Juristas de 13 países discutem judicialização da política em Manaus

O presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, abriu, ontem, a VIII Conferência Ibero-Americana de Cortes Eleitorais e Organismos Eleitorais (Vítor Souza-Secom)
O presidente do TSE, ministro Dias Toffoli abriu, ontem, a VIII Conferência Ibero-Americana de Cortes Eleitorais e Organismos Eleitorais, no auditório do Tribunal Eleitoral do Amazonas (Vítor Souza-Secom)

Começou, ontem, em Manaus, a VIII Conferência Ibero-Americana de Cortes Eleitorais e Organismos Eleitorais que está discutindo a judicialização da política e a busca pela democratização interna nos partidos. Com a participação de juristas de 13 países, o evento é realizado pela primeira vez no Brasil pelo Instituto Internacional para a Democracia e Assistência Eleitoral (Idea) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O governador José Melo prestigiou a abertura realizada no auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas. A reunião se estende até o dia 02 de maio, período no qual os envolvidos seguirão as discussões sobre o tema em um barco navegando pelo rio Negro. O presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, abriu a Conferência e disse que cada vez mais os embates políticos estão sendo levados para o Judiciário, cabendo ao poder um papel de moderador dos conflitos políticos e sociais. A Justiça Eleitoral brasileira apresentará experiências como as urnas eletrônicas e a organização do processo pelo poder judiciário. A confrontação tem como tema “Judicialização da Política, Democracia Interna dos Partidos e Integridade no Processo Eleitoral”. Magistrados e representantes do Peru, Panamá, México, Espanha, Equador, El Salvador, Colômbia, Argentina, Bolívia, República Dominicana, Honduras e Uruguai, além da Organização dos Estados Americanos (OEA), estão participando do evento.

 

opera716x119_256

 

Honraria

Em celebração programada para a manhã desta sexta-feira, o governador José Melo será condecorado com a medalha da Ordem do Mérito Judiciário do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT11). A insígnia reconhece seus homenageados pela excepcional compostura profissional e técnica no desempenho de suas funções. Na ocasião, o tribunal também vai realizar a entrega de Certidões Negativas de débitos em precatórios a 66 entes públicos dos Estados do Amazonas e de Roraima. A Certidão Negativa de Precatório é um reconhecimento concedido pela Justiça do Trabalho do Amazonas aos entes públicos da administração pública direta e indireta que quitaram todos os seus débitos de precatórios de natureza alimentícia, referente ao exercício de até 2015. O evento faz parte da programação da 2ª Semana Regional de Conciliação nos Precatórios, realizada pelo TRT11 no período de 25 a 29 de abril.

 

AC Decor em Manaus 

Inaugura, no próximo dia 05 de maio a loja  AC Decor Home Design, grande novidade no segmento de projetados em Manaus. Por meio da visionária empresária Arlete Coelho, o empreendimento unirá bom gosto e sofisticação aos apaixonados por decoração na capital. A loja irá funcionar  à rua Pará, no Vieiralves, das áreas comerciais mais disputadas da cidade, e tem seu conceito formado por quatro propostas: móveis projetados, multimarcas, clássicos e decorações, tudo distribuído em um confortável espaço de 3.802 metros quadrados. A AC Decor Home Design será representante oficial da empresa alemã Finger Projetados e tem o seu projeto de arquitetura assinado pela profissional Anete Perrone.

 

Para pessoas com deficiência

O Sidia – Samsung Instituto de Desenvolvimento para a Informática da Amazônia lança, às 09h desta sexta-feira, na sede da Fundação Nokia, no Distrito Industrial, projeto de capacitação de técnica comportamental direcionado a pessoas com deficiência (PCD´s), para atuarem nas áreas de telecomunicações e testes de equipamentos. A iniciativa recebe o investimento de R$ 1,7 milhão e vai contribuir para aumentar a empregabilidade e perspectiva de carreira para esses profissionais. Excelente iniciativa!

 

Rockfield Philharmonic

Com violinos e violoncelos no lugar das guitarras e sucessos do hard rock e do heavy metal no repertório, a Rockfield Philharmonic estreia nesta sexta, no Porão do Alemão (avenida Coronel Teixeira, São Jorge). Novidade na cena musical de Manaus, a Rockfield Philharmonic une o erudito e o popular em sua formação, que tem o baixo elétrico e a bateria comuns de toda banda de rock, porém com dois violinos e um violoncelo fazendo o papel das guitarras. A banda promete agitar o público do bar com um show de rock diferente, combinando as sonoridades de instrumentos eruditos e tradicionais do rock. A Rockaholics é outra atração da noite na casa, que abre às 21h, com música ao vivo a partir das 23h e promoções no bar. Vale a pena conferir a novidade.

 

Projeto de humanização

Com o objetivo de contribuir para a recuperação de crianças internadas em hospitais infantis de Manaus, alunos, professores e coordenadores da Faculdade Estácio Amazonas lançam nesta sexta-feira (29) o projeto Doutores da Enfermagem. A primeira unidade atendida será o Hospital e Pronto Socorro da Criança da Zona Sul, unidade da Secretaria Estadual de Saúde (Susam). O projeto envolve brincadeiras lúdicas e atividades que ajudem a tornar o ambiente de internação mais leve e menos traumático. Aplausos!!!

 

Ética em Pesquisa e Bioética
A Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam promove, nos dias 05 e 06 de maio, o “Simpósio de Ética em Pesquisa e Bioética” direcionado a profissionais que trabalham com assistência médica, ensino e pesquisa. O encontro tem por objetivo estimular a formação em bioética e ética aplicada à pesquisa no Sistema Único de Saúde (SUS), com foco nos estudos clínicos e básicos, em especial sobre as doenças negligenciadas. Entre os palestrantes está o coordenador da Comissão de Ética em Pesquisa (Conep), Jorge Venâncio, o vice-diretor de Ensino e Pesquisa da FMT, Marcus Vinicius Lacerda, além da pesquisadora da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Amazonas (FHemoam), Adriana Malheiro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da FMT-AM.

 

Pesquisas Econômicas 2016 

Em parceria com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amazonas (Fecomércio-AM), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aconteceu, ontem, no auditório da Suframa, o lançamento das Pesquisas Econômicas 2016 do IBGE no Amazonas. A ação teve como objetivo divulgar o início das pesquisas relacionadas aos segmentos industriais, comerciais, de serviços e da construção.  A coleta de dados relativos ao ano de 2015 ocorrerá de maio a outubro e as informações irão compor a Pesquisa Industrial Anual (PIA), a Pesquisa Anual da Indústria da Construção (PAIC), a Pesquisa Anual de Serviços (PAS) e a Pesquisa Anual do Comércio (PAC), as quais identificam as características estruturais básicas das atividades e suas transformações. A superintendente da Suframa, Rebecca Garcia, destacou a importância dos dados fornecidos nas pesquisas econômicas do IBGE, ressaltando que os números contribuem para a criação ou alteração de planos e projetos que visam ao desenvolvimento da região e do País. Fica o registro!

 

Passarela

David Gomes David, Lourdes do Carmo Ribeiro, Charles Belchieur, Marielle Félix Esteves, Fabiana Marques Costa, Robson Carvalho, Sarah Cury, Olivia de Almeida e Izzy Gordon (em São Paulo), figuram na lista dos festejados aniversariantes desta sexta-feira. Personalíssimos e muito queridos por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. Parabéns!

 A pista do Cabaret Nigth Club (rua Barroso, Centro) vai ferver neste sábado com a top DJ paulista Carolina Lessa. Ela desaba em Manaus para um mega show dentro da programação especial do clube. A casa funciona a partir das 23 horas. Balada imperdível! 

Um repertório eclético, com os mais diversos ritmos e gêneros musicais, serão executados pela Banda da Polícia Militar, que se apresenta neste sábado, a partir das 19h, no Shopping Manaus ViaNorte. Ainda na programação musical do centro de compras, show com o cantor Mena Barbosa, às 19h30 e apresentação do grupo da terceira idade, Anos Dourados.

Neste fim de semana, o “Projeto Artes em 14”, recebe o espetáculo teatral “Ella”, no Espaço das Cias (rua Dona Libânia, 300, Centro), com entrada gratuita e classificação livre. A peça utiliza a linguagem do clown para discutir a violência simbólica de gênero contra a mulher, tendo como princípio a influência da mídia na percepção das próprias mulheres na sociedade.

Com um set list de músicas que já são conhecidas pelos fãs de todo o Brasil, o grupo carioca Sorriso Maroto traz para Manaus no próximo dia 14 de maio, o show do projeto “Sorriso Eu Gosto Premium”. A apresentação no Studio 5, faz parte da turnê que celebrou os 17 anos de carreira da banda, com um DVD gravado ao vivo no Maracanãzinho. Os ingressos já estão à venda.

A organização do concurso Comida Di Buteco e a Manauscult estão convidando para participarmos da Caravana que será realizada no próximo dia 06 de maio. Em uma van, os convidados visitarão três botecos, dos muitos que participam do concurso, provando os quitutes que concorrem no delicioso concurso gastronômico. Eu vou!

Após show de lançamento em Parintins no último dia 22, o CD “Viva Parintins”, com as toadas oficiais do Boi Caprichoso para o Festival, será apresentado, no sábado, à galera manauense no Bar do Boi ( Clube da Assinpa, conjunto Morada do Sol – Aleixo). A brincadeira começa às 17h, chancelada pelo Movimento Marujada. O CD estará à venda durante o evento, ao preço de R$ 20.

Considerado um dos fortes nomes do MMA local, o lutador Michel Sassarito embarcou, ontem, para Palmas (TO), para disputar o Jungle Fight 85. O amazonense terá pela frente Diogo Fofão, de Brasília. O atleta tem o apoio do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). Boa sorte, Michel!

 Quem ainda não conferiu a exposição “Literatura Infantil Amazonense”, no Parque Cidade da Criança, tem até o próximo domingo, 1º, para passar pelo hall de entrada e conhecer as obras de autores amazonenses que estão em cartaz no parque. A exposição é em alusão ao dia da Literatura Infantil, comemorado no dia 18 de abril.

Paro por aqui, lembrando que; Ellen Mendonça, uma das divas do canto amazônico apresenta-se nesta sexta-feira no Bar Bardot e no sábado, no restaurante Bless, no Vieiralves. Ellen preparou um setlist recheado de bossas, sambas, jazz, blues, e muita MPB. O Bless é um bistrô aconchegante, refinado, com uma gastronomia incrível.  Vale a pena marcar presença. Até amanhã!

 

GALERIA

 

Leila Barakat, Renata Scherer, Sihame Cruz, Mylena Bonfim Atelier, Betinha Valeiko, Germana Duarte, Dafne Ribeiro e Theka Mendes prestigiando, ontem, a abertura da loja Le Creuset, no Shopping Ponta Negra
As arquitetas Leila Barakat, Renata Scherer, Sihame Cruz, Mylena Bonfim Atelier, Betinha Valeiko, Germana Duarte, Dafne Ribeiro e Theka Mendes prestigiando, ontem, a abertura da loja Le Creuset, no Shopping Ponta Negra
Feliz da vida, Sarah Cury, niversariante desta sexta-feira feira emoldurada Sammya e Tatyana, sua filhas queridas
Feliz da vida, Sarah Cury, aniversariante desta sexta-feira feira emoldurada por  Sammya e Tatyana, sua filhas queridas. Cheers
A assessora jurídica Marielle Félix Esteves festeja hoje em famíolia mais uma virada de folhinha
A assessora jurídica Marielle Félix Esteves festeja hoje em famíolia mais uma virada de folhinha. Parabéns
O presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, abriu, ontem, a VIII Conferência Ibero-Americana de Cortes Eleitorais e Organismos Eleitorais (Vítor Souza-Secom)
O presidente do TSE, ministro Dias Toffoli abriu, ontem, a VIII Conferência Ibero-Americana de Cortes Eleitorais e Organismos Eleitorais, no auditório do Tribunal Eleitoral do Amazonas (Vítor Souza-Secom)
Queridos por meia Manaus, Graça e Marco Antonio Villela são personalidades que dispensam maiores comentários
Queridos por meia Manaus, Graça e Marco Antonio Villela são personalidades que dispensam maiores comentários
O presidente da Fieam, Antônio Silva e sua Norma, presenças marcantes nos grandes agitos sociais da Grande Manaus
O presidente da Fieam, Antônio Silva e sua Norma, presenças marcantes nos grandes agitos sociais da Grande Manaus
Juliana e Charles Garcia, felizes, bem casados e muito queridos em socieade
Nos salões de Manaus, Juliana e Charles Garcia, felizes, bem casados e muito queridos em sociedade
A modelo e DJ-Carolina Lessa vai agitar a noite sabatina do badalado Cabaret Nigth Club
A modelo e DJ-Carolina Lessa vai agitar a noite sabatina do badalado Cabaret Nigth Club (Divulgação)