAP (Pedrinho Aguiar)
De Novo Airão, Oziel Rodrigues (Tito),diretor de operações da Expdição Katerre,  emoldurado pela filha Brena e por sua mulher Ângela
De Novo Airão, Oziel Rodrigues (Tito),diretor de operações da Expdição Katerre, emoldurado pela filha Brena e por sua mulher Ângela
Beatrtiz Zaúr e Juliana Queiroz emolduram Noé Costa, diretor do resort Mirante do Gabião, em Novo Airão (Pedrinho Aguiar)
Beatrtiz Zaúr e Juliana Queiróz emolduram Noé Costa, diretor do resort Mirante do Gavião, em Novo Airão (Pedrinho Aguiar)
De  Novo Airão, Carmen-João Paulo Batista (Pedrinho Aguiar)
Carmen e João Paulo Batista vieram de Novo Airão prestigiar o novo restaurante da Grande Manaus (Pedrinho Aguiar)
Com comida excelente, confortável e bom antendimento, o restaurante Caxiri, localizado à rua 10 de Julho, ao lado do Teatro Amazonas, é o novo point da gastronomia amazonense (Sílvia
Com comida excelente, instalação confortável e bom atendimento, o restaurante Caxiri, localizado à rua 10 de Julho, ao lado do Teatro Amazonas, é o novo point da gastronomia manauense (Sílvia Castro)