Duas novas exposições celebram a Semana Nacional de Museus

O trabalho minuncioso de restauração de falsos goblins poderá visto na exposição Restaurar no Palacete Provincial a partir do dia 18 de maio (Divulgação)
O trabalho minucioso de restauração de falsos gobelins poderá visto na exposição Restaurar no Palacete Provincial, a partir do dia 18 de maio (Divulgação)

Em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (dia 18 de maio), o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), presenteia a população com duas novas exposições durante a Semana Nacional de Museus. A primeira, “Paisagens Culturais: Manaus Histórica”, será inaugurada nesta terça-feira, às 9h, no Museu de Numismática Bernardo Ramos, que funciona no Palacete Provincial (Praça Heliodoro Balbi, s/nº, Centro, zona sul). A segunda, “Restaurar”, será inaugurada amanhã (18), às 13h, no andar térreo do Palacete Provincial. “As duas exposições carregam um sentindo especial para a história do Amazonas. Temos o compromisso e a responsabilidade de resgatar e manter nossos acervos, na sua mais perfeita integridade, para que a população possa contemplar sua própria história. Com isso, nos sentimos honrados em devolver à sociedade mais um patrimônio do qual ela é proprietária”, comenta o secretário de Cultura, Robério Braga. É por aí!

 

WEB Banner-Plano-Safra-716x119px

 

Você sabia?

Que os falsos gobelins do Teatro Amazonas (TA), foram executados com o propósito de imitar os gobelins – tapeçarias em tecidos ricamente ilustrados com notáveis composições da Manufactue Nationale des Gobelins, na França, arte de combinar fios de diversas cores com o intuito de imitar a pintura. Os falsos gobelins do TA consistem em painéis artísticos executados na técnica de pintura com têmpera a ovo sobre tecido lonado. As obras foram encomendadas ao artista italiano Domenico De Angelis em 1897 para compor o ambiente suntuoso do salão nobre, com o intuito de fazer alusão claramente à tapeçaria tradicional francesa criada no século 17. As peças do Teatro Amazonas, por serem confeccionadas na técnica da pintura e não em tear com lã ou seda, foram então chamados de falsos gobelins.

 

Feijão amigo

Selecionados pela comunicadora Mazé Mourão e convidados por Dernando Reis e Eduardo Braga, sócios da Angus Prime, a mais nova casa de comidas de Manaus recebeu, no último sábado, um time de formadores de opinião – entre pessoas da sociedade, jornalistas e blogueiros –, para saborear a deliciosa e suculenta pretinha preparada pelo chef Henrique Santos. A trilha sonora ficou sob os cuidados do músico amazonense Ângelo Márcio O espaço, localizado entre as avenidas Djalma Batista e Constantino Nery, tem um amplo estacionamento, climatização perfeita e, claro, um atencioso atendimento. Gostei e recomendo!

 

Luz para Antenor

Estou saudoso com a passagem, ontem, do meu querido amigo Antenor Amazonas que, traído por um infarto, foi morar com papai do céu. Vou sentir saudades do seu vozerão cantando lindas páginas da MPB, das suas tiradas bem humoradas e das boas lembranças revividas por ele, no tempo do icônico Atlético Barés Clube. Antenor vai encontrar, com certeza, com sua grande amiga e parceira Iêda Brasil, para rememorar os bons tempos aqui na terra. O corpo do Antenor está sendo velado na funerária Almir Neves, da rua Monsenhor Coutinho, o enterro sairá às 10h, rumo ao Cemitério São João Batista. Estou desolado, mas, ao mesmo tempo regozijado em saber que o ‘Antena’ foi chamado com muito carinho por nosso Deus Todo-Poderoso, para habitar a mansão celestial. Vai em paz amigo, que tua passagem seja de muita luz.

 

Campanha Ecológica

Buscando disseminar a conscientização ecológica e incentivar a importância da reciclagem do alumínio para os que lutam contra a degradação do meio ambiente, a Polícia Militar do Amazonas e seus Colégios, estão realizando, desde ontem (16), Campanha Ecológica. A ação segue até 9 de junho de 2016, com os alunos de Ensino Fundamental com objetivo de contribuir no desenvolvimento de atitudes positivas em prol da preservação do meio ambiente na perspectiva da sustentabilidade. A campanha tem como finalidade arrecadar latas de alumínio, por meio de competição de maior número de resíduos entre as turmas do ensino fundamental dos Colégios Militares da Policia Militar. A arrecadação será feita todos os dias pelos alunos e computadas por representante da Escola. Como premiação à turma vencedora será oferecido um passeio Ecológico que irá propiciar momentos repletos de diversão e conhecimento aos alunos ganhadores da atividade escolar. Muito bom!

 

Em clima de boi-bumbá

O clima de boi-bumbá vai tomar conta do Shopping Manaus ViaNorte. É que o centro de compras da Zona Norte vai realizar um Festival Bumbá, na próxima semana. A praça de eventos se transformará num bumbódromo com uma exposição exclusiva de indumentárias, adereços dos bumbás Caprichoso e Garantido e principais personagens do festival de Parintins. Além da amostra, também terá a ação do óculos 360º, onde o público poderá vivenciar a experiência de estar no Bumbódromo da ilha Tupinabarana. Nos fins de semana, pockets shows  de cantores de toada e danças folclóricas acontecerão e outras surpresas. A programação promete!

 

Descarte Sustentável

Começou, ontem (16), no Anexo 2 da sede da Suframa, o processo de descarte sustentável de cerca de 100 toneladas de papel referentes aos conjuntos documentais de controle do ingresso e internamento de mercadorias nacionais (PIN) do período de 1983 a 2006. O descarte foi autorizado pelo Arquivo Nacional, aprovado pela Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (Copad) e atende ao Decreto nº 5.940/2006, que institui a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta, na fonte geradora, e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis. Cerca de 40 trabalhadores vinculados à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (Nova Recicla)  e à Associação de Reciclagem e Preservação Ambiental (Arpa) estão participando do início da tarefa . Além da coleta, as associações serão responsáveis por garantir a destinação correta do material.

 

Cultura Regional

Até o dia 15 de junho, o Manauara Shopping realizará uma série de shows gratuitos com cantores regionais que apresentarão seus sucessos, entre eles as toadas dos Bois de Parintins, dentro do projeto “Manauara Cultural – No Ritmo da Gente”. as apresentações musicais serão sempre às 19h em um palco montado no Piso Castanheira. Dentre as atrações que ainda irão se apresentar no “Manauara Cultural – No Ritmo da Gente” estão DaivdAssayag e Sebastião Júnior. David Assayag é considerado  uma das vozes mais bonitas e potentes do Amazonas e Sebastião Júnior representa uma nova e talentosa geração de cantores do Norte do Brasil.

 

Saúde em Pauta

Secretários municipais de Saúde de todo o estado reúnem-se em Manaus, até o dia 19 deste mês, no IV Congresso de Secretários de Saúde do Amazonas. Organizado pelo Cosems – entidade que representa os gestores municipais – em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (Susam), o encontro abordará o tema “Protagonismo da Gestão Municipal do SUS no Amazonas – Desafios frente à Crise Econômica”. O congresso está acontecendo no Da Vinci Hotel. A solenidade de abertura ocorreu, ontem (16), com a presença do secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, do presidente do Cosems-AM, Januário da Cunha Neto e do presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Guimarães Junqueira.  O secretário de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Amazonas, Thomáz Afonso Queiroz Nogueira, foi convidado para proferir a abertura do congresso, abordando o tema “Panorama da Crise no Estado do Amazonas”.

 

Passarela

Mary Tuma, Miguel Novoa Silva, Socorro Lamongi, Ney Lopes e Milena Reis, figuram na lista dos felizes aniversariantes desta terça-feira. Personalíssimos e muito queridos por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. Parabéns!

A Polícia Militar realiza solenidade de passagem de comando da 1ª CICOM, 3ª CICOM e da 7ª CICOM nesta terça-feira, a partir das 7h, na área externa do Comando de Policiamento de Área Sul. A troca de comando faz parte do planejamento estratégico da PMAM e oxigena as ações administrativas nas referidas unidades.

A cena musical brasileira perdeu, no domingo, um de seus maiores representantes, o cantor Cauby Peixoto. Cresci ouvindo os belos sambas-canções do divo tupiniquim. Atualmente, era ele quem alegrava minhas tardes de domingo. Vou sentir saudades do seu vozerão pontilhando minha vida com belas páginas, como “Começaria tudo outra vez”, de Gonzaguinha. Descansa em paz, meu ídolo.

 O Coral Jovem do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro apresenta o concerto “Músicas da Geração Z”, nos Centros de Convivência da Família Madalegna Arce Daou, no bairro Santo Antônio, na quinta-feira (19), e no Centro Padre Pedro Vignola, bairro Cidade Nova,  na sexta-feira (20), sempre às 15h. As apresentações gratuitas são uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura.

A indústria de viagens e turismo gerou 3,1 milhões de empregos em 2014, cresceu 2,5% em 2015, e tem uma previsão de alcançar a marca 3,7 milhões até 2025. Nesse cenário de números promissores atua a BNT Mercosul, a Feira de Negócios Turísticos de Santa Catarina,realizada há 22 anos. Coisa boa!

O CD “Celebração” do Boi Garantido será lançado, no sábado (21), na quadra da Escola de Samba Mocidade Independente de Aparecida, a partir das 21h. A festa é realizada pela Associação Folclórica Boi-Bumbá Garantido (AFBBG) e Batucada facção Manaus, com apoio do Movimento Amigos do Garantido (MAG).

 De grávida para grávidas, assim será o bate-papo no Espaço Mães do Sumaúma Park Shopping. A troca de informações que vem acontecendo todas as terças do mês de maio. Nesta terça-feira, a conversa será conduzida pela blogueira Thicy Medeiros, grávida de sete meses e que vai falar sobre o tema “moda para gestantes”. A partir das 17. Confira!

O Sine Manaus realizou mais de 82 mil atendimentos entre os vários serviços que oferece à população, no período de janeiro a abril de 2016 batendo um novo recorde, apesar da crise. No dia 1º de maio, data comemorativa ao Dia do Trabalhador, o órgão já havia batido outro recorde, com 2,2 mil pessoas atendidas em um único dia.

O domingo passdo foi dos mais movimentados na quadra da escola de samba Mocidade Independe de Aparecida, com a eleição do novo presidente da Comissão Executiva do Carnaval de Manaus (CEESMA), entidade responsável por representar as escolas de samba de Manaus na organização do carnaval. Jairo de Paula foi eleito o novo presidente da entidade e vice, Saulo Borges para o biênio 2016-2018.

Paro por aqui, lembrando que; o deputado estadual Francisco Souza (PTN) reiniciou, no domingo, a ação de coleta de assinaturas para o abaixo-assinado em defesa da construção da ponte Rio Solimões, que vai ligar os municípios de Manacapuru e Manaquiri, no trecho onde o rio Solimões é mais estreito. Quando estiver pronta, a ponte vai ligar o Amazonas ao resto do Brasil pela BR-319. Agora, resta saber quando a ponte sairá do papel. Até amanhã!

 

GALERIA

 

Os irmãos José Elias, Romyne e Miguel Novoa Silva. Miguel é um dos festejados aniversariantes desta terça-feira. Parabpebs
Os irmãos José Elias, Romyne e Miguel Novoa Silva. Miguel é um dos festejados aniversariantes desta terça-feira. Parabéns
Minha considerada Mary Tuma celebrra hoje mais uma virada de folhinha. Cheers
Minha considerada Mary Tuma celebra hoje mais uma virada de folhinha. Cheers (Sílvia Castro)
Dermando Reis e Eduardo Braga, os afinados sócios de uma das mais novas casas de comida da cidade, a Prime Angus
Dermando Reis e Eduardo Braga, os afinados sócios de uma das mais novas casas de comida da cidade, a Prime Angus (Sílvia Castro)
O trabalho minuncioso de restauração de falsos goblins poderá visto na exposição Restaurar no Palacete Provincial a partir do dia 18 de maio (Divulgação)
O trabalho minucioso de restauração de falsos gobelins poderá visto na exposição Restaurar, no Palacete Provincial, a partir do dia 18 de maio (Divulgação)
Chef Henrique Santos responsável pela suculenta feijoada do restaurante Prime Angus
Chef Henrique Santos responsável pela suculenta e deliciosa feijoada do restaurante Prime Angus (Sílvia Castro)
Mara Makarem, Sonia Jinkings e Arlélia Gusmão
Mara Makarem, Sonia Jinkings e Arlélia Gusmão, dando pinta na feijoada da Prime Angus (Sílvia Castro)
Menga Junqueira e Mazé Mourão
As comunicadoras Menga Junqueira e Mazé Mourão, que acionou formadores de opinião para conhecer o serviço da Prime Angus (Sílvia Castro)
Sandra Lúcia Vasconcellos Dias Saraiva e Baby Rizzato
Sandra Lúcia Vasconcellos Dias Saraiva e Baby Rizzato aprovaram o serviço da casa de comidas de Dernando Reis e Eduardo Braga (Sílvia Castro)