Colômbia demonstra interesse em projetos sociais do Estado

O governador José Melo recebeu a embaixadora da Colômbia, Patrícia Cárdenas, que veio Manaus para conhecer ações do Governo do Estado nas áreas de educação, saúde e assistência social (Nathalie Brasil-Secom)
O governador José Melo recebeu a embaixadora da Colômbia, Patrícia Cárdenas, que veio Manaus para conhecer ações do Governo do Estado nas áreas de educação, saúde e assistência social (Nathalie Brasil-Secom)

O governador José Melo recebeu, ontem, a embaixadora da Colômbia, Patrícia Cárdenas, que veio conhecer os projetos e ações do Governo do Estado nas áreas de educação, saúde e assistência social. O encontro aconteceu na Sede do Governo, bairro Compensa, zona oeste de Manaus. Essa foi a terceira visita de delegações estrangeiras ao Governo Estadual, nesta semana, para tratar de futuros acordos bilaterais visando o crescimento socioeconômico do Estado. O governador José Melo apresentou à embaixadora o Programa de Telessaúde do Amazonas, adotado há cinco anos pela Secretaria Estadual de Saúde (Susam) e que tem sido uma importante ferramenta para oferecer serviços especializados de saúde à população do interior. Melo também pontuou os resultados do Centro de Mídias da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que possibilita a transmissão de aulas via satélite para comunidades do interior, facilitando o acesso ao ensino de qualidade. A embaixadora também solicitou ao governador uma visita à Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), referência no tratamento de doenças tropicais, bem como às instalações do Centro de Mídias da Seduc. A diplomata também agendou reunião com o reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Cleinaldo Costa, para conhecer o trabalho da instituição.

 

Cultura Popular

O Largo de São Sebastião recebe, nesta sexta-feira, a partir das 16h30, a V Mostra de Cultura Popular do Amazonas – Pela Diversidade! promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC). A mostra já faz parte do calendário cultural da cidade, com adesão de muitas pessoas nos últimos anos e tem o intuito de reunir as mais marcantes manifestações da cultura tradicional e popular do Amazonas em torno de suas festas. É uma grande congregação de mestres, aprendizes e saberes populares. Todas a apresentações serão realizadas sem palco, bem pertinho do público, o que oportuniza um contato com os artistas. Além dos cortejos pela rua, marca das outras edições da Mostra, acontecem, ainda, inúmeras atrações que representam as diversas facetas das culturas populares do Amazonas. A mostra conta com a participação de artistas que representam a cultura popular da região norte, como Samba de Roda Vozes do Cativeiro, Capoeira Matumbé, Afoxé Malungo Dudu, Djuena Tikuna e Banda, Maracatú Eco da Sapopema, Boi de Quilombo -Vira Volta e MC Jander Manauara e DJ Carapanã.

 

Economia solidária

Em um espaço de 300 metros quadrados, a Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab), por meio do Programa do Artesanato Amazonense e dos grupos de Economia Solidária, está participando da VIII Feira Internacional da Amazônia (Fiam), no Pavilhão Amazônico, com 60 artesãos de dez municípios do interior do Estado, exibindo o melhor da produção em biojoias, cosméticos, e essências naturais. A VIII FIAM está acontecendo no Studio 5 Centro de Convenções (avenida General Rodrigo Octávio, nº 3.555, Distrito Industrial, no período de 18 a 21 de novembro de 2015, a partir das 15h.

 

Aniversário

A Polícia Militar do Amazonas celebrou, ontem, os 7 anos de criação do Batalhão de Policiamento de Guardas (BPG) e 2º ano de comando do tenente-coronel PM Luiz Carlos Saunier Barbosa, comandante do BPG. A solenidade militar aconteceu no pátio do Quartel, localizado no bairro Armando Mendes. O Batalhão de Policiamento de Guarda possui um efetivo de 1.300 policiais militares e é vinculado diretamente ao Comando Geral da PMAM. Sua função principal é resguardar as áreas externas das penitenciarias e cadeia pública. Outra função executada pelo BPG é a segurança de órgãos públicos. A solenidade contará com a presença do comandante geral da Polícia Militar, coronel Marcus Frota, além de autoridades civis e militares. Parabéns!

 

Profissão de artesão

Aproveitando a oportunidade de visitar a VIII Feira Internacional da Amazônia 2015, a Coordenadora Nacional do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), Ana Beatriz Elery, virá a Manaus para realizar um encontro com 80 artesãos (com representantes da capital e interior), para esclarecer e orientar quanto a Lei 13.180, que regulamenta a profissão de artesão, estabelecendo diretrizes para as políticas públicas de fomento à profissão, instituindo a carteira profissional para a categoria e autorizando o poder Executivo a dar apoio profissional aos artesãos. A reunião acontecerá no auditório do Studio 5, no dia 20, das 13h às 15h. Fica o registro!

 

Bolsa Universidade

O Programa Bolsa Universidade (PBU), da Prefeitura de Manaus, registrou mais de cinco mil inscrições confirmadas pelo Portal do Candidato com quase 24 horas desde a abertura oficial do processo, no último dia 18. O número de inscrições efetivadas, ou seja, quando o candidato concluiu todas as fases de cadastro, já corresponde a mais de 50% do número total de vagas oferecidas pelas Instituições de Ensino Superior (IES): 8,8 mil. O processo de inscrições prossegue até 23h59 do próximo dia 29 de novembro. Participam do PBU 2016 o Centro Universitário do Norte (Uninorte), Universidade Nilton Lins, Escola Superior Batista do Amazonas (Esbam), Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro), Faculdade Boas Novas (FBN), Faculdade La Salle, Faculdade do Amazonas (IAES), IES Materdei, Faculdade Martha Falcão DeVry e a Faculdade Salesiana Dom Bosco (FSDB) – unidades Centro e Leste.

 

Passarela

Sílvio de Miranda Leão, Sheila Bartolotti Ravedutti, Tocandira Carreira Benaion, Alice Lins e José Fernandes Junior, figuram na estrelada lista dos aniversariantes desta sexta-feira, a todos, os parabéns da coluna.

 O new metal invadirá o Porão do Alemão, localizado na estrada da Ponta Negra, no feriado desta sexta-feira a partir das 21h. A trilha sonora da festa será comandada pela banda amazonense Fullgas, ao lado de convidados especiais, para homenagear os grupos mais influentes do gênero. O pré-show será da banda Illusion.

O projeto “Brincando em Cena”, da Associação Amazônia Arte-Mythos realizou, ontem, a última apresentação do circuito teatral em escolas da rede pública municipal e estadual de Manaus. Durante toda essa semana, sete escolas receberam peças com temática voltada para o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A iniciativa foi contemplada com o prêmio do edital de Conexões Culturais na área difusão, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

 A professora da UEA, Gimima Beatriz Melo da Silva lançou, ontem, no Espaço do Museu da Amazônia (Musa), no Largo São Sebastião, o livro “Guardiões da Floresta: Retóricas e Formas de Controle da Gestão Ambiental e Territorial”, foi contemplado com o edital Biblos da Fapeam. A publicação é resultado da tese de doutorado em Antropologia, defendida em janeiro de 2013 pela professora na Universidade Federal Fluminense (UFF).

 O Boticário, maior rede franqueada de cosméticos do Brasil, ampliou a tradicional última sexta-feira do mês de novembro para uma semana inteira de ofertas: Black Week da Beleza. Entre os dias 23 e 29 de novembro, mais de 100 itens do seu portfólio estarão com descontos de até 70% em todas as lojas do País e no e-commerce da marca. Os membros do Clube Viva O Boticário terão acesso antecipado aos descontos nas lojas on-line.

Paro por aqui, lembrando que, a pedida deste fim de semana é o festival gastronômico na praça de alimentação do Sumaúma Park Shopping, na Cidade Nova. Com adesão de 100% dos restaurantes e lanchonetes do mall, o festival vai oferecer pratos a partir de R$ 10. Além dos descontos especiais nos cardápios, o evento será regado ao som de uma boa música ao vivo na voz de cantores locais. Vale a pena conferir!

 

cats cats2 cats3

Banner-Web-Governo-Economia-716x119

https://nfamazonense.sefaz.am.gov.br/minha-conta/formulario/
https://nfamazonense.sefaz.am.gov.br/minha-conta/formulario/

 

GALERIA

 

Sheila, nascida Bartolotti (uma das festejadas aniversariantes desta sexta-feira, com o marido Odilon Ravedutti emoldurando a bela filha Louise Odette
Sheila Ravedutti (nascida Bartolotti) com o marido Odilon emoldurando a bela filha Louise Odette, é uma das festejadas aniversariantes desta sexta-feira. Cheers
Helen Coimbra e Luzia Piassa Neves, grandes amigas
Helen Coimbra e Luzia Piassa Neves, grandes amigas (Pedrinho Aguiar)
Mazé Mourão toda pávula tomando um caldinho azul de alho poró do Zefinha Bistrô
Mazé Mourão toda pávula tomando um caldinho azul de alho poró do Zefinha Bistrô (Pedrinho Aguiar)
O governador José Melo recebeu a embaixadora da Colômbia, Patrícia Cárdenas, que veio Manaus para conhecer ações do Governo do Estado nas áreas de educação, saúde e assistência social (Nathalie Brasil-Secom)
O governador José Melo recebeu a embaixadora da Colômbia, Patrícia Cárdenas, que veio Manaus para conhecer ações do Governo do Estado nas áreas de educação, saúde e assistência social (Nathalie Brasil-Secom)
A queridíssima Grecemar Abrahim Lusrosa conferindo as novas tendências da SCA
A queridíssima Grecemar Abrahim Lusrosa conferindo as novas tendências da SCA (Pedrinho Aguiar)
O artista plástico Jandr Reis está com uma bela exposição de seus novso trabalhos na recém inaugurada loja SCA
O artista plástico Jandr Reis está com uma bela exposição de seus novos trabalhos na recém inaugurada loja SCA (Pedrinho Aguiar)
O arquiteto e urbanista Roberto Moita e sua Elaine em recente agito social (Ana Claudia Jatahy)
O arquiteto e urbanista Roberto Moita e sua Elaine em recente agito social (Ana Claudia Jatahy)
O comunicador Waisser Botelho, a banqueteira Selma Reis e o gestor de Marketing Paulo Ricardo Sachs, sempre de bem com a vida (Ana Claudia Jatahy)
O comunicador Waisser Botelho, a banqueteira Selma Reis e o gestor de Marketing Paulo Ricardo Sachs, sempre de bem com a vida (Ana Claudia Jatahy)