Trechos clássicos abrem o XIX Festival Amazonas de Ópera

A Orquestra Amazonas Filarmônica dará o devido suporte na seleção especial de grandes óperas que marcaram a história da música clássica universal na abertura do XIX Festival Amazonas de Ópera (Reprodução)
A Orquestra Amazonas Filarmônica dará o devido suporte na seleção especial de grandes óperas que marcaram a história da música clássica universal na abertura do XIX Festival Amazonas de Ópera (Reprodução)

Amores mal resolvidos, romances proibidos, encontros, tragédia e humor. Estes temas diversificados fazem parte de uma seleção especial de grandes óperas que marcaram a história da música clássica universal e abrem, de forma dinâmica e bem diversificada, o XIX Festival Amazonas de Ópera, neste domingo (1º de maio), no Teatro Amazonas, com a participação do Coral Infantil do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, o Coral do Amazonas, Balé Folclórico do Amazonas e a Amazonas Filarmônica. A realização do Festival Amazonas de Ópera é do Governo do Amazonas, com patrocínio do Bradesco, via  Lei Federal de Incentivo à Cultura.  Os ingressos estão à venda na bilheteria do Teatro Amazonas ou pelo site www.bestseat.com.br. Com programação prevista para acontecer no Teatro Amazonas, Teatro da Instalação e Centro Cultural Palácio da Justiça, a 19ª edição do Festival Amazonas de Ópera conta com 24 apresentações na programação e com um corpo de artistas e técnicos profissionais envolvidos de mais de 400 pessoas. Em nova fase, o evento passa por modificações estruturais e recebe parcerias institucionais, além de contar com uma programação acadêmica que compreenderá master classes, workshops, vivências e palestra com profissionais da música, figurinistas renomados e diretores cênicos, em Manaus e em Parintins (AM), que darão ao evento o mesmo brilho que sempre teve em edições anteriores.

 

opera716x119_256

 

Degustação de delícias no Caxiri

Apostando no potencial do comércio de Manaus, o empresário Ruy Tone, do município de Novo Airão reuniu, ontem à noite, no restaurante Caxiri (rua 10 de Julho, Largo de São Sebastião), um grupo de convidados para uma degustação dos pratos que serão servidos a partir do dia 20 de maio, data da abertura na mais nova casa gastronômica da capital amazonense. No local, funcionou a Peixaria do Largo, do empresário manauense Farid Mendonça, que vendeu o ponto para o Ruy. Todo repaginado, o ambiente do Caxiri agrada à primeira vista. Um plus é a vista privilegiada do Teatro Amazonas, quase beijando o restaurante. A chef Debora Shornik, sócia do empreendimento, apresentou uma série de deliciosas entradas. Destaque para o mix: graviax de pirarucu, creme azedo,tapenada e alcaparras; magret de pato curado artesanal, mel de jandaíra e castanhas; carpaccio rústico, pesto de jambu, castanha e parmesão, pão de caçador e beiju de tapioca, simplesmente delicioso. Também gostei do prato de papardele verde (jambú e espinafre), com desfiado de pato em caldo de tucupi e crocantes de uarini, bom demais. Ruy Tone é um ótimo anfitrião e a noitada foi das mais gostosas. O Caxiri vai funcionar de terça-feira a domingo para almoço e jantar, sendo que; no domingo, o almoço é estendido, indo até à noite.

 

A vez do Mobi

O Grupo Simões preparou uma ação animada para o lançamento, em Manaus, do Fiat Mobi, na concessionária Murano Veículos. No decorrer deste sábado, das 10h às 16h, clientes, convidados e a imprensa poderão conhecer a nova marca da Fiat em meio a demonstrações e participação em atividades de Slackline (esporte de equilíbrio), tatuagens e Just Dance. O público também  assistirá a um Flash Mob (animação com dança e música) feito pelo Studio 7. Haverá grafitagem e o público terá a oportunidade de fazer fotos instantâneas em estúdio fotográfico montado dentro do automóvel. Tudo isso embalado por DJ e regado a lanches para lá de saborosos, com Food Truck, Food Bike e estande da Coca-Cola.

 

Feijoada Beneficente

A feijoada beneficente em prol do Núcleo de Assistência a Criança e Família em Situação de Risco (Nacer), será realizada no próximo sábado, dia 7, a partir das 12h, no Clube do Trabalhador (Sesi). Todo dinheiro arrecadado com a venda de ingressos será revertido para o Nacer, que promove projeto atendendo crianças e grávidas em situação de risco social. Para comprar o ingresso, basta entrar em contato através dos números 98408-0034 e 3302-6282. Que tal exercer seu lado solidário e colaborar com o Núcleo de Assistência a Criança e Família em Situação de Risco (Nacer)

 

Dia D de vacinação contra Gripe

A abertura do dia “D” de mobilização da 18ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (Gripe), que protege contra os vírus H1N1, H3N2 e influenza B, será feita neste sábado, às 8h30, na Unidade Básica de Saúde Gebes Medeiros Filho, bairro  Jorge Teixeira II, com a presença do secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto. Serão montados 962 postos de vacinação em Manaus no dia ‘D’, onde 4,5 mil profissionais de saúde farão o atendimento da população. Em Manaus, o público alvo para a imunização está estimado em 396.970 pessoas e a meta mínima, determinada pelo Ministério da Saúde, é imunizar 80% desse total durante o período da campanha, que encerra no dia 20 de maio.

 

Buscando solução

O secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza reuniu-se, ontem, com a direção do Hospital Santa Júlia, para discutir a retomada, por parte da unidade conveniada, dos serviços de transplantes de rim e de atendimento ambulatorial de pacientes transplantados. A Secretaria Estadual de Saúde (Susam) não tem conseguido fazer o repasse de recursos referente a convênios com o Santa Júlia, em virtude da não apresentação, por parte do hospital, de certidões negativas de débito. “Há questões nesse processo, que estamos buscando equacionar. Há total interesse de ambas as partes em agilizar uma solução e espero avançar nesse sentido, já no começo da próxima semana”, afirmou o secretário. Atualmente, o atendimento ambulatorial dos pacientes transplantados está sendo realizado na Fundação Hospital Adriano Jorge. O Santa Júlia está mantendo, até o momento, o atendimento dos pacientes renais crônicos, que necessitam de hemodiálise.

 

Certidões Negativas de Precatórios

O Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região realizou, ontem, a entrega de Certidões Negativas de Precatórios a 66 entes da administração pública direta e indireta dos Estados do Amazonas e de Roraima que quitaram os débitos de precatórios até 31 de dezembro de 2015. A entrega aconteceu no auditório do Fórum Trabalhista de Manaus, e contou com a presença do Governador do Estado do Amazonas, José Melo e do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, Josué Neto. A Certidão Negativa de Precatório é o reconhecimento concedido pela Justiça do Trabalho do Amazonas aos entes públicos que quitaram todos os seus débitos de precatórios de natureza alimentícia, referentes aos exercícios anteriores a 2016. Com isto, o TRT11 visa à conscientização dos administradores públicos quanto à necessidade de quitar o débito na execução trabalhista antes do término do prazo de pagamento, evitando, assim, a inadimplência.

 

Nova Matriz Econômica Ambiental

O secretário de Estado de Planejamento Thomaz Nogueira pediu a colaboração de empresas e instituições ao projeto de construção da nova Matriz Econômica Ambiental do Amazonas voltada para a diversificação e interiorização do desenvolvimento, durante a realização da 261ª reunião do Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Codam), na quinta-feira, na sede da Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplan_CTI). A definição de ações estratégicas para a diversificação a economia local vem sendo feita desde o início de abril com a realização, no Centro de Convenções Vasco Vasques, na zona centro-oeste da cidade, de uma série de oficinas de trabalho temáticas acerca de eixos de desenvolvimento em oito setores prioritários: aquicultura e piscicultura, fruticultura, produtos florestais madeireiros e cosméticos. Também foram debatidas propostas para as áreas de fármacos e turismo.

 

Passarela

Jaime Sebben, Shirley Levy, Hulysses Moreira e Silva (em Imperatriz-MA), Jennifer Peres e Agnelo Balbi, figuram na lista dos festejados aniversariantes deste sábado. Personalíssimos e muito queridos por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. Parabéns!

 A pista do Cabaret Nigth Club (rua Barroso, Centro) vai ferver neste sábado com a top DJ paulista Carolina Lessa. Ela desabou em Manaus para um mega show dentro da programação especial do clube. A casa funciona a partir das 23 horas. Balada imperdível! 

 Um repertório eclético, com os mais diversos ritmos e gêneros musicais, serão executados pela Banda da Polícia Militar, que se apresenta neste sábado, a partir das 19h, no Shopping Manaus ViaNorte. Ainda na programação musical do centro de compras, show com o cantor Mena Barbosa, às 19h30 e apresentação do grupo da terceira idade, Anos Dourados.

A Secretaria de Estado de Cultura informa que não haverá credenciamento de imprensa para a cobertura do XIX Festival Amazonas de Ópera. No entanto, os veículos interessados em fazer a cobertura do evento deverão encaminhar e-mail com solicitação de cobertura informando os componentes da equipe e respectiva apresentação do Festival.

No próximo domingo, dia 8, o hotel Quality Manaus, localizado no Adrianópolis, fará um brunch aberto ao público em homenagem ao Dia das Mães. O brunch será inspirado em uma tendência importada de Los Angeles (USA), com pratos que serão servidos do café da manhã até o almoço. Para mais informações e reservas de mesas, ligue (92) 3182-0999. Fica a dica.

A Faculdade Estácio Amazonas lança, na segunda-feira (02), o “Movimento do Papel: Recicle e Plante”. A iniciativa planeja arrecadar meia tonelada de papel para reciclagem. A ação também inclui a distribuição de 300 mudas de árvores.

 Este último fim de semana de Abril promete ser animado no The Beer Elvis Pub (rua Peru, Eldorado). Os amantes do Rock’n Roll terão um encontro marcado com duas atrações que vem se destacando no cenário amazonense. Neste sábado, as bandas Rock.com e Jet Set (duo) animam o local. As apresentações iniciam ás 22h, com cobrança de couvert artístico. Reservas pelo telefone: (92) 99411-2506.

Fechando o mês de abril e a semana roqueira, o Porão do Alemão apresenta, neste sábado, o ‘SabbaRock’, sob o comando das bandas 00:00 e Hightower. No palco, os dois grupos mandam uma seleção com o melhor do rock mundial, incluindo desde rock ballads até sons mais ‘pauleira’. O bar abre às 21h, com música ao vivo.

 A cantora Lucilene Castro celebra o Dia Nacional da Mulher no Sr. Garrafas (rua Rio Mar, Vieiralves, próximo ao Parque do Idoso). O show acontece neste sábado, data que foi criada para reforçar o desenvolvimento e reeducação social sobre os direitos que as mulheres devem ter na sociedade. A artista sobe ao palco a partir das 21h com cobrança de couvert artístico.

Paro por aqui, desejando a todos um belo fim de semana, lembrando que; neste domingo (01), a partir das 19h, que a praça de eventos do Shopping Ponta Negra irá se transformar em uma passarela de moda com desfile de peças de 36 grandes marcas nacionais e internacionais que compõem o mix do empreendimento. O desfile traz, entre as atrações, a presença do ator e modelo Rômulo Arantes Neto, que atualmente vive o papel de Braz novela Êta Mundo Bom. Até terça-feira!

 

GALERIA

 

O empresário Ruy Tone e o investidor amazonense Zeca Nascimento
O empresário Ruy Tone e o investidor amazonense Zeca Nascimento
Miguel Barrela Filho e sua bela Zélia
Miguel Barrela Filho e sua bela Zélia prestigiando a degustação do Caxiri
Virgínia e Bruno Lanhanque
Virgínia e Bruno Lanhanque também foram conferir os pratos da chef Debora Shornik
A Orquestra Amazonas Filarmônica dará o devido suporte na seleção especial de grandes óperas que marcaram a história da música clássica universal na abertura do XIX Festival Amazonas de Ópera (Reprodução)
A Orquestra Amazonas Filarmônica dará o devido suporte na seleção especial de grandes óperas que marcaram a história da música clássica universal na abertura do XIX Festival Amazonas de Ópera (Reprodução)
Glória e Patrick Reynolds
Glória e Patrick Reynolds na noite de gulodices do Caxiri
Tâmara e Farid Mendonça
Bem casados e de bem com a Tâmara e Farid Mendonça aprovaram as criações da chef Debora Shornik
Miguel Souza REis Neto, Cláudia Mendonça e José Alexandre Gouvêa
No restaurante Caxiri, Miguel Souza Reis Neto, Cláudia Mendonça e José Alexandre Gouvêa
Paul Klark e Bianca Bencivenne
De Novo Airão, Paul Klark e a artista plástica italiana Bianca Bencivenne, também aprovaram nos pratos do Caxiri
Os sócios do Caxiri, a chef Debora Shornik e Ruy Tone
Chef Debora Shornik e Ruy Tone, sócios do restaurante Caxiri
O economista José Augusto Cardoso e João Araújo, presidente do Skal Club Manaus
O economista José Augusto Cardoso e João Araújo, presidente do Skal Club Manaus
O ceromonialista Flavio Ricardo Castro e o coluinista Júlio Ventilari na noite de degustação do Caxiri
O cerimonialista Flavio Ricardo Castro e o colunista Julio Ventilari na noite de degustação do Caxiri