Governador José Melo abre a 12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Amazonas

O governador José Melo, o secretário do Planejamento Thomaz Nogueira conferem o Torneio de Robótica durante a abertura da 12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Amazonas (Valdo Leão-Secom)
Junto aos estudantes, o governador José Melo, o secretário do Planejamento Thomaz Nogueira conferem o Torneio de Robótica durante a abertura da 12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Amazonas (Valdo Leão-Secom)

Um movimento intenso de busca por soluções e projetos inovadores que possam contribuir para o desenvolvimento sustentável e que envolveu estudantes, pesquisadores e técnicos, durante dois meses na capital e cidades do interior, marcou a preparação da 12ª Semana da Ciência e Tecnologia no Amazonas (SNCT), aberta, ontem, pelo governador José Melo, no Centro de Convenções Vasco Vasques. Coordenada pela Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplan-CTI), a SNCT este ano incluiu uma extensa agenda de eventos preparatórios, realizados desde 3 de setembro, com  palestras, oficinas, gincanas, exposições, feiras e congressos, envolvendo professores e alunos da rede pública e privada de ensino da Manaus e 10 cidades do interior. Para o secretário de Estado de Planejamento Thomaz Nogueira, a consolidação de uma rede de ciência e tecnologia que possa apontar para novas alternativas de crescimento passa pela mobilização, além de investimentos, de todos os agentes da sociedade envolvidos. A Semana Nacional da Ciência e Tecnologia é um evento científico anual do Governo Federal por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), realizado em todo o território nacional.

 

Praça Duque de Caxias repaginada

Inaugurada em 1970, a Praça Duque de Caxias – ganhou o nome em homenagem ao patrono do Exército Brasileiro – localizada no bairro São Jorge, foi reinaugurada ontem, completamente revitalizada, em parceria da Prefeitura de Manaus, via Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), com o 1º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS). Vale ressaltar que desde a sua inauguração, a praça não recebeu nenhuma reforma. Com a repaginação, o logradouro ganhou uma academia ao ar livre, mesas de concreto para jogos de dama ou xadrez, novo jardim, quadra de esportes e espaço destinado às crianças com playground, além de um belo paisagismo, com a plantação de 25 mudas arbóreas e aproximadamente 1.000 ornamentais nos canteiros. Agora, só falta a Prefeitura terminar a praça que fica em frente à igreja de São Jorge cuja obra de reforma se arrasta há dois anos. O que está faltando, senhor Prefeito?

 

Incentivo à sustentabilidade

Os Estados do Amazonas, Acre e Roraima serão beneficiados pelo novo fundo de desenvolvimento sustentável do Banco Mundial destinado à Amazônia Internacional. No Brasil, serão US$ 60 milhões aplicados em projetos na região amazônica para a preservação do meio ambiente e incentivo à sustentabilidade. A novidade foi anunciada pelo diretor do Banco Mundial no Brasil, Martin Raiser, após reunião com o governador José Melo, ontem, na sede do Governo.  O fundo também vai apoiar projetos na Colômbia e Peru. No Amazonas, o Governo do Estado trabalha para tocar com os recursos projetos de controle do avanço da fronteira agrícola na região conhecida como “cinturão do fogo”, nos limites dos Estados do Pará, Rondônia e Mato Grosso. Na área de meio ambiente no Estado, o Banco Mundial apoia atualmente o programa do Governo Federal de áreas protegidas na Amazônia, conhecido como projeto Arpa – presente em 22 unidades estaduais de conservação ambiental e outras unidades federais. O programa deve continuar incluído no pacote de apoio do novo fundo.

 

Quitutes

Conhecido por meia Manaus, o restaurante ‘Quitutes’ ganha, amanhã (25), um novo endereço. À rua Maceió, 26, no Adrianópolis. A casa capitaneada pela família Auzier Ramos, há 28 anos, terá, agora, um espaço disponível para 100 lugares, um bufê com mais de 40 pratos quentes por dia, sem falar da estrutura que recebe, além de climatização impecável, ambiente disponível para reservas e estacionamento privativo. Apesar da mudança de endereço, o Quitutes segue com a mesma receita de sucesso, que ultrapassa gerações, e que tornou a casa uma referência em comida caseira de qualidade.  A partir de quinta-feira (26), o local abrirá ao público, com funcionamento todos os dias (inclusive aos domingos), das 10h30 às 15h.

 

Biblioteca Virtual

Um aplicativo que é um guia completo das ações artísticas e culturais do Amazonas, mais o novo formato da Biblioteca Virtual, que agora pode ser acessada através da tecnologia mobile e vídeos das aulas do Curso de Arte e Cultura à Distância. São esses os projetos tecnológicos do Governo do Amazonas / Secretaria de Estado da Cultura que estão disponíveis na 12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Amazonas, que acontece até esta quarta-feira, dia 25, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, na avenida Constantino Nery. E para incrementar o stand da Cultura, o visitante que escanear o código QR Code que está no display de folheteria da Secretaria de Estado da Cultura e se cadastrar para receber a programação cultural, irá concorrer imediatamente ao sorteio do livro “Cenário Virtual da Tosca, de Giacomo Puccini”, que tem mais de 50 pranchas do cenário virtual desenhadas pelo renomado artista plástico amazonense Jair Jacqmont. Na segunda-feira, 23, o livro sorteado foi “Canto Lírico da Selva”, que mostra os 15 anos do Festival Amazonas de Ópera. Muito bom, gostei!

  

Bodas de Rubi

A turma de 1975, do Patronato Santa Teresinha vai celebrar suas Bodas de Rubi (40 anos) no próximo dia 29, com uma missa em Ação de Graças, às 7h30, na igreja do colégio, com homenagem às antigas mestras. Transformado em Centro Educacional, o Patronato Santa Teresinha formou gerações de estudantes nos seus quase 100 anos de existência. A gratidão da turma de 75 pelos ensinamentos ali recebidos se manifesta agora, em forma de homenagem a 11 mestras em vida. Saudamos a iniciativa das ex-alunas pela bela iniciativa, homenageando um dos mais tradicionais colégios da capital amazonense.  Valeu!

 

Benção Natalina

O Natal já chegou na morada do investidor Zeca Nascimento. Ontem, ele recebeu no seu casarão do Centro, seu amigo de muitos anos, o bispo emérito de Manaus, Dom Luiz Soares Vieira para um lauto almoço regional preparado pelo cozinheiro da casa Braz Pontigory. Ao término da refeição, Dom Luiz concedeu benção natalina ao anfitrião Zeca e demais colaboradores no belo varandão da casa. Dom Luiz lança, nesta terça-feira, seu mais novo trabalho, o livro “Não Perder a Esperança”, com apresentação da acadêmica Carmen Novoa Silva, na Academia Amazonense de Letras.

 

Nova oportunidade

A Prefeitura de Manaus aderiu à Semana Nacional da Conciliação, do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM). Até sexta-feira, 27, contribuintes com débitos inscritos em Dívida Ativa, ajuizados ou não até 31 de dezembro de 2014, terão a oportunidade de quitá-lo em parcela única com descontos de 100% de multa e juros de mora, além de 50% nos demais acessórios. Para buscar a negociação, o contribuinte deverá acessar a página da prefeitura na internet (manaus.am.gov.br), fazer um breve cadastro e seguir os passos até a emissão da guia com vencimento em 11 de dezembro. Os postos de atendimentos da Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef) também estão aptos para receber os contribuintes e auxiliá-los.

 

Passarela

Gracíres Lopes, Rafael Limongi Marques, Antonio Pacheco, Antonia Barros e Eduardo Brito figuram na lista dos felizes aniversariantes desta terça-feira. Personalidades estimadas por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. Parabéns!

O gestor de Marketing Paulo Ricardo Sachs está convidando para participarmos para uma festa de confraternização agendada para o começo da noite na loja Studio Casa, da dupla Juliana Lengler e Danielle Lima, no Açaí Open Mall, no Vieiralves. Na oportunidade será inaugurada a vitrine de Natal do espaço com projeto do blog Supérfluo Necessário. Merci!

 O professor e coordenador de MBA Acadêmico de MBA da Fundação Getúlio Vargas, Cláudio Augusto Garbi, profere a palestra “Cenários e Tendências”, às 15h desta quinta-feira, na Feira de Benefícios da P&G, no Polo Industrial de Manaus.  Garbi passará uma semana em Manaus onde é o professor do módulo de Economia Empresarial do MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria, na FGV/AM.

Adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa participarão do I Seminário de Integração do Sistema Socioeducativo organizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) em parceria com as secretarias estaduais de Justiça e Cidadania (Sejusc), de Educação (Seduc) e de Saúde (Susam). O seminário será realizado no dia 11 de dezembro, na Universidade Paulista (Unip), das 8h às 14h.

 A SKN Incorporadora está convidando para a apresentação do seu mais novo empreendimento, o residencial Everest, localizado à rua Emílio Moreira. O vai e vem de estrelados para o acontecimento começa a partir das 19h do próximo dia 26. O projeto é da Lindeberg Arquitetura, o projeto de paisagismo é da Takeda Paisagismo e Urbanismo. A Sottomayor Arquitetura e Urbanismo ficou encarregado pelo projeto de decoração.

Referências do sertanejo de raiz, Leonardo e Eduardo Costa criaram o projeto Cabaré. A turnê que reúne músicas românticas dos anos de 1980 e 1990 já é sucesso em todo o Brasil, com shows esgotados e premiações em vendas. A dupla chega a Manaus no dia 12 de dezembro, no pavilhão do Studio 5 Festival Mall, para uma noite inesquecível ao lado do público.

 O Les Artistes Café Teatro, será palco nesta terça-feira para 12 horas de apresentações culturais. Denominado “OverDoze”, o acontecimento reunirá música, dança, artes visuais e cinema. Com entrada gratuita, a ação terá início às 9h30, com término às 20h30 e integra o projeto “Aldeia e Palco Giratório Sesc 2015”, realizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), com apoio da Manauscult e da SEC.

 Consagrado na cena musical amazonense, Serginho Queiroz é o convidado ilustre do Ôxe Bar e Petiscos Nordestinos que vai embalar a noite desta terça-feira. Aos amantes da Música Popular Brasileira, o show começa a partir das 21h. Serginho celebra mais de 20 anos de carreira. Na bagagem, ele traz grandes shows, musicais e apresentações marcantes na capital do Amazonas.

 O projeto ´Vitrine Cultural´ do Shopping Ponta Negra está chegando ao fim. E para marcar o encerramento em grande estilo, o último dia do Stand-Up Comedy traz de volta a Manaus a comediante Nany People, com o espetáculo  ‘Minhas Verdades’, em que ela encena e conta, com humor, passagens e acontecimentos da própria vida. O show, nesta terça-feira, é gratuito e acontece na Praça de Alimentação no terceiro piso (L3) do Shopping Ponta Negra.

Paro por a aqui, lembrando que; afinadíssimaa cantora italiana Mafalda Minnozzi, lança seu elogiado álbum “eMPathia”, em show agendado para o próximo dia 28, a partir de 22h , no Teatro Manauara. Os ingressos estão sendo vendidos pela ingresse.com e na bilheteria do teatro, no Piso Buriti, do Manauara Shopping  (av. Mário Ypiranga Monteiro, 1.300 – Adrianópolis). Fica a dica. Até amanhã!

 

cats cats2 cats3

Banner-Web-Governo-Economia-716x119

https://nfamazonense.sefaz.am.gov.br/minha-conta/formulario/
https://nfamazonense.sefaz.am.gov.br/minha-conta/formulario/

 

 

GALERIA

 

No varandão de sua morada Zeca Nascimento feliz com arcebispo emérito de Manaus, Dom Luiz Soares Vieira e seus fiéis colaboradores do dia a dia após benção natalina
No varandão de sua morada Zeca Nascimento feliz da vida com Dom Luiz Soares Vieira e seus fiéis colaboradores do dia a dia, após benção natalina dada pelo Arcebispo Emérito de Manaus
Operária da gastronomia manauense, Luciana Felicori inaugurou, ontem, as novas dependências do seu restaurante Sabor a Mi, Office Tower
Operária da gastronomia manauense, Luciana Felicori inaugurou, ontem, as novas dependências do seu restaurante Sabor a Mi, no Office Tower
As empresárias Juliana Lengler e Danielle Lima recebem hoje para confraternização na sua Studio Casa
As empresárias Juliana Lengler e Danielle Lima recebem hoje para confraternização na sua Studio Casa
O governador José Melo, o secretário do Planejamento Thomaz Nogueira conferem o Torneio de Robótica durante a abertura da 12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Amazonas (Valdo Leão-Secom)
Junto aos estudantes, o governador José Melo e o secretário do Planejamento Thomaz Nogueira conferem o Torneio de Robótica durante a abertura da 12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Amazonas (Valdo Leão-Secom)
No chá revelação, George Reis e sua Andrea souberam que o bebê que vai chegar é uma menina e irá se chamar Maria Carolina
No chá revelação, George Reis e sua Andrea souberam que o bebê que vai chegar é uma menina e irá se chamar Maria Carolina
Os futuros padrinhos da Maria Carolina, Diego e Glenda Tussolini Reis
Os futuros padrinhos da Maria Carolina, Diego e Glenda Tussolini Reis
Andrea Aguiar com os sogros Sérgio e Vânia Reis, o pai Pedrinho Aguiar e sua segunda mãe Cleide Sousa
Andrea Aguiar com os sogros Sérgio e Vânia Reis, o pai Pedrinho Aguiar e a segunda mãe Cleide Sousa
No chá revelação A futura mamãe Andrea Aguiar Reis com a amiga Tatiana Teixeira Braga
No chá revelação A futura mamãe Andrea Aguiar Reis com a amiga Tatiana Teixeira Braga